Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Economizar um pouco no dia-a-dia pode fazer a diferença no final do mês 

Data: 30/05/2007

 
 

Um consumidor deve se mostrar inteligente, não somente na hora de comprar produtos de valores mais elevados, como bens duráveis ou automóveis. Também nos gastos do dia-a-dia, a atitude correta na hora de comprar pode trazer bons frutos.

Estatísticas indicam que cerca de 70% da renda familiar do brasileiro médio é direcionada a despesas de alimentação, transporte e habitação. Portanto, saber comprar e economizar, sem que isso reduza o seu padrão de vida, é algo que você deve fazer todos os dias.

De olho em todos os tipos de despesas
Alimentação pesa bastante no orçamento da grande maioria das famílias brasileiras. Por isso, vale a pena não somente preparar uma lista antes de ir às compras, como também segui-la para evitar gastos desnecessários. A tentação de comprar o que você não precisa deve ser evitada.

Supermercado, feira ou açougue não é diversão. Portanto, nada de passeios com a família ou amigos, pois a chance de você acabar gastando mais do que precisa é grande.

Os órgãos de defesa ao consumidor alertam também para alguns detalhes que podem passar desapercebidos. Um exemplo é a disposição dos itens nas prateleiras, pois os varejistas, em geral, colocam os itens mais caros ou menos essenciais mais ao alcance da sua mão.

Transporte e aluguel
Se você usa seu carro para trabalhar, vale a pena, primeiro, saber se você tem o veículo certo para o seu padrão de renda. Mas não é somente o que você gasta na aquisição: a manutenção é fundamental. Para evitar surpresas desagradáveis, contrate seguro, abasteça sempre em postos de confiança e cuide da manutenção.

Já quem usa transporte coletivo deve sempre ficar atento às melhores alternativas. Nas cidades grandes são comuns as mudanças nos itinerários, de forma que o consumidor deve estar atento a possíveis rotas que facilitem ou barateiem o transporte.

Em termos de moradia, tente não comprometer mais do que 1/3 do seu orçamento com aluguel e condomínio. Pague sempre em dia, evite multas e juros e não se esqueça também de incluir os gastos com IPTU na sua planilha de custos, pois ele em geral é responsabilidade do inquilino.

Gastos domésticos
Para economizar energia, aproveite ao máximo a iluminação natural da sua casa , deixe as cortinas e janelas abertas para evitar ter que acender as luzes desnecessariamente. Lembre-se que pintar a parede de tonalidades muito escuras pode acabar levando você a gastar mais com luz, pois estes ambientes exigem mais iluminação. Nos lugares onde o consumo é maior, opte pelas lâmpadas fluorescentes, que duram mais e consomem menos.

Usar a geladeira e o freezer de forma eficiente também pode reduzir seus gastos. Evite abrir e fechar as portas com freqüência, o que aumenta o consumo de energia. Descongele periodicamente e mantenha os aparelhos longe de móveis e paredes, distante das fontes de calor. No inverno, deixe o termostato na menor potência, pois a temperatura do ambiente já é mais baixa. Nunca coloque alimentos quentes na geladeira ou forre as prateleiras com toalhas, tábuas ou plásticos.

Não esqueça também do telefone. Ligações mais demoradas ou interurbanas devem ser feitas em horários especiais, quando as tarifas são mais baixas. Lembre-se também que chamadas a partir de celulares são mais caras e devem ser feitas somente quando necessário. Cuidado para não passar horas navegando na web, gastando mais do que precisa. Estabeleça limites.

Evite também desperdiçar água, que é, cada dia mais, um bem escasso em nosso planeta. Seja eficiente na hora do banho ou de escovar os dentes: você não precisa ver a água correr para cuidar da sua higiene. Seja racional também na hora de usar a água para limpar o quintal, encher a piscina ou molhar o gramado: além de economizar dinheiro, você contribui para um mundo melhor.

Economize sem perder conforto
Todas estas dicas têm uma característica comum: é possível economizar sