Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Conveniência como diferencial de posicionamento 

Data: 04/12/2007

 
 

De todas as maneiras que uma empresa tem para se diferenciar, sem dúvida uma das mais recentes e modernas é o que chamamos de “conveniência” ou facilidade de acesso e de compra. É simples entender porquê. Num mundo cada vez mais acelerado, qualquer empresa que permita seus clientes economizar tempo e energia será fortemente recompensada por uma parcela cada vez maior de interessados. Veja só alguns exemplos:

1) Lojas de conveniência – Em busca de formas de aumentar seu faturamento e lucratividade, muitos postos de gasolina começaram a lançar lojas de conveniência, aproveitando o fluxo constante de clientes. Na linha da venda adicional, os produtos mais vendidos nessas lojas são todos de forte influência da compra por impulso. Por exemplo: balas, chocolates, goma de mascar, salgadinhos, bebidas e água mineral.

2) Drive thru’s a Applebee’s – Uma cadeia de restaurantes, ainda pouco conhecida no Brasil, tem como posicionamento o casual dining, ou seja, lugares de preços moderados e atendimento informal, onde as pessoas vão com a família ou grupo de amigos não apenas para comer, mas como programa mesmo. Depois de muita pesquisa, o Applebee’s quer trazer também ao Brasil o conceito do food thru, diferente do drive thru, pois você liga (ou entra no site), faz o pedido e passa para pegar a comida e comer em casa. No conceito food thru, basta passar no restaurante antes de ir para casa, passar na janelinha e pegar seu pedido. Com certeza fará sucesso em grandes centros urbanos.

4) Clínicas de conveniência nos shoppings – Hoje em dia, quando pinta aquela dor de dente ou uma febre inesperada, a saída é esperar o dia seguinte para falar – em horário comercial – com a recepcionista do consultório médico e torcer para ela encontrar uma horinha para você naquela mesma semana ou ir para o pronto-socorro de alguma clínica ou hospital.

Isso, porém, está mudando. Matéria publicada pela revista The Economist, no mês passado, revelou que clínicas de conveniência se multiplicam nos EUA dentro de shoppings, supermercados, drogarias e até em aeroportos. A maioria desses consultórios 24 horas atende seus pacientes por meio de enfermeiros treinados para diagnosticar pequenos problemas e acionar médicos em casos mais sérios.

Não há como negar que essas clínicas de conveniência têm grande apelo em uma sociedade como a nossa – ávida por soluções instantâneas para seus problemas. O lema de uma dessas empresas, significativamente batizada de MinuteClinic é: "You''re sick, we’re quick", o que em bom português significa "você está doente, nós somos rápidos". Qualquer dia eles inventam a consulta drive thru, já pensou?

Embora esses exemplos sejam bastante diversos, podemos notar que têm todos uma coisa em comum: o foco na conveniência do cliente. Além disso, esses exemplos mostram que existem diversas formas de oferecer facilidades, seja qual for o ramo ou o segmento.



 
Referência: vendamais.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoTrabalho no exterior: caminhos para conquistar uma vaga
Entrevista de empregoO corpo fala: linguagem não verbal também é importante em entrevistas de emprego
Empréstimo / FinanciamentoCrédito imobiliário ou financiamento de veículo: qual a melhor opção?
Economizar / PouparComo conquistar seu primeiro milhão?
Carreira / EmpregoTrabalhar muito - Quando é uma virtude
SaúdePlano de saúde e divórcio: fim do relacionamento não significa fim da dependência
Banco / Cheque / ContaTarifas bancárias, uma pesada conta invisível
Negócios / EmpreendedorismoErros mortais para uma pequena empresa
Negócios / EmpreendedorismoFalhas em sua equipe que você pode evitar
Entrevista de empregoFluência não é único quesito avaliado durante processo seletivo em outro idioma