Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Aposentadoria - Brasil tem 11,4 mil pessoas com mais de 100 anos. Como planejar a longevidade? 

Data: 03/01/2008

 
 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, dia 21/12/2008, que o número de idosos com 100 anos ou mais no Brasil já chega a 11.422 pessoas. Deste total, 7.950 são mulheres e 3.472 são homens.

Diante dessa nova realidade, como se preparar, financeiramente, para uma vida mais longa?

O planejamento deve começar desde cedo, pois, quanto mais tempo tiver para poupar, menor será seu esforço de poupança mensal.

Fases financeiras da vida
De acordo com o consultor em Finanças Pessoais, Augusto Sabóia, é possível dividir a vida em fases financeiras. Cada uma com suas características, necessidades e objetivos, sempre visando ao longo prazo:

* Fase pré-aprendizado: 0 a 13 anos
É a fase da educação financeira. Os pais e educadores são os grandes aliados nesta preparação, que formarão os consumidores, poupadores e investidores de amanhã.

* Fase 1: 14 a 23 anos - Largada e formação
A saúde financeira começa nesta etapa. Mesada, cartão de crédito, cheque. É nessa fase que se formam os consumidores e gastadores conscientes.

* Fase 2: 24 a 33 anos - Períodos e tentativas
É a fase das tentações. O mercado está atrás das pessoas nesta fase com propostas "irrecusáveis" de crédito e financiamento. Essa é a hora de separar o joio do trigo e avaliar cada gasto e despesa. Fase ideal para assumir riscos maiores e traçar metas. Os investimentos que começarem nesta etapa serão importantes e essenciais para seu futuro e tranqüilidade financeira.

* Fase 3: 34 a 43 anos - A vida começa aos 40
Fase da família, da especialização, profissionalização e atualização. Com os filhos na escola, essa é a fase de focar em sua carreira e educação. Sempre de olho, também, no seu futuro financeiro. Época de acumular patrimônio.

* Fase 4: 44 a 53 anos - Meia-idade
Com os filhos na faculdade, essa é a fase de pensar na aposentadoria. Quanto você já tem e quanto tempo tem para guardar mais? Época de fazer seguros.

* Fase 5: 54 a 64 anos - Preparação para as mudanças
Época de agir com cautela e conservadorismo. Cuidado para não acabar com tudo o que conseguiu até agora.

* Fase 6: acima de 65 anos - Merecidas aposentadorias
Fase das respostas de tudo o que você fez nas primeiras fases. Quanto você guardou? Como está sua situação financeira?

* Fase 7: Pós-aposentadoria
Hora de aproveitar!

O importante é viver cada fase, pensar no futuro, mas sem esquecer do presente. Conforme as fases acima, é possível perceber que as etapas estão interligadas e que o sucesso de cada uma depende da forma como lidamos com a outra.

Só para mulheres
De acordo com o instituto, o número de mulheres com 100 anos ou mais supera em duas vezes o número de homens na mesma faixa. Dessa forma, fica claro que elas precisam se preocupar ainda mais em como planejar o futuro financeiro.

A maior tarefa, e talvez a mais complicada, é o acúmulo patrimonial. Nesse ponto, as mulheres ainda se encontram em desvantagem. Não só recebem menos (na média) do que os colegas do sexo masculino, o que acaba refletindo nas contribuições previdenciárias e capacidade de poupança, como também correm o risco de se ausentar por alguns períodos do mercado, para garantir a criação dos filhos.

Somado à perspectiva de longevidade, fica fácil entender que os desafios delas são maiores. O ideal, nessa hora, é assumir controle da situação e planejar com cuidado os próximos passos da vida, tanto em termos de consumo como de investimento. Afinal, quanto mais você consome hoje, menos poupa para o amanhã, e vice-versa.



 
Referência: administradores.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoAtualização constante é o grande segredo
VendasComo preparar sua loja para vender mais - Comunicação Visual
Carreira / EmpregoEstágio: como aumentar as chances de uma efetivação?
Carreira / EmpregoA indigesta arte de engolir sapos
Negócios / EmpreendedorismoSeis canais de comunicação interna rápidos, baratos e eficientes
AposentadoriaPrevidência Privada : O que acontecerá com os meus investimentos se a Seguradora enfrentar problemas de solvência?
Finanças pessoaisPlanejamento, o presente e o futuro!
Turismo / ViagensSeus Direitos: Overbooking: conheça os seus direitos
Carreira / EmpregoCriatividade não é privilégio e pode ser desenvolvida; conquiste a sua em 7 passos
Investimentos / FundosIdade: Passou dos 30 anos? Dicas de como colocar suas finanças em ordem