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Carreira / Emprego - Marketing Pessoal 

Data: 08/10/2007

 
 

Sucesso Global

 

Abordar o tema "Marketing Pessoal" após tantos outros autores já tendo escrito sobre ele, não é tarefa simples, exige um algo mais e é exatamente este algo mais a grande chave, ou o ponto central quando tratamos deste assunto.

É importante, antes de aprofundarmos sobre o tema central, entendermos o momento pelo qual passamos, suas transformações e seu legado, para que possamos compreender a importância e aplicabilidade do Marketing Pessoal.

É o fato que grande parte de todo este processo de mudanças e velozes transformações pelo qual todos estamos vivenciando, é decorrente de dois fatores principais: a globalização e o desenvolvimento tecnológico. O mundo como o conhecemos hoje faz parte deste processo ou advém dele. Octávio Ianni afirma que a globalização está presente na realidade e no pensamento, desafiando grande número de pessoas em todo o mundo. O desenvolvimento da tecnologia acelerou o processo de globalização e vice-versa, promovendo um ciclo contínuo e irreversível, capaz de alterar culturasm sociedades e o próprio homem.

A partir destes dois fatores, outros vieram compor o cenário atual: busca permanente pela qualidade de produtos, serviços e de vida; maior presença da mulher no mercado de trabalho e em outros segmentos da sociedade, até então predominantemente masculina, segmentação do consumo, para atender novos mercados cada vez mais competitivos e exigentes; trabalho em equipe, como propulsor da revolução do comportamento interno nas organizações, onde faz-se mais com menos gente; conceito e prática da melhoria contínua � aplicada a processos e pessoas; terceirizações, quarteirizações, downsizing, preocupação com o meio ambiente e a comunidade etc.

Foi diante deste cenário e muitas outras transformações ocorridas no meio organizacional e social que surgiu o Marketing Pessoal, como forma de revalorização das capacidades e competências do homem.

O cineasta americano Woody Allen, afirma que oitenta por cento do êxito consiste em aparecer. Mas é óbvio que para passarmos do ridículo ao êxito na arte de aparecer, faz-se necessário uma boa dose de planejamento e estratégia, que são os pilares do Marketing Pessoal, ou seja, como destacar-se em meio a tantos e atingir o sucesso global. Para isto, destaco algumas delas a seguir, lembrando que em todo processo de desenvolvimento pessoal é importante preservarmos nossas características, evitando a busca de ser aquilo que não somos.

1.º) O primeiro passo é construir uma auto-imagem positiva e otimista. As pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mal humorados ou torcendo para tudo dar errado.

2.º) Como nos ensina as sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e apresentação pessoal, pois são o seu cartão de visitas.

3.º) Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz. Certamente isto trará a atenção das pessoas, identificando-o como alguém interessante e interessado.

4.º) Fique atento ao Feedback. Saber o que as pessoas pensam a seu respeito pode ajudar a mudar pequenos hábitos e costumes, se necessário.
Muitas vezes pela pressão do dia-a-dia, esquecemo-nos das pessoas consideradas "sem importância", como o porteiro, a faxineira, o guarda, o manobrista, o atendente etc. Porém, imagine o mundo sem o trabalho e a dedicação destas pessoas? Muitas vezes, um simples "bom dia" é o suficiente para tocarmos o coração das pessoas e cativá-las para sempre.
Lembre-se: todos são importantes e assim devemos nos sentir!

5.º) Outra estratégia interessante para o aprimoramento diário é utilizar a técnica do benchmark. Normalmente utilizados pelas empresas, podemos adaptá-la, fazendo o benchmark de pessoas que admiramos, ou seja, aprender com elas como desenvolver as características que as tornam tão especiais.

6.º) Seja justo e pontual com seus compromissos. Atenda as pessoas rapidamente, se não for possível pessoalmente, escreva, telefone, mas responda as chamadas depressa!

7.º) Saiba atender um pedido, auxilie, preste ajuda. Muitas vezes uma ajuda desinteressada pode transformar-se em uma grande amizade ou a conquista da admiração pelas demais pessoas.

8.º) Tenha prazer no que faz e faça com prazer, pois se você não fizer por você, quem o fará?

9.º) Tente sinceramente não dizer nada negativo ou de julgamento sobre outra pessoa durante todo um dia. Se você conseguir, tente outro dia. A disciplina verbal pode se tornar um hábito e vale a pena.

10.º) Venda corretamente sua imagem: ser competente e parecer competente.

Com todas estas estratégias em mãos, utilize o bom senso para distinguir aquilo que é possível fazer, aquilo que não irá comprometer sua essência. Sem dúvida, o Marketing Pessoal é uma técnica eficaz para o sucesso global, mas se utilizada de forma correta e bem intencionada, valorizando as pessoas no caminho para o sucesso pessoal e profissional.

Para finalizar, vale refletir sobre o que o jornalista Whit Hoss escreveu: "sucesso é acordar de manhã � não importa quem você seja, onde você esteja, se é velho ou se é jovem � e sair da cama porque existem coisas importantes que você adora fazer, nas quais você acredita, e em que você é bom. Algo que é maior que você, que você quase não agüenta esperar para fazer hoje."

 

O QUE É MARKETING PESSOAL?
Definição

É uma disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira profissional e da vida pessoal. Não trata das pessoas como objeto, valoriza o ser humano em todos os seus atributos:

  • Físico (código visual);
  • Intelectual;
  • Psicológico;

 

CÓDIGO VISUAL

Uma das formas mais fortes da comunicação não verbal é a aparência. Na entrevista somam-se boas maneiras, o grau de cortesia, visual correto, falar corretamente. Informar-se antes sobre o tom de formalidade da empresa.

 

VESTINDO-SE PARA O SUCESSO

Para que a aparência pessoal seja positiva, além do bom gosto, bom senso e de alguns critérios que geram despesas, é preciso dispor de tempo para pesquisar não só as marcas, mas também os preços.

É importante estar bem vestido e preparado para situações esperadas como também para eventuais imprevistos.

Tenha prazer e se dê ao luxo de ficar algum tempo diante do espelho, curtindo este ritual do bem-estar e satisfação da arte de se vestir bem. Você não pode estar bem vestido se não estiver bem arrumado.

Vestir-se é um estado de espírito, portanto, todo cuidado é pouco para que nos dias de tristeza, depressão, mau humor ou irritação, não comprometam a aparência. Policie-se para não pecar e nem exagerar.

 

  • COMO ESTAR BEM VESTIDO
    Toda pessoa bem vestida:
          - tem melhor performance
          - impõe respeito
          - é bem tratada e bem atendida
          - recebe atendimento preferencia


     
  • VESTUÁRIO E TIPO FÍSICO
    Cada pessoa se veste como pode, como gosta, e como se sente bem, desde que leve em consideração:
          - seu tipo físico
          - sua idade
          - sua personalidade
    É importante também avaliar:
          - cor de pele, dos cabelos e dos olhos
          - senso crítico
          - bom gosto
          - poder aquisitivo
    E a vestimenta também muda de acordo com:
          - a situação
          - o lugar
          - o horário
          - a companhia

Existem roupas apropriadas para o dia, para a noite, para festas, para o trabalho, assim como para as respectivas estações do ano, portanto, um mínimo de sensibilidade sempre ajuda numa escolha correta e feliz.

A preocupação de muitas mulheres e homens é estar na moda. Moda: a moda muda! Vem e vai. Varia de acordo com o meio social, com o país, com o Estado ou com a região. Geralmente é inspirada em alguma personalidade, algo ou alguém.

Estar na moda nem sempre significa estar atualizado. Senso e bom gosto são ingredientes básicos que nunca sairão da moda. Um blazer, uma pantalona, um tailleur, uma saia à altura do joelho, uma calça de pregas estarão sempre na moda.

Roupas simples podem ser transformadas e valorizadas com o uso de acessórios adequados, desde que usados com propósito.

 

  • SENSUAL X VULGAR

    Há uma grande diferença entre parecer sensual e vulgar na forma de se vestir.

    Uma roupa sensual, seja marcada por um decote, corte, caimento, cor, transparência ou modelo, não compromete a integridade e a moral de quem veste, desde que combine com a personalidade, o estilo e o jeito de ser de quem usa.

