Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Motivação - Motivação: o grande desafio 

Data: 03/01/2008

 
 

Atualmente, uma das tendências mundiais é a busca pela valorização do fator humano nas empresas e no mercado de trabalho. A exigência está na capacidade de lidar e enfrentar as adversidades da vida.

A natureza do ser humano é muito complexa e talvez por esse motivo seja apaixonante. Ao mergulharmos nesta complexidade, constatamos a diferença entre vencedores e vencidos, campeões e perdedores, felizes e infelizes.

Uma das causas para crises e quedas de faturamento inesperadas, nas empresas, pode estar na falta de motivação dos funcionários e até mesmo dos próprios empresários.

Mas, afinal, o que motiva o ser humano?

A motivação é um processo individual e fruto do nosso crescimento pessoal. A nossa evolução nos impulsiona ao desejo de possibilidades maiores, em que nada é trivial e tudo é útil para um significativo crescimento. A receita para grandes resultados está justamente nas pequenas coisas, dependendo, é claro, do foco que escolhemos, do nosso grau de dedicação, esforço e da qualidade das nossas ações.

Entender esse processo auxiliará na abertura de novos espaços, novas ferramentas para grandes descobertas, aprendizagens para viver melhor e vencer de um jeito que alguns seres humanos ainda não conhecem. Sabe-se, por exemplo, que a motivação do alpinista não está na conquista da montanha, mas na conquista dele mesmo.

Cada pessoa se motiva de uma forma diferente, mas algumas premissas e características são iguais. A maioria das pessoas se motiva com a possibilidade de ver os seus sonhos realizados. Esses sonhos vêm moldados das mais diversas formas: em palavras ou gestos, no reconhecimento de um trabalho bem-feito, num elogio, na possibilidade de crescimento, numa palavra de compreensão e carinho, na importância da equipe, entre outros.

A motivação é um ato de simplicidade e cumplicidade com o ser humano, e passa por uma ruptura de paradigmas. É importante que passemos a olhar atentamente as pessoas que trabalham na nossa equipe, com uma visão diferente, preocupados com as suas particularidades. A empresa é um todo, formado pelo somatório individual de idéias, sentimentos, sonhos, angústias, expectativas e realizações. É na harmonia dessas emoções que o verdadeiro maestro conseguirá a sinfonia perfeita.

Por essas razões, o maior investimento de uma empresa deve estar nas pessoas, pois é nelas que está o poder de decisão em fazer ou não fazer, em fazer tudo ou só uma parte, em fazer correto ou mais ou menos, em fazer agora ou depois. Devemos, obrigatoriamente, saber que estamos em um novo tempo – um tempo de competências que definem a sobrevivência – e que a imagem de uma empresa está em sua equipe funcional.

O desafio é:

» O quanto somos capazes de reconhecer as necessidades individuais.
» O quanto nos tornamos capazes de aperfeiçoar nossos conhecimentos em função de relações mais produtivas.
» O quanto podemos motivar nossas equipes para resultados mais satisfatórios.
» O quanto nos automotivamos diante de insistentes questionamentos.

Enfim, o quanto somos capazes de enfrentar o maior desafio: a motivação!



 
Referência: vendamais.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoComo ter sucesso com marketing on-line?
Investimentos / FundosObras de arte podem ser boa opção de investimento
FilhosAperto financeiro: como pais que mimam filhos podem começar a dizer 'não'?
ConsumidorTV por assinatura: veja os cuidados a tomar antes da contratação
Carreira / EmpregoSaber um segundo idioma é diferencial mesmo para cargos operacionais
Carreira / EmpregoOratória: qual a sua importância e quais os riscos de não dominá-la?
Negócios / EmpreendedorismoQual a melhor prática para criar um sentido de urgência nos nossos clientes ?
Carreira / EmpregoMuita energia no trabalho nem sempre é bom e pode prejudicar a carreira
Carreira / EmpregoPreguiça, sono e fome: drible as sensações e faça seu trabalho render!
Carreira / EmpregoFaça um checklist da sua liderança