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Filhos - Crianças são consumidoras ativas e, muitas vezes, compram sozinhas 

Data: 27/07/2007

 
 
O Cartoon Network divulgou os resultados da pesquisa Kids Experts realizada entre 2004 e 2006, para desvendar o universo - hábitos de consumo, uso de novas tecnologias, expectativas sobre o futuro - de 1.200 crianças entre 6 e 11 anos. Entre as constatações, o estudo revelou que as crianças não só influenciam os pais na hora de consumir, como também já são consumidoras ativas e, muitas vezes, gastam o próprio dinheiro.

Do total de meninos entrevistados, 43% responderam que são consumidores diretos, mas que compram com o dinheiro dos pais ou parentes; 39% compram o que desejam com o dinheiro que ganham de mesada; e 18% pedem as coisas que gostariam de ter, ou seja, são consumidores indiretos.

Entre as meninas, a realidade não é tão diferente: 46% compram com dinheiro de terceiros, 35% com a própria mesada e 19% são consumidoras indiretas.

Consumo x Idade
A pesquisa também analisou como as crianças se comportam na hora de consumir, conforme os anos vão passando.

Entre as crianças de 6 e 7 anos, a maioria (49%) é consumidora direta, com o dinheiro dos pais; 3% delas fazem compras com o próprio dinheiro; e 21% apenas pedem, influenciando as compras dos pais.

Dos 8 aos 9 anos, o número de crianças que compram com o próprio dinheiro cresce para 29%, mas ainda não ultrapassa o número das que compram com o dinheiro dos pais, que é 42% delas. Nesta idade, os consumidores indiretos são 19%.

Dos 10 aos 11 anos, as crianças ficam mais independentes e o número das que compram com o próprio dinheiro empata com as que compram com o dinheiro dos pais, em 42%. Nesta idade, apenas 16% são consumidoras indiretas.

Nível socioeconômico
Aos analisar as crianças de diferentes classes sociais, o estudo revelou que as crianças de nível socioeconômico alto e médio são as que mais compram com o dinheiro da própria mesada, enquanto o número de crianças que pedem as coisas, é maior entre os níveis médio-baixo e baixo.

Para se ter uma idéia, 48% das crianças de classe média compram com a própria mesada, seguidas pelas de classe alta (44%), de classe média-baixa (37%) e de classe baixa (33%).

Entre as crianças que pedem as coisas que gostariam de ter, as de classe baixa aparecem em primeiro lugar, com 22%, seguidas pelas de classe média-baixa, com 18%, classe média, com 11%, e classe alta, com 10%.

Com o que gastam?
As 1.200 crianças entrevistadas também foram questionadas sobre quais são as coisas em que mais gastam dinheiro. Guloseimas, salgadinhos e sorvetes foram as mais citadas. Confira a tabela dos produtos consumidos:

 
Gastos %
Guloseimas (doces) 73%
Salgadinhos 47%
Sorvetes 44%
Bebidas 29%
Brinquedos e jogos 23%
Outras coisas 16%
Roupas e Acessórios 14%
Videogames 13%
Música 9%
Leitura 7%


Na hora de comprar
Em uma segunda etapa da pesquisa, meninos e meninas de 6 e 7 anos e de 10 e 11 anos foram observados em um momento de compra. Cada um deles recebeu R$ 200 e deveria comprar objetos de três diferentes temas: brinquedo, roupa e tecnologia.

As crianças - que podiam escolher as lojas onde queriam comprar - levaram, em média, 72 minutos para finalizar o processo para buscar, escolher e adequar os produtos de tecnologia selecionados ao orçamento. Mas os meninos escolheram os produtos de tecnologia bem mais rápido do que as meninas.

Nos outros itens, os meninos se dispersaram mais e demonstraram interesse em ter o dobro da quantidade de itens cobiçados pelas meninas. Elas, por sua vez, iam direto ao que queriam.


 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :