Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Franquia / Franchising - Por que franquia ? 

Data: 06/10/2007

 
 
Todos nós sabemos que o negócio Franquia hoje no Brasil está em franca expansão, tornando o nosso país o terceiro mercado mundial neste segmento. O modelo tem atraído um público cada vez mais ávido pelo negócio, motivados pelo sonho do empreendedorismo

O processo de seleção de franqueados tem, em alguns casos, suplantado a competitividade de concursos públicos e de vestibulares.

Se for questionado à um futuro “dono do negócio” quais as vantagens percebidas ao se avaliar uma franquia, as respostas serão quase sempre as mesmas: realização de um sonho pessoal, conhecimento público e aceitação da marca licenciada, modelo já formatado e “pronto para usar”, retornos rápidos de investimentos etc. Mas acima de tudo, o que mais atrai o pequeno investidor é a chance de sucesso no novo negócio. A promessa de ser um negócio vencedor.

Abordando este assunto sob outra perspectiva, muitas vezes nós, franqueadores, somos flagrados elocubrando acerca de idêntico tema: Mas afinal, por que franquia?

Fazendo-se uma analogia com corridas de automóveis, percebemos com mais clareza as diferenças que separam os vencedores dos perdedores. Se alguém quisesse, hipoteticamente, participar sozinho de uma corrida, para garantir a sua competitividade durante a prova teria que se preocupar com a tomada de várias decisões prévias, tais como: o modelo do carro, a potência do motor, o tipo de pneu utilizado, o combustível, a suspensão, entre outras infinidades de opções e variáveis! Seria, no mínimo, insano querer aventurar-se neste rally maluco sem a devida assessoria, sem o apoio de uma escuderia credenciada, com sua equipe especializada de mecânicos, designers, técnicos e estrategistas. Vejam o que ocorre hoje na Fórmula 1. Uma simples escolha errada de pneus muda o resultado de uma prova.

Ao trazermos este exemplo para o nosso projeto atual, notamos as semelhanças: qual o mix ideal de produtos? Que projeto arquitetônico se encaixaria melhor na operação? E qual o tamanho? Que ações e divulgações devemos efetuar na comunidade para consolidar o nosso negócio? Com que freqüência? E a nossa equipe de vendas, qual o perfil ideal? Que aptidões e competências serão necessárias para esta equipe desenvolver um bom trabalho? Como medir os resultados?

E na área fiscal, qual a melhor figura jurídica para um adequado planejamento tributário? Quais serão os nossos concorrentes diretos e indiretos? O que eles estão fazendo para ganhar o nosso espaço? E a gestão dos nossos estoques totais e sazonais? Qual a política comercial mais adequada ao cliente?

Vejam que estas perguntas são apenas um pequeno exemplo de algumas áreas de abrangência do nosso negócio que precisamos nos envolver. E mais do que isso, sermos acertivos em cada escolha. Imaginem decisões sobre todos estes temas sem buscar o que os especialistas dizem e fazem a respeito!

Esta é a verdadeira escolha que define o sucesso do empreendimento, que define o vencedor da corrida: escolher um bom franqueador, mais do que um bom produto ou bom ponto comercial.

Caso contrário, prepare-se para uma aventura financeira que, de acordo com as estatísticas, tem mais de 90% de chances de não dar certo, comparando-se com uma possibilidade de mais de 80% de sucesso no sistema franquia, a médio prazo.

Aí estão os perdedores e os vencedores da nossa grande corrida do empreendedorismo, então dirija com segurança!



 
Referência: www.varejistas.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :