Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - VoIP (Tecnologia): use a internet e economize nas ligações telefônicas 

Data: 30/05/2007

 
 

Para quem tem amigos ou parentes morando no exterior, a conta telefônica costuma ser um pesadelo no final do mês. As saudades são tão grandes quanto o valor cobrado pelas operadoras de longa distância. O mesmo vale para ligações interurbanas, que ajudam a engordar as despesas mensais da sua família.

Vantagens da Internet
Se este é o seu caso, existe luz no fim do túnel! Através da internet, falar com pessoas do outro lado do planeta ficou mais barato e, em alguns casos, as ligações chegam a sair de graça.

Tudo isso graças à tecnologia VoIP - na tradução da sigla em inglês, Voz sobre Protocolo Internet. Trata-se de um sistema telefônico digital em que as conversas são feitas pela internet e não através das linhas convencionais.

Os sons de uma conversa telefônica são transformados em dados digitais e enviados a qualquer computador conectado à rede. Para aproveitar este novo recurso e economizar com ligações de longa distância, basta ter uma conexão à internet banda larga, um microfone, caixas de áudio e baixar um programa que faça a ligação.

Como usar o telefone digital?
O primeiro passo para se tornar um usuário da tecnologia VoIP é a instalação de um programa que funciona como um Messenger, comunicador instantâneo da Microsoft. O mais famoso deles é o Skype, lançado em 2003 e conhecido por milhões de internautas no mundo inteiro. Depois de instalado, basta adicionar os amigos e a família e começar a falar. O programa é gratuito e pode ser baixado no site www.skype.com.

A qualidade da ligação é relativamente boa. Considerando que as ligações internacionais nem sempre são perfeitas, o Skype não deixa a desejar. O único problema, como no Messenger, é que nem sempre as pessoas com quem precisamos falar estão on-line. A alternativa é ligar para um telefone convencional - celular ou fixo - através do Skype.

Neste caso, a ligação deixa de ser gratuita e uma taxa é cobrada pelo serviço. Ainda assim, o valor será bem menor em relação ao uma ligação tradicional.

A empresa oferece um serviço pré-pago, como as operadoras de telefonia celular. Basta entrar no site e comprar os créditos, que são gastos durante as ligações para telefones convencionais. No Brasil já são mais de 500 mil usuários do Skype, porém apenas uma pequena parcela deles utilizada o serviço cobrado, apelidado de SkypeOut.

USP implanta nova tecnologia no campus
A tecnologia VoIP é certamente a nova tendência mundial da telefonia. Tanto é verdade, que um sistema deste tipo está sendo instalado na USP (Universidade de São Paulo), maior universidade do País, que terá em breve mais de mil aparelhos digitais disponíveis para professores, alunos e funcionários.

A Universidade desembolsará R$ 500 mil para ampliar seu sistema de telefonia. Mas, segundo a Coordenadoria da Tecnologia da Informação (CTI), o valor compensa o investimento. A USP já possui 12 mil ramais analógicos e toda vez que a rede tiver que ser ampliada, haverá preferência pela nova tecnologia.

Os telefones serão instalados nos campi da capital e do interior, e toda vez que uma ligação interurbana for realizada, o valor cobrado será de uma ligação local. Outra vantagem do sistema é a possibilidade de audioconferências, de grande relevância no caso de uma empresa ou da própria universidade. O único pré-requisito para fazer uma boa reunião virtual é ter uma conexão de alta velocidade.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carro / VeículoMitos e verdades: saiba o que é eficaz para economizar combustível e dinheiro
Economizar / PouparConta de água: fique atento ao dia da leitura e evite dores de cabeça futuras
Carreira / EmpregoHabilidade e competência
Negócios / EmpreendedorismoTrabalho: canais de comunicação interna dividem opiniões de especialistas
Banco / Cheque / ContaCheque especial? Especial para quem?
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Geral) »»» Livro II - Dos Bens »»» Título Único - Das Diferentes Classes de Bens
Carreira / EmpregoVocê sabe aonde quer chegar?
ConsórcioProcon dá dicas ao entrar no consórcio de imóveis
Carreira / EmpregoNa corda bamba: quem está para ser demitido pode reverter a situação
FilhosCelular: Crianças e jovens desejam um aparelho celular cada vez mais cedo