Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Motivação - Comunicação, motivação e sucesso – pequenos segredos 

Data: 03/01/2008

 
 

Não se pode negar que algumas pessoas nasceram com o atributo da eloqüência eficaz. Em geral, são pessoas carismáticas, persuasivas e envolventes. Mas são casos raros. Se a maioria quiser comunicar-se bem, deverá buscar subsídios nos treinamentos e dedicar muito esforço pessoal para administrar os medos, traçar objetivos e estratégias, buscar conhecimentos e treinamentos que desenvolvem e aprimoram essa arte.

Não se engane pensando que só os seres privilegiados terão uma atuação inteligente com seus interlocutores. Essa é uma desculpa fácil para quem não quer enxergar que somos responsáveis pelas nossas crenças e mitos, e cabe a nós decidir se queremos ou não realizar nossos sonhos. Muda-se a crença, o caminho, o resultado, muda-se o homem!

Trabalhe o medo conscientemente

É um engano imaginar que se pode eliminar totalmente o medo. Ele se torna fundamental para evitar a displicência e o relaxamento em demasia. Mas se ele conseguir impedir as suas ações durante uma apresentação, preocupe-se. Lembre-se de que não existe medo ao falar em público, mas vários medos interagindo, como o de errar, de ser o centro das atenções, de ser questionado e outros tantos específicos de cada comunicador. Identificar as causas e criar um plano de ação facilita a administração racional do medo, tornando a comunicação mais eficaz.

Não tenha medo do silêncio

Antes de planejar e organizar uma palestra, aula ou reunião há um estágio que, muitas vezes, queremos ignorar. Trata-se daquele espaço tão rico de reflexão e silêncio, que nos proporciona pensamentos mais consistentes e resultados mais equilibrados. Visto que vivemos envolvidos por palavras, sons e movimentos, o silêncio parece insuportável. Falando ou estando em silêncio, a comunicação está sempre presente.

O silêncio funciona como um sensível toque de recolher, quando o ser humano tem a chance de se conhecer realmente, de ter a dimensão de seu valor e revelar sua verdadeira imagem.

Aprender a linguagem do silêncio nos dá as ferramentas adequadas para lidar melhor com nossas emoções e efetivar uma interação mais profunda com a platéia.

Mantenha contato visual com a platéia

Essa é uma maneira de prender o interesse dela, além de transmitir confiança e segurança. É o elo entre apresentador e participante, através do qual muitos dados e intenções são transmitidos. O contato visual é um importante canal de identificação da personalidade do profissional.

Harmonize o conteúdo e a forma da mensagem

As pesquisas demonstram que nas comunicações há uma necessidade emergencial do equilíbrio entre aquilo que se diz e a maneira de dizer. Se houver coerência entre palavras, voz e atitudes corporais, a platéia tende a confiar mais

» no corpo (expressões faciais, gestos, movimentos) – 55%
» na voz (inflexões, tom, intensidade, ritmo, ênfase, volume) – 38%
» nas palavras – 7%

A maneira como veiculamos a mensagem à platéia é tão importante quanto o próprio conteúdo dela. Não basta se preocupar somente com as palavras. É preciso melhorar a forma (a linguagem corporal e vocal) de transmitir as idéias para uma comunicação equilibrada, fluente e segura.

Seja simples e natural

Lembre-se de que sua platéia quer se comunicar com você, por isso ela está ali, e cabe a você facilitar o processo. A comunicação, quando eficaz, se dá através de atos simples e naturais, que são resultado de muito tempo de treino e observação. Que atos são esses que demonstram simplicidade e naturalidade? Não há regra para identificá-los. Eles se manifestam naqueles momentos em que a comunicação flui e a leveza do ambiente é favorável à troca. Esses elementos estarão presentes quando identificarmos e afastarmos os obstáculos que interferem na comunicação.

Não se poupe

Os seres humanos, quando se encontram verdadeiramente, têm uma química irresistível. Em suas apresentações, procure estar presente integralmente, o tempo todo. Invista nas relações interpessoais, dê o melhor de si e busque o que o grupo tem de melhor. Chegue para valer. Energia atrai energia!

Tente por todos os meios transmitir as informações de maneira democrática, lúdica e motivadora. Esteja presente com seu coração, seu corpo, sua mente e sua alma. Não dê motivos para a platéia questionar sua autoridade sobre o assunto e muito menos o seu profissionalismo. Esteja presente com inteligência e sensibilidade. Seja criativo, humano e empático.



 
Referência: vendamais.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Empréstimo / FinanciamentoCuidado com empréstimos de risco
Ações / Bolsa de ValoresModelo de Black & Scholes
Carreira / EmpregoQuebra-pau criativo
Impostos / TributosPague menos CPMF
Carreira / EmpregoQuem leva a melhor na hora da recolocação?
Modelos de documentosRequerimento: Recurso contra multa de trânsito
Negócios / EmpreendedorismoLoja física ou virtual? Eis a questão!
Modelos de documentosContrato - Doação Pura e Simples
Modelos de documentosContrato - Teletrabalho de prazo Indeterminado
Carro / VeículoComprar um carro usado de locadora pode ser bom negócio