Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Pesquisa da Universidade de Harvard mostra que líder que pune se prejudica 

Data: 09/09/2008

 
 

Estudo realizado pela Universidade de Harvard revela que não é apenas a pessoa punida que é prejudicada com a atitude: num ambiente de trabalho, o líder que costuma punir está fadado ao fracasso, o que significa que o comportamento não traz benefícios a nenhuma das partes.

Os 104 participantes do estudo foram submetidos ao jogo de videogame Dilema do Prisioneiro, que capta as tensões existentes entre os interesses individuais e do grupo. "Vencedores não punem", disse o co-autor, David G. Rand. "A punição pode levar a uma vingança, com efeito destrutivo para todos os envolvidos".

"Punição Onerosa" foi o tipo de comportamento detectado, que se refere a uma situação em que o líder se dispõe a pagar um preço para punir o próximo.

Punição
O jogo inclui punição ao lado de itens como cooperação e defesa. Pares de estudantes jogaram repetidas vezes, para que a punição e a recepção dela pudessem ser analisadas. O resultado foi que os cinco primeiros colocados não usaram punições onerosas. Já aqueles que a usaram, tiveram pior desempenho. Além disso, a punição onerosa não deu mais retorno ao grupo.

O estudo concluiu, então, que a punição não é uma medida efetiva para promover a cooperação, mas um resultado da necessidade de estabelecer uma hierarquia dominadora e defender o posto de liderança. "É uma forma de forçar a outra pessoa a fazer o que quer", disse outra co-autora, Anna Dreber.

Nos jogos de cooperação, a punição onerosa é um comportamento autodestrutivo e prejudicial ao grupo.

Mensagem
Ainda de acordo com Anna, a pesquisa tem uma mensagem positiva: em um ambiente competitivo, os vencedores são aqueles que resistem à tentação de agravar conflitos, enquanto os perdedores punem e, assim, extinguem-se!



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infopessoal
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoInteragir fora da empresa com colegas ajuda a aumentar produtividade
ConsumidorOs principais motivos que levam o consumidor às dívidas
Carreira / EmpregoDepois do sonho de ser mãe: o que se pondera para voltar ao trabalho?
AluguelVai alugar um imóvel? Fique atento ao valor cobrado
FilhosPrimeiros passos na educação financeira de seu filho? Veja por onde começar
Cartão de créditoAtenção ao parcelar o pagamento da fatura
Análise técnica (ações)Estratégia: evite operar movimentos falsos identificando as cunhas
Franquia / FranchisingFranquias de 2ª geração (ou de marca e produto, com exclusividade)
Negócios / EmpreendedorismoNegócio em família: pais e filhos administram franquias juntos
Carreira / EmpregoQuando o stress é inevitável