Introdução 
			Ao receber o pagamento no final de cada mês, é sempre interessante ver o 
pagamento líquido: ele foi cortado como uma pizza, e várias entidades pegaram 
fatias. As entidades são diferentes de pessoa para pessoa, empresa para empresa 
e Estado para Estado. Entretanto, quase todos que têm uma renda devem pagar 
imposto de renda federal. 
Geralmente não se pensa muito em impostos, a não ser durante a estação anual 
de impostos. É provavelmente a mais temida época do ano para milhões de 
americanos, que a marcam nos calendários juntamente com os feriados e 
aniversários. Mas pouca alegria está ligada ao dia 15 de abril, que é o prazo 
final para o preenchimento dos formulários de impostos (esse prazo não é 
sempre o dia 15. Por exemplo, em 2006, 15 de abril caiu em um sábado, então 
os americanos tiveeram dois dias extras para preencher o formulário). 
O sistema de impostos americano é uma grande máquina com um código que parece 
mais complexo que a ciência de um foguete. Neste artigo, vamos examinar como 
funcionam os impostos de renda individuais, conhecer história dos impostos de 
renda dos Estados Unidos e considerar dois planos de imposto alternativos que 
sempre são discutidos. 
Origem dos impostos nos EUA
			Os impostos sempre deixaram um sabor amargo na boca dos cidadãos 
americanos. Essa aversão pelos impostos começou quando a carga tributária foi 
imposta para as colônias americanas pela Grã-Bretanha. Os colonos eram 
tributados por cada bem de consumo, desde chá e tabaco até documentos legais. 
Essa "tributação sem representação" levou a muitas revoltas, como a Festa 
do Chá de Boston, na qual os colonos despejavam chá no Porto de Boston em vez de 
pagar os impostos sobre o produto. 
Embora os colonos americanos lutassem pela independência das leis e impostos 
britânicos, uma vez que o governo dos Estados Unidos estava formado, sua 
principal fonte de renda era derivada das aduanas e impostos sobre os mesmos 
itens que eram tributados pela Grã-Bretanha. Em 1812, para apoiar um caro 
esforço de guerra, o governo americano impôs o primeiro imposto de vendas, 
incidente sobre ouro, prataria, jóias e relógios. Em 1817, os impostos internos 
acabaram e o governo confiou nos direitos alfandegários como apoio. Apenas em 
1862 os Estados Unidos impuseram o primeiro imposto de renda nacional. 
Para apoiar o Exército, o Congresso estabeleceu as leis de impostos em 1861 e 
1862. O escritório do Comissário da Receita Interna foi estabelecido pelo 
Decreto do Imposto de 1862, que declarava que o comissário teria o poder de 
cobrar e coletar impostos. O escritório também deu autoridade para confiscar 
propriedades e renda para reforçar as leis tributárias. Essa prática não mudou 
muito desde então, embora o IRS afirme que as táticas de força diminuíram um 
pouco. 
O primeiro imposto de renda 
			Em 1863, o governo federal coletou o primeiro imposto de renda. Esse imposto 
graduado era similar ao imposto de renda que se paga hoje. Aqueles que ganham de 
US$ 600 a US$ 10 mil por ano pagam uma taxa de 3%. Uma taxa maior era paga por 
aqueles que ganhavam mais de US$ 10 mil. Um imposto de taxa baixa foi 
determinado em 1867. Cinco anos mais tarde, em 1872, o imposto de renda nacional 
foi revogado inteiramente. 
Rejeitado pela campanha do Partido Populista em 1892, o Congresso estabeleceu 
o Decreto do Imposto de Renda de 1894. Esse decreto taxava 2% da renda 
pessoal além de US$ 4 mil, o que apenas afetava os cidadãos mais abastados. Esse 
tipo de imposto teve vida curta, pois a Suprema Corte Americana o 
derrubou apenas um ano depois de decretado. A justiça determinou o imposto de 
renda era inconstitucional por que não aceitava nem executava as orientações 
constitucionais. As orientações requeriam que qualquer imposto arrecadado 
diretamente dos indivíduos devia ser feito em proporção à população do Estado.
Em 1913, o imposto de renda passou a ser parte permanente do governo dos EUA. 
O Congresso evitou o obstáculo constitucional mencionado acima estabelecendo uma 
emenda constitucional. A 16ª Emenda diz: "o Congresso deve ter poder para 
estabelecer e coletar impostos sobre a renda, derivada de qualquer fonte, sem o 
rateio entre os diferentes estados, e sem relação a qualquer censo ou registro". 
A 16ª Emenda deu ao governo o poder para cobrar impostos de indivíduos sem 
relação com a população estadual. O Decreto de Tarifa de Vegetação Rasteira 
de 1913 incluía uma seção de imposto de renda que iniciava o sistema usado hoje. 
Durante a Segunda Gerra Mundial, o governo federal começou a retenção de 
impostos, também conhecida como sistema tributário pague-quando-você-receber. 
Isso deu ao governo o fluxo estável do dinheiro necessário para financiar o 
esforço de guerra. 
O processo do imposto 
			Hoje, o sistema americano de imposto pode ser comparado a uma máquina de 
movimento constante. Embora a maioria dos americanos só lembre do sistema 
tributário e do IRS, Serviço de Renda Interna (em inglês) quando o mês de abril 
se aproxima, ele é um processo interminável. Vamos conhecer o sistema tributário 
e examinar suas várias etapas. Um bom modo de entender como o sistema funciona é 
observar um americano que recebe renda - vamos chamá-lo de Joe - enquanto passa 
por um ano do processo tributário americano. 
O processo tributário tem início quando Joe começa em seu novo emprego. Ele e 
seu empregador acertam o valor do salário, que aparecerá em sua renda bruta no 
final do ano. Uma das primeiras coisas que ele precisa fazer quando é contratado 
é preencher todos os formulários de impostos, incluindo um formulário W-4. 
O formulário W-4 lista todas as informações de abatimento de retenção, bem como 
o número de dependentes e despesas. A informação nesse formulário diz a seu 
empregador exatamente quanto dinheiro precisa reter de seu pagamento para o 
imposto de renda federal. O IRS diz que você deve verificar esse formulário a 
cada ano, pois sua situação tributária pode mudar de um ano para o outro. 
Uma vez que Joe é contratado e recebe salário, ele pode estimar quanto vai 
pagar de impostos por ano. Veja a fórmula: 
	
		|  
 | 
	- comece avaliando sua renda bruta, que inclui a renda do 
	trabalho, de juros, pensões e anuidades;  
- subtraia quaisquer ajustes (exemplos: pensão alimentícia, planos 
	de aposentadoria, juros de multas em retiradas de poupança, imposto de 
	autônomo, despesas de mudança, juros de empréstimo educacional pagos); a 
	diferença é a renda bruta ajustada (AGI);   
- uma vez que a AGI está calculada, há duas escolhas: tanto subtrair uma
	dedução padrão quanto as deduções relacionadas por itens, que 
	são maiores. As deduções relacionadas por itens devem incluir (mas não estão 
	limitadas a) despesa médica ou dentária, contribuições para caridade, juros 
	de hipotecas de casa, impostos locais e estaduais e perda por acidente; 
	
- a seguir, subtraia isenções pessoais para acabar com a renda 
	tributável;   
- se a renda tributável for menos de US$ 100 mil, veja as tabelas de 
	impostos do IRS; caso contrário, veja as agendas de taxas tributáveis. É aí 
	que complica um pouco, pois nos Estados Unidos usa-se um sistema de taxa 
	tributável marginal. Há seis parênteses tributáveis: 10%, 15%, 
	25%, 28%, 33% e 35%. A maneira como a taxa tributável (em inglês) será 
	cobrada irá depender da renda e do estado civil:
		- para aqueles que usam a tabela tributária, procurar pela renda 
		tributável no quadro para encontrar encargos tributáveis brutos; 
		
- para aqueles que ganham mais de US$100 mil, usar a agenda de taxas 
		tributáveis para verificar os encargos de taxas tributáveis; 
 
- de seu encargo de taxa tributável, subtraia quaisquer créditos. 
	Os créditos podem incluir itens como creche. A diferença é a taxa líquida, 
	que é quanto se paga ou quanto se espera de reembolso. 
No final de cada período de pagamento, a empresa de Joe pega o dinheiro 
retido, juntamente a todo o dinheiro de imposto retido de todos os funcionários, 
e deposita em um Banco da Reserva Federal. É assim que o governo mantém 
um fluxo estável de renda também enquanto retira os juros de seus dólares de 
impostos. 
Preenchendo os impostos de renda 
			Próximo do final do ano fiscal, a empresa de Joe tem de enviar a ele um 
formulário W-2 pelo correio. Isso acontece até 31 de janeiro. Esse 
formulário detalha quanto Joe ganhou durante o ano e quanto imposto federal foi 
retirado de sua renda. Essa informação também pode ser encontrada no último 
holerite do ano, mas ainda assim ele precisará enviar o W-2 para o IRS.