    A postura correta, o andar tranqüilo e os movimentos harmoniosos valorizarão todo o conjunto, que não deve ser julgado separadamente. Uma roupa com um detalhe comprometedor em evidência, como saia ou vestidos excessivamente curtos, decotes extravagantes, cores berrantes ou transparências do tipo segunda pele podem vulgarizar uma pessoa que não tenha estes requisitos, principalmente se ela não equilibrar o visual com um penteado e uma maquiagem adequada.

    Com uma roupa de modelo ousado, a maquiagem e o penteado devem ser discretos. Tudo para manter o equilíbrio e para que um não comprometa o outro.

    Sensual é insinuar sem mostrar. Tudo que fica gratuitamente exposto perde a graça.

    Uma saia com abertura que mostra e, ao mesmo tempo, esconde as pernas de uma mulher enquanto ela caminha cria um ar de sedução e curiosidade. Uma saída triunfal da praia ou piscina envolvendo nos quadris uma canga é muito mais sensual do que uma mulher que atravessa a rua e vai ao mercado com pernas, barriga e quase tudo à mostra.

    Com uma mini-saia, uma blusinha discreta: nunca pernas, barriga e braços expostos. Tente manter o equilíbrio para não despertar segundas intenções.


     
  • ROUPA E ELEGÂNCIA

    A roupa deve estar diretamente ligada aos fenômenos sócio-culturais, políticos, econômicos e psicológicos da pessoa, além de oferecer bem-estar e satisfação interior. Esta tarefa se torna fácil quando se tem o auxílio da democracia da moda e quando se tem certos cuidados com o corpo, mente e espírito.

    Ser elegante não é só se preocupar com o vestir, uma vez que a elegância é o foco externo da forma de vestir; viver em estado de elegância é questão de inteligência e sensibilidade. A elegância na indumentária requer considerações como tipo físico, idade, tipo de personalidade, estilo de ser e de viver, ocasião, situação, lugar, clima, horário...

    A elegância é um conjunto harmonioso de gestos, atitudes, expressões, palavras, tom de voz, procedimentos civilizados, normas de conduta, postura física e de vida, bom gosto, senso, discrição...


     
  • GUARDA-ROUPA BÁSICO

    Para manter um guarda-roupa prático, econômico e equilibrado, preste atenção aos seguintes detalhes:
          - um guarda-roupa básico é baseado numa cor básica, neutra � deve ser complementado por encharpes, blusas e acessórios que realçam e valorizam a roupa
          - roupas de cores discretas
          - roupas de cores escuras, que sujam bem menos do que as cores claras


     
  • CORES

    As cores básicas são:

    CINZA : Em especial o cinza chumbo, que pode ser usado em todas as estações do ano e é facilmente transformado com o uso de acessórios. Há diversas tonalidades desta cor, de fácil combinação com o preto e o azul marinho.
    PRETO : A cor básica e preferida pela maioria das pessoas. Combina com todas as cores e dá a impressão de emagrecer a silhueta, aparentando uma certe elegância. É importante experimentar uma peça de roupa desta cor durante o dia para se certificar a respeito da palidez que ela pode causar por conta do seu tipo de pele. O preto é uma cor permitida também no verão, desde que em tecidos, cortes e modelos apropriados. O preto é a vedete na noite.
    BEGE : As peças dessa cor se sujam com muita facilidade, assim como todas as roupas de cores claras. É a cor menos flexível para a noite. É alternativa para o guarda-roupa de verão e é de fácil combinação com acessórios nas cores preto e marrom.
    MARROM : É a cor menos prática das consideradas básicas e não muito apropriada para a noite. De fácil combinação com o bege e o preto.
    AZUL MARINHO : Cor sóbria, clássica e preferida pela maioria dos homens e mulheres de negócios.
    BRANCO : Cor básica, alternativa e complementar. Os acessórios desta cor podem fazer um contraste perigoso, dando um efeito negativo a sua produção. Nem sempre, como muitas mulheres imaginam, o branco combina com o preto.

    Você pode usar um vestido branco com uma bolsa preta.
    Mas evite usar uma roupa preta com uma bolsa branca, usar roupa preta com meias brancas e usar roupa preta com sapato branco ou marrom.


     
  • ALGUNS CUIDADOS NA HORA DE SE PRODUZIR
    - Use no máximo três tons de cores diferentes.
    - Estando com uns quilinhos a mais, evite roupas justas, coladas ao corpo ou decotes extravagantes.
    - Certifique-se de que o seu blazer não termine exatamente no comprimento da saia ou do vestido; deixe que a saia ou vestido tenha pelo menos quatro dedos de destaque com relação ao blazer.
    - Evite usar calça de cintura alta com top ou mini-blusa, pois essa combinação dá a ilusão de maior comprimento das pernas, diminuindo a parte superior do corpo.
    - Cuidado com estampas diferentes, tente manter o equilíbrio usando um tom neutro para contrabalancear.
    - Evite as alças do sutiã aparecendo quando usar blusa ou vestidos de alça fina.
    - Não use sapatos brancos ou marrons com roupa preta.
    - Roxo só combina com branco ou preto; não use com outra cor.
    - Com calças muito justas ou vestidos colados no corpo, evite o uso de lingerie marcante que chame muita atenção.

 

MODA MASCULINA

Homem elegante e bem vestido é aquele que se apresenta com a roupa certa em reuniões, eventos e atividades profissionais de acordo com a situação, ocasião e função que exerce. Um lapso na forma de vestir pode comprometer o sucesso profissional.

O executivo bem sucedido, além de ter bom gosto e senso crítico com relação a sua postura, personalidade e forma de ser, evita em seu guarda-roupa cores berrante e chamativas. O certo é optar por cores clássicas e sóbrias, que nunca saem da moda e não comprometem a sua produção visual.

Muitos homens reclamam do terno e da gravata e justificam este descontentamento dizendo que se sentem sufocados, que sofrem com o calor do verão, mas seja qual for o motivo da insatisfação ou do descontentamento, dependendo da posição hierárquica ou da profissão, o terno e a gravata continuam despertando nas mulheres encanto e sedução.

Nove entre dez mulheres prefere homens de terno e gravata pelo charme, pela sedução e pela masculinidade que transmitem. Isso sem falar que o terno e a gravata continua impondo respeito, seriedade e profissionalismo.

Existem alguns truques para usar terno sem passar por apertos. O verão, por exemplo, pode ser perfeitamente superado sem grandes problemas graças ao tecido de micrifibras, às camisas de algodão, aos cortes esportivos, tecidos leves e cores suaves. A composição harmônica e perfeita é aquela que combina o estivo com o jeito de ser do homem, tradicional ou moderno.

Saiba o que significa cada traje no guarda-roupa de um homem:

Terno tradicional: é um conjunto composto de três peças em padrão único: paletó, colete e calça. Uma ótima opção para os homens que gostam de manter um guarda-roupa mais clássico.
Blazer: tanto para quem busca um jeito descontraído, quanto para quem se sente bem no estilo elegante de se vestir, o blazer cai bem em qualquer tipo de compromisso, a qualquer hora do dia. É o melhor amigo do homem elegante e prevenido.
Costume: Conjunto de paletó e calça.
Terno jaquetão: conjunto de paletó com três ou quatro botões transpassados e calça. Atualmente o terno jaquetão está em desuso.
Sobretudo: elegante e versátil, em lã e no comprimento longo e acima do joelho, faz o gênero esportivo quando usado com calça e suéter, formal se usado com terno ou costume.
Sobretudo de pura lã: com o comprimento abaixo do joelho, fica muito elegante quando usado com smoking.
Casaca: deve ser larga o suficiente para se sobrepor ao paletó. Dá destaque à roupa, além de proteger da chuva, causando um visual impecável.
Terno de verão: em linho e com corte desestruturado, garante conforto e elegância na estação, podendo ser usado sem gravata em situações informais. Pode ser usado com camisa estampada ou floral, em algodão ou viscose e com cinto esportivo.
Jeans: usado em situações informais ou por executivos mais liberais. Combina com blazer esportivo, principalmente complementado por uma bela camisa, passa a sensação de descontração e liberdade de ação.
Smoking ou black-tie: é uma versão democrática das casacas do século passado, jamais perderá o referencial clássico. Em estilo clássico, é um paletó de tecido preto, com lapela de cetim ou ceda. O abotoamento deste paletó é cruzado, com dois botões. Deve ter um bom acabamento e linhas clássicas. Calça preta, sendo que a barra não deve ser dobrada sobre o sapato (calça italiana). Complementado rigorosamente com meias pretas, sapatos sociais de verniz ou couro liso, gravata borboleta preta, camisa branca de colarinho alto e faixa de cetim na cintura.
Dinner, fraque, meio-fraque ou summer: utilizados em situações mais formais.

