Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - Índices 

Data: 30/05/2007

 
 
Um índice de ações indica a variação média de preços de uma cesta de ações, chamada carteira teórica, em um determinado período. Seus valores são expressos em pontos e sua variação é medida em percentual.

Os índices vão se diferenciar de acordo com os segmentos que representam. Suas carteiras podem representar determinados setores industriais, papéis mais negociados, maiores empresas, níveis de governança corporativa diferenciados ou outra categoria específica.

Cada índice é criado a partir de regras específicas que elegem os papéis que vão compor sua carteira e serve como ponto de referência (benchmark) para medir o desempenho de determinado mercado, conjunto de empresas ou ações de um setor específico.

Cumprem basicamente três objetivos: são indicadores de variação de preços do mercado, servem de parâmetros para avaliação de performance de portfólios e podem ainda servir como instrumentos de negociação no mercado futuro.

FGV 100

Índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas para avaliar o desempenho das 100 empresas privadas não financeiras mais capitalizadas na Bovespa.

Ibovespa

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo mede o comportamento das ações mais negociadas e indica o desempenho médio das cotações de uma carteira teórica de ações negociadas no pregão. A carteira considerada possui ações de 55 empresas, selecionadas entre as que representaram 80% do volume negociado no mercado nos últimos 12 meses. Os papéis do Ibovespa também devem ter presença mínima de 80% dos pregões analisados e participação superior a 0,1% do volume financeiro total. Essa carteira teórica é revisada a cada quatro meses.

IBrX

Índice Brasil, também calculado pela Bovespa e que mede o desempenho das 100 ações mais negociadas, ponderado pelo seu valor de mercado (número de ações disponíveis no mercado multiplicado pelo valor da ação). Os papéis são escolhidos em uma relação de ações classificadas em ordem decrescente por liquidez, de acordo com seu índice de negociabilidade (medido nos últimos 12 meses) e tendo sido negociadas em pelo menos 70% dos pregões ocorridos nos 12 meses anteriores à formação da carteira.

IEE

Índice das Empresas de Energia Elétrica, também calculado pela Bovespa. Trata-se de um índice setorial que mede o comportamento das ações das principais empresas de energia elétrica. Foi lançado em agosto de 1996 com o objetivo de medir o desempenho do setor de energia elétrica e foi o primeiro índice setorial da Bovespa.

IGC

O Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada tem por objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa. Tais empresas devem ser negociadas no Novo Mercado ou estar classificadas nos Níveis 1 ou 2 da Bovespa.


 
Referência: Como Investir
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :