Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Estabelecer metas é o primeiro passo para um planejamento bem-sucedido 

Data: 30/05/2007

 
 

Montar um orçamento e saber como tornar o endividamento seu aliado são passos importantes dentro do seu planejamento financeiro. No entanto, atingir seus objetivos financeiros passa também pela construção de um patrimônio que garanta seu futuro.

Montar um patrimônio requer tempo, a não ser que você ganhe na loteria ou receba uma herança polpuda. Para construi-lo é preciso esforço e planejamento, buscando gradualmente atingir metas que o levem ao seu objetivo final: viver bem e ter a segurança de uma aposentadoria tranqüila.

Estabelecendo metas
Estabelecer metas é o primeiro passo para um planejamento financeiro bem-sucedido. Conhecer o seu objetivo e planejar como atingi-lo é fundamental. Quando você pretende ir a um local que não conhece com seu carro, o mais fácil é analisar um mapa e traçar um plano de como chegar.

Na hora do seu planejamento financeiro, algo semelhante deve acontecer. Traçar metas lhe facilita atingir seus objetivos financeiros, da mesma forma que analisar um mapa e traçar uma rota adequada permitem que você chegue mais rápido e com segurança ao seu destino final.

Reflita sobre suas metas
Antes de definir suas metas, você deve refletir sobre o porquê dessa meta. Pergunte-se e reflita: Você realmente precisa disso? O que isso muda na sua vida? Você poderia esperar? Você tem que abrir mão de outros objetivos para atingir essa meta?

Imagine que sua primeira meta seja comprar um carro novo. Antes de começar a traçar a melhor rota para atingir esse objetivo, você deve definir se realmente é algo importante e se os custos e obstáculos para atingi-lo valem a pena. São várias perguntas que somente você pode responder.

Portanto, antes mesmo de tirar o carro da garagem e definir como chegar ao local definido, você precisa realmente ter certeza de que vale a pena todo o esforço envolvido. Será que o tempo gasto justifica a escolha? Será que não existe uma alternativa mais próxima? Você teria outra forma de alcançar o objetivo? Faça o mesmo na hora de definir suas metas.

Priorize
A complexidade da vida moderna demanda que tenhamos que estabelecer várias metas simultaneamente. Muitas vezes atingir uma meta pode ser um passo muito grande para alcançar algo ainda maior. No entanto, tentar atingir várias metas ao mesmo tempo pode ser complicado.

Organização e planejamento são importantes nessa hora. Defina prioridades para suas metas, o que ajuda no alcance de seus objetivos. Reflita e determine qual delas é mais importante e pode ser usada como um passo para facilitar o planejamento futuro.

Voltando ao exemplo do carro, você muitas vezes pode, sendo organizado, atingir suas metas de forma mais simples e eficiente. Suponha que você mora na zona sul da cidade e tem dois compromissos, um no centro e outro na zona norte.

Se você conseguir organizar e priorizar, você pode encaixar o compromisso no centro logo antes ou depois daquele na zona norte, de forma que você consegue reduzir bastante o tempo perdido no trânsito. Se isso parece óbvio quando falamos de nossa agenda, o mesmo se aplica ao planejamento financeiro: saber priorizar facilita atingir as metas de forma mais rápida e eficiente.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Análise técnica (ações)Volume
Taxas / ÍndicesInflação: entenda a diferença entre os índices semanais da FGV e da Fipe
Entrevista de empregoEstudo traz 5 habilidades de comunicação determinantes na entrevista de emprego
ConsumidorBebidas: regiões brasileiras onde predominam classes A e B consomem as mais caras
Carreira / EmpregoNa falta de carisma, como o gestor deve se portar?
LeisCódigo Penal ? Parte Especial »»» Título II - Dos crimes contra o patrimônio »»» Capítulo II - Do roubo e da extorsao
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro IV - Do Direito de Família »»» Título IV - Da Tutela e da Curatela
Dívidas / Endividado ?Pense muito bem antes de aceitar ser avalista ou fiador de alguém
ImóveisBricolagem: popular "faça-você-mesmo" ajuda a economizar nas reformas
Negócios / EmpreendedorismoO que levar em consideração na escolha de um sócio?