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Negócios / Empreendedorismo - Estudo de viabilidade: testando o seu negócio 

Data: 04/12/2007

 
 

Uma das grandes dificuldades do empreendedor – principalmente de pequeno porte – é o planejamento do negócio em todas as suas etapas. Aliás, são muitos os empresários que têm excelentes idéias, projetam um produto de primeira, mas se perdem no que chamam de burocracia. É nesse ponto que o empreendedor precisa de ajuda para vencer com galhardia essa importante etapa do seu negócio.

Uma boa consultoria poderá ajudá-lo na elaboração do projeto, ou estudo de viabilidade, ou plano de negócio, como queiram chamá-lo. Essa ferramenta se aplica à implantação de novas empresas, novas linhas de produtos ou aquisição de novos negócios, no planejamento anual ou plurianual. Empresas de qualquer porte ou setor de atividade necessitam desses projetos.

O campo de aplicação é imenso, assim como imensas são as necessidades do empreendedor. Por exemplo: um grande projeto agropecuário ou uma pequena granja avícola e de suínos, uma grande agroindústria ou uma cooperativa de produtores ou de serviços, um grande frigorífico ou um pequeno abatedouro, etc.

As necessidades vão desde a concepção da idéia até sua materialização através de um roteiro que será um guia seguro para as atividades. Esse é o caminho. O plano de negócio – ou estudo de viabilidade – é o roteiro que constitui o planejamento da empresa já constituída ou a ser criada. Ele possui as respostas certas para as perguntas do empreendedor, mostrando em detalhes como é (para empresa existente) ou serão – a empresa a ser criada, quem são os empreendedores, quais os produtos, quais os clientes, o processo tecnológico de produção, a estrutura de gerenciamento, investimentos necessários, entre outros.

O plano é um instrumento de diminuição de riscos, minimizando possíveis erros. Ele estuda se um negócio ou produto é viável sob todos os aspectos, antecipando resultados. É muito eficaz na relação empresa x mercado por se tratar de um conjunto de informações elaboradas de forma organizada, destacando os aspectos mais importantes do empreendimento: a empresa, sua missão, metas, sócios, gerentes e estratégias, seus produtos, serviços, benefícios para a economia e para a comunidade, mercado e clientes, patrimônio e vida financeira realizada e projetada.

O plano de negócio gera informações privilegiadas, identifica oportunidades e ameaças, facilitando as decisões que o empreendedor deverá adotar para se tornar bem-sucedido. Permite condensar informações obtidas no mercado e torná-las úteis para sensibilizar parceiros, investidores e fornecedores de capital.

Além dos resultados projetados, sua utilidade se estende às várias aplicações estratégicas e operacionais, por exemplo: alavancar e prospectar novos negócios ou novas filiais, negociar a empresa com possíveis investidores, comunicar-se com o público interno e com a sociedade em geral: clientes, fornecedores, governo e instituições financeiras.

Em resumo, o plano de negócio será um mapa com o roteiro de viagem e todas as coordenadas para o empreendedor viajar com segurança no mar tempestuoso dos negócios. Será o “mapa da mina”. A existência de softwares específicos irá acelerar o processo, obtendo maior exatidão dos dados processados e dos resultados apurados, em oposição aos métodos empíricos tradicionais.

O produto será um projeto melhor apresentável, elaborado segundo critérios técnicos, rigidamente exato e muito mais confiável. Isso significará maior segurança para o empreendedor. Com um adequado projeto, o empreendedor terá em mãos um completo estudo de viabilidade de um negócio, que poderá proporcionar excelentes resultados, se bem administrado. Todo risco deve ser medido. Nos negócios, não se deve atirar no escuro, e o empreendedor que assim agir poderá ser vítima do seu próprio tiro.



 
Referência: vendamais.com.br
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