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Vendas - Promoções e eventos 

Data: 26/06/2007

 
 
Como seus principais esforços publicitários afetam as opiniões de seu público-alvo e nem sempre criam uma ação imediata (pelo menos não inicialmente), você também precisa planejar as promoções especiais que encorajarão a ação rápida. Uma promoção, diferentemente do anúncio, é baseada em incentivos para a ação, como uma venda dois-em-um, um desconto no preço ou um brinde na compra. As promoções são úteis para encorajar os clientes em potencial a experimentar seu produto e esperançosamente aumentar a sua base de clientes leais.

Veja alguns exemplos de tipos de promoção usados pelos marketeiros atualmente:

  • preço de venda com desconto
  • cupons
  • amostras
  • descontos on-pack e in-pack ou até mesmo descontos sobre os mostruários dos pontos de venda (mensagens promocionais ou de resposta direta impressas na embalagem são caracterizadas como on-pack; já aquelas colocadas dentro da embalagem são in-pack)
  • abatimentos
  • brindes, tanto na embalagem como enviados por correio
  • sorteios/jogos
  • embalagens
  • eventos

É importante observar as promoções da concorrência, mas cuidado em reagir com o mesmo tipo de promoção. É fácil perder participação de mercado quando se usa promoções em excesso. Os clientes começam a comprar apenas quando seu produto está em promoção. Uma estratégia melhor é manter o preço do produto competitivo em primeiro lugar, e depois usar uma parte do dinheiro que você teria de gastar com promoções para melhorar os produtos ou aumentar a publicidade. Se seu produto for melhor e você o tiver anunciado, então o cliente pode estar mais inclinado a comprar o seu produto mesmo se o da concorrência for mais barato. Quero dizer, menos caro.

As promoções de vendas estão garantidas em seus esforços de marketing. Apenas lembre-se de evitar promoções fracassadas. Elas são:

  • Fazer a mesma promoção mais de duas vezes. Por alguma razão, o número mágico é dois (para as promoções que funcionam da primeira vez, de qualquer forma).
  • Promoções chatas. As pessoas vão cochilar com um concurso que não parece se encaixar com o posicionamento do produto. Se não há ligação, geralmente não vai funcionar.
  • Ofertas de brindes. "Envie três comprovantes de compra mais US$ 3,99 para receber este ótimo organizador de cupons!" Muito usado e geralmente desapontador para o cliente.
  • Muita promessa enganadora. Não faça o consumidor pensar que eles serão vencedores sempre que abrirem um refrigerante.

Exatamente como tudo o mais em seu mix de marketing, suas promoções tem de estar alinhadas com o seu objetivo e sua mensagem de marketing ou posição. Para criar promoções que funcionam, você deve ter isto em mente e se colocar no lugar do cliente. O que o entusiasmaria sobre um produto ou serviço? O que seria divertido e o faria sentir que você realmente tem uma chance de vencer? O que você pode ganhar que o faria aumentar o seu conceito sobre o produto promovido? Qual é o prêmio mais desejado?

Depois de ter algumas idéias, certifique-se de torná-las simples de registrar, forneça boas probabilidades e tenha uma idéia exclusiva que seja de grande interesse para o seu mercado.



 
Referência: hsw.com.br (HowStuffWorks Brasil)
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