Em algum período, entre o tempo que Joe receber seu W-2 e 15 de abril, ele 
terá de preenchê-lo e devolver seus impostos para um centro de serviço e 
processamento do IRS. Uma vez que o IRS recebe a devolução de imposto de Joe, um 
funcionário do IRS encaixa cada peça das informações dos formulários de impostos 
dele. Então essas informações são armazenadas em uma grande máquina de fitas 
magnéticas. Se Joe tem direito a reembolso de imposto, ele recebe um cheque pelo 
correio nas próximas semanas. Se usar o e-Arquivo ou o TeleArquivo, seu 
reembolso pode ser depositado diretamente em sua conta bancária. 
Alternativa: imposto baixo 
			O humorista e escritor Stanton Delaplane ofereceu uma sugestão para um 
formulário de imposto simplificado: "Quanto você ganhou no ano passado? 
Envie pelo correio!" Pode ser um modo radical para mudar o sistema de 
imposto, mas não faltou gente propondo novos sistemas de impostos desde a 16ª 
emenda, em 1913. Se você acompanhar as campanhas presidenciais, geralmente há 
muitos comentários de alguns candidatos sobre revisão do sistema 
tributário. Conheça duas dessas alternativas de planos tributários. 
O imposto baixo
Atualmente usa-se um sistema tributário marginal, também chamado 
de imposto graduado, no qual a porcentagem  paga nos impostos varia com 
base na renda. Sob um sistema tributário baixo, paga-se uma taxa baixa sobre a 
renda. Em outras palavras, há um único tipo de impostos para todos os 
contribuintes. A porcentagem comum lançada para um sistema de imposto baixo é de 
17%. Essa é a taxa proposta pelo ex-candidato à presidência Steve Forbes e pelo 
deputado Dick Armey. 
Os proponentes do sistema de imposto baixo dizem que seriam abolidos os 
complicados códigos e formulários de impostos. O imposto baixo precisaria apenas 
de um formulário do tamanho de um cartão-postal e consistiria em apenas 10 
linhas. Você simplesmente acrescentaria o salário e a renda de pensão, 
subtrairia qualquer abatimento pessoal e pagaria 17% de sua renda tributável. As 
deduções e os créditos seriam eliminados nesse tipo de plano. 
As críticas do imposto baixo dizem que ele favoreceria os abastados e poderia 
colocar uma carga tributária maior para aqueles com menos dinheiro. Sob a 
proposta de imposto baixo de Dick Armey, qualquer família com uma renda 
tributável de menos de US$ 36.800 não pagaria impostos. Entretanto, isso 
elevaria os impostos de algumas pessoas que pagam atualmente apenas 15% nos 
impostos. O grupo que se beneficiaria mais é o dos americanos abastados, que 
pagam até 33% de imposto de renda federal no atual sistema. 
Na próxima seção, você vai descobrir a outra alternativa: o imposto nacional 
de vendas. 
Alternativa: imposto nacional de vendas 
			Mais controversa que o imposto baixo é a idéia de abolir totalmente o imposto de 
renda federal, repelindo a 16ª emenda. No lugar de um imposto de renda, 
alguns propuseram o uso de um imposto nacional de vendas. Mas o ex-presidente 
Bill Clinton logo apontou uma imperfeição nesse sistema: ele deixa o governo sem 
um fluxo estável de renda. 
Alan Keyes, que concorreu sem sucesso para a candidatura presidencial 
republicana em 2000, é um dos grandes incentivadores dessa proposta. Ele 
acredita que podemos financiar o governo por meio dos impostos de vendas, 
direitos alfandegários e taxas. Keyes argumentou que um imposto nacional de 
vendas colocaria mais dinheiro de volta nos bolsos dos consumidores, permitindo 
que eles decidissem como gastá-lo. Ele diz que o imposto de renda deveria ser 
substituído pelo tipo de imposto que as pessoas já pagam. Esse plano aboliria o 
IRS e qualquer necessidade de um código tributário. 
Seus adversários disseram que substituir o imposto de renda por um imposto 
nacional de vendas colocaria uma carga pesada sobre os menos abastados, que 
compram muitos dos produtos que seriam tributados. Eles dizem que, para um 
imposto nacional de vendas ser justo, teria de ser aplicado à compra de ações e 
apólices, além dos bens consumíveis. Outro problema que o imposto nacional de 
vendas enfrenta é que provavelmente dobrariam os impostos atuais sobre os bens 
consumíveis, o que poderia forçar os governos locais e estaduais a iniciarem ou 
aumentarem os impostos de renda estaduais. 
Os impostos são um assunto controverso em quase todo país. A América tem um 
dos mais complicados sistemas de impostos no mundo - e ele fica mais complicado 
a cada ano.