Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Quando o stress é inevitável 

Data: 15/12/2008

 
 

Quando o stress é inevitável

A correria do dia-a-dia aliada à alta competitividade nas relações sociais e de trabalho elevam significativamente o nível de stress.
A melhor definição para ele é: uma reação do organismo a qualquer situação que represente um desafio e produza inquietude. Trata-se de um tipo de síndrome de adaptação do organismo frente a situações que envolvam mudanças, em que o indivíduo, sob efeito de constantes pressões, tem dificuldade em lidar com as exigências que a vida lhe impõe. Ele, então, avalia mal o esforço a ser despendido para enfrentar as dificuldades que venham a aparecer, gerando um tipo de estado de constante alerta.

Os sintomas típicos que podem ser relacionados ao stress são:

1-irritabilidade constante com as pessoas ou em situações triviais (esposa, filhos,colegas de trabalho, trânsito etc...);
2- impaciência, insônia, falta de apetite, preocupações constantes;
3-cansaço físico e mental, sensação de estar sempre “ligado”;
4- falta de concentração, criatividade e memória;
5-diminuição da libido sexual;
6-hipertensão arterial, úlceras gástricas, ciatalgia
7-queda da imunidade e recorrência de gripes, herpes e predominância de doenças psicossomáticas
8-é comum ocorrer luxações, distensões musculares e até mesmo fraturas ósseas em indivíduos que atravessam momentos de muita tensão. Acidentes costumam acontecer quando estamos sendo muito exigidos ou pressionados.

É de extrema importância tomarmos certas atitudes para gerenciar o stress, pois se não podemos terminar com ele, pelo menos devemos enfrentá-lo de uma maneira mais saudável.

Precisamos mudar de atitude e de comportamento frente a vida e incorporar essas mudanças no nosso dia-a-dia.

Eis aqui algumas regras práticas:

1- Atividades físicas: Inclua em sua rotina semanal alguma atividade física regular , de preferência aquela que lhe gere prazer. O exercício físico desprovido de prazer, feito por obrigação, não tem boas perspectivas de continuidade. Pessoas agitadas e impulsivas preferem atividades dinâmicas, onde possam descarregar seu excesso de energia. Indivíduos tímidos se identificam mais com práticas individuais, pessoas extremamente competitivas deverão dar preferência a esportes competitivos, sejam eles em equipe ou não. Atividades físicas fazem com o que o corpo libere endorfinas, que são substâncias responsáveis pela sensação de prazer, euforia e bem-estar físico e mental.

2- Todos os dia, reserve alguns minutos e sente-se confortavelmente em uma poltrona.
Feche os olhos e concentre sua atenção em sua respiração, sentindo o ar entrar e sair de seus pulmões. Procure não pensar em mais nada, somente sinta o ar entrando e saindo de seus pulmões. Faça isso diariamente, por dois períodos de uns 10 ou 15 minutos. Esse exercício está sendo usado nos maiores centros médicos mundiais como uma alternativa para diminuir dores, controlar a hipertensão e os quadros de stress.

3- Aumente sua ingestão de vitamina C para 1 grama ao dia, e de vitamina E, para 400 UI/dia

4- Procure manter horários regulares para dormir, acordar e se alimentar, pois seu corpo se prepara para essas situações e mudanças geram confusão no equilíbrio biológico.

5- Ouça músicas relaxantes nos momentos em que se encontre preso em um engarrafamento no trânsito ou mesmo em casa. Deixe tocar músicas que promovam um bem-estar em seus ouvidos, pois tudo que incorporamos com prazer e satisfação pelos nossos sentidos, certamente nos fará muito bem.

Cante no carro, debaixo do chuveiro, ao levar as crianças para passear, não importa que não saiba a letra, invente se for o caso, ou então apenas murmure alguns sons agradáveis.

6- Cultive suas amizades. Os amigos são importantes em qualquer momento da vida. Procure cultivar amizades gratificantes, sejam elas novas ou antigas. É importante ter alguém com quem possa falar e ouvir.

Sentimentos reprimidos e guardados por muito tempo podem se transformar em uma panela de pressão, um dia explode e poderá atingir seus familiares, seu trabalho ou mesmo sua própria saúde.

7- Entre em contato com a natureza: Qual foi a ultima vez que você entrou no meio de uma mata, colocou os pés na terra, molhou seu corpo em uma cachoeira?

Entre em contato com a natureza sempre que for possível. Um banho de cachoeira, um descanso sob a sombra de uma árvore, uma caminhada através de uma trilha na mata...

8-Seja menos preocupado com os problemas que estão por vir. Resolva um de cada vez, à medida em que eles forem surgindo. Não se importe tanto com o que os outros pensam.Seja mais espontâneo, mais livre das convenções sociais. Faça o que sua consciência pedir. Lá no fundo, você sabe o que é melhor para sua felicidade.

9- Finalmente, tenha fé em tudo que você fizer, sentindo–se em comunhão com todas as coisas a sua volta e em equilíbrio com as pessoas, a natureza e o próprio Cosmos.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Luciano Stancka
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoHora-extra x banco de horas: saiba qual é mais vantajoso para cada profissional
ImóveisPlanejar as despesas do condomínio evita gastos desnecessários no fim do ano
Modelos de documentosContrato - Alienação Fiduciária de Bem Imóvel (LEI Nº 9.514/97)
Ações / Bolsa de ValoresPreço de uma ação: Como é formado ?
ConsumidorÀ vista não é só dinheiro
AposentadoriaPrevidência Privada : Posso deduzir o valor das contribuições para previdência privada?
AluguelAtraso do pagamento do aluguel: O que acontece quando o inquilino atrasa ?
Carreira / EmpregoFusão: quais são os direitos dos trabalhadores envolvidos?
Negócios / EmpreendedorismoCarga tributária ainda é principal problema na hora de abrir um negócio no Brasil
Carreira / EmpregoDiga não