 

ACESSÓRIOS MASCULINOS

Lenço de bolso: tanto pode ser de seda ou de linho. Numa cor vistosa, a sua função é realçar o conjunto, desde que esteja combinando. Evite usar o lenço de bolso igual a gravata. Há diversos modelos e formas de usá-lo e, para que não fique solto dentro do bolso, prenda com alfinete por dentro.
Suspensório: assim como o lenço de bolso, deve ser em cores alegres ou sóbria, desde que o padrão da estempa não seja o mesmo da gravata. A sua utilidade é segurar a calça como cinto, ou seja, usando um não se usa o outro. Dê preferência ao tipo de suspensório que abotoa por dentro da cintura da calça. O abotoamento pode ser mais trabalhoso, porém, é mais seguro do que os suspensórios com prendedores metálicos.
Relógio de bolso: pode ser uma marca de estilo. Usado em cerimônias muito formais, situações em que o uso do relógio de pulso se torna inadmissível.
Meias: devem combinar com o conjunto de cores do vestuário. Combinam com a cor do sapato ou da calça, e deve cobrir a canela. Nunca devem estar em evidência, e não tem sentido combiná-las com a cor da camisa e nem tampouco com a cor da gravata. Com roupa social, evita-se as meias brancas, em especial as atoalhadas.
Sapatos: quando em mal estado, sujos ou em péssimas condições de uso, podem destruir o efeito do visual e da produção. Percebe-se um sapato bonito e bem acabado nos próprios pés, sem a necessidade de pedir para tirá-los e verificar a etiqueta que eles possuem por dentro. Devemos estar sempre engraxados e vistosos. A elegância começa pelos pés, e é pelos sapatos que se trata o perfil da personalidade masculina.
Sapatos clássicos em couro: excelentes para serem usados com ternos e roupas mais formais. Cores básicas: preto e marrom. Exclua o cinza e o bege, pois sapatos de duas cores não devem ser usados, e o sapato branco só deve ser usado por médicos ou profissionais que trabalham vestidos de branco.
Sapatos de estilo inglês: com fivelas, franjas ou pespontos. Os de amarrar ou os tradicionais cabem nas situações mais variadas.
Cintos: as cores básicas são o preto e o marrom. Os cintos de couro com fivelas de metal combinam perfeitamente com os sapatos.
Cintos tressés (entrelaçados): fabricados de forma artesanal, compõe o estilo de moda que marca as novas tendências. Há uma variedade infinita de modelos, tanto na mandeira de trançar o couro como na mistura de materiais que dão ao cinto um destaque todo especial.

 

DETALHES QUE DÃO UM CERTO CHARME AO HOMEM

  • abotoaduras
  • alfinete de gravata
  • caneta Mont Blanc, Parker, Cartier...
  • chaveiro
  • relógio de pulso
  • porta-cheque
  • carteira
  • maleta: a maleta dá um ar todo especial, um certo charme e elegância ao homem executivo, além de marcar presença no estilo e na apresentação pessoal. Nela existe sempre um certo ar de mistério e curiosidade. Em couro e, de preferência na cor preta ou marrom, em diversos tamanhos, modelos e estilos, deve ser escolhida não só de acordo com o gosto pessoal, mas também com a necessidade de quem a usa. Nela se carrega não somente o necessário, como o que ela comporta naturalmente, desde que não fique estufada ou difícil de ser fechada. A maleta comporta perfeitamente caneta, lapiseira, cartões de visita, calculadora, agenda, telefone celular, bloco de papel para anotações, carteira de documentos, talões de cheque, cartão de crédito, barbeador, fio dental, escova de dentes, óculos escuro e analgésicos.

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Ao entrar numa loja masculina, fique atento a alguns detalhes importantes na arte de se vestir bem. Além de confiar em seu bom gosto, não permita que um vendedor empurre a você uma peça de roupa que você não quer. As dicas básicas e imprescindíveis que você deve considerar no momento das compras são:

Terno: com os braços esticados ao longo do corpo, o ideal é que a manga termine na ponta dos dedos. O último botão não deve ser fechado.

Calça: um bom alfaiate, antes de fazer quaisquer modificações, anotará e usará alfinetes para a marcação, e não apenas o giz. Desta maneira é possível perceber os possíveis resultados. O caimento correto pode ser alcançado usando a calça na cintura, e não nos quadris. A barra dobrada (barra italiana), existe ou não de acordo com o gosto pessoal ou o estilo do terno. Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato.

Camisa: os punhos são encontrados com a mão. A manga do paletó acaba onde o punho se encontra com a mão, ou seja, a cerca de 1,5 cm, permitindo que a camisa apareça. Por oferecerem grande variedade de cores e texturas, com bom gosto e escolha variada, complementam a elegância do trajar correto. A escolha do colarinho também varia conforme o tipo de rosto.

 

A GRAVATA

A gravata foi introduzida no vestuário masculino no início do século XIX. Algumas vezes, quase foi excluída. No final dos anos 60, tornaram-se odiadas pelas classes estudantis, que saíam em passeatas classificando-a como burguesas, tempo este em que o homem se sentia enforcado pela gravata.

Os adolescentes da época, que outrora decretaram guerra, hoje as usam com esmero.

Uma simples gravata compõe no homem a figura máscula e severa com a qual prefere ser reconhecido. Impõe confiança e não só representa um estilo de vida ou um comportamento de quem a usa, como traduz a cultura e respeito.

A gravata define a personalidade do executivo e mostra se o homem é sóbrio o divertido. São as lisas ou com riscas. A escolha feliz começa na produção. Os tecidos variam entre o sintético, a seda ou a seda jacquard. Elas devem ter as duas pontas caindo sobre a fivela do cinto, na altura da cintura, não ficando muito curta ou muito comprida para não tornar a produção e o visual de quem usa desastroso ou ridículo. Estão fora de moda as gravatas florais e as de tricô.

Combinação de gravatas:

  • uma gravata estampada funciona com a clássica camisa branca ou neutra e lisa.
  • gravata de bolinha casa perfeitamente com camisa de listras, na cor da gravata.
  • gravata com desenhos espaçados fica bem com camisa lisa, no mesmo tom da gravata.
  • gravata de cashmere faz uma ótima combinação com camisa branca de listras finas.
  • gravata com figurinhas quase coladas casa muito bem com camisa de listras irregulares sobre branco.
  • gravata de brasões quadrados fica bonita com camisa de duas listras, bicolor.
  • gravata com escudos e brasões fica interessante com camisa no tom predominante.

 

MODA FEMININA

Estar na moda às vezes pode ser complicado. As tendências mudam rápido, mas tente não ser escrava da moda. Muitas vezes basta um acessório, um lenço, um cinto, uma bijuteria, para dar o ar de estar na moda. A moda oferece hoje muitas opções. Então, observe, experimente e escolhe sempre o que lhe fica bem, o que é confortável. Observe seu corpo, faça uma lista de seus pontos fortes. Seja honesta e decida o que você precisa disfarçar e o que tem de bonito e deve realçar. Acredite, ninguém é perfeito. Somente os modelos de revistas estão perto da perfeição, mas só um pouco.

Quadril largo
Chame sempre a atenção para a parte de cima. Use colares, lenços e decotes. Jogue com a cores. Escuro na parte de baixo e claro em cima. Evite cintura muito marcada para não marcar mais o quadril. Escolha blazers e blusas mais compridas.

Pernas grossas
Meias escuras, sempre no tom da saia. Evite saias muito curtas. Prefira as longas, ou na altura dos joelhos. Tire partido das pantalonas. Evite calças justas. Use as retas e certas, ou um pouco larguinhas. Isso dá a sensação de que a roupa é larga e não as suas pernas grossas.

Pernas finas
Abuse das calças de cores claras e até estampadas, tecidos com trama e texturas também vale. Use cores claras na parte de baixo e escuras em cima.

Busto grande
Prefira sempre decote em "V" e poucos acessórios na parte de cima. Use cores neutras e escuras em cima e cintos finos. Prefira blusas mais soltas, blazer de gola fina e sem muitos botões ou enfeites.

Pouca estatura
Prefira vestidos, mas nunca com detalhes horizontais. Use somente uma cor. Isso dá a ilusão de continuidade. Não use cintos contrastantes. Evite cortar a silhueta. Use sapatos de salto, porém leves e delicados. Não caia na tentação de saltos exagerados.

Muita estatura
Vista o que quiser. Brinque com as cores. Não use só uma cor nas roupas. Abuse de listras horizontais, cintos largos e acessórios grandes.

Sapatos e bolsas
Realmente não é necessário usar sapatos combinando com a bolsa. Fica um pouco pesado. Durante o dia use bolsas grandes. Para a noite, bolsas pequenas.


PARA QUEM É GORDINHA


Estar além do peso não é desculpa para estar mal arrumada. Você pode estar elegante.

Vestidos
Prefira os de corte reto. Evite os justos ou agarrados, pois o excesso de gordurinhas ficarão evidentes. Fuja de saias rodadas, pois aumentam o volume.

Calças
As calças de corte reto podem e devem ser usadas pelas gordinhas, com o cuidado de cobrir os quadris. Calças justas marcam as pernas e comprometem sua aparência.

Blazers
O comprimento deve ser na altura dos quadris. Os ombros devem ser definidos, mas não use ombreiras. O abotoamento deve ser simples, nunca tipo jaquetão (abotoamento duplo). Fuja de bolsos grandes e próximos aos seios e das lapelas muito largas.

Listras
Use apenas roupas com listras verticais. As roupas de listrar horizontais deixam você mais gorda. Tome cuidado.

Estampas
Se você gosta de estampas, prefira os motivos pequenos com fundo escuro, pois não chamarão a atenção. Estampas grandes, como flores e xadrez, nem pensar, pois criam volume.

Cores
Cores claras engordam e cores escuras disfarçam o excesso de peso.

Decotes
Roupas com decotes em "V" são as mais apropriadas, pois alongam o colo. Nunca use decote quadrado, "tomara-que-caia", redondos ou formato em "U".

Cintura
Túnicas e camisões ajudam a disfarçar a cintura e quadris, causando efeito alongado. Não use cintos, pois criam volume.

 

USANDO ROUPA CERTA EM TODOS OS LUGARES E OCASIÕES

GÊNERO
OCASIÕES
PRODUÇÃO (TOILLETE)

Habillé

Formais (jantares, festas sociais)
Traje de gala, tecidos nobres, modelos extravagantes, maquiagem impecável, jóias (homem: uso de smoking)
Rigor
Muito formais (jantares, recepção, festas alta sociedade)
Tecidos nobres, longo e precioso, produção luxuosa (homem: uso de smoking)
Esporte fino
Informais (trabalho, restaurante, teatro, concertos)
Maquiagem leve, jóias ou bijuterias discretas, cores neutras (homem: uso de blazer e gravata)
Passeio 24 horas ou Passeio completo
Informais (mesma ocasião acima)
Mesmo exemplo acima (homem: não há necessidade de blazer e gravata)
Esporte
Informais (diversos)
Não confunda a produção de um atleta (moletom, colant, tênis e camiseta)
Transportando estas vestimentas no seu dia-a-dia entende-se por roupa esportiva aquelas em tecidos leves, cortes simples que combinam com tênis ou sapatos baixos, assim como sandálias; uso de, no mínimo, batom e bijuterias de estilo artesanal)

 



 
Referência: Comunicação sem medo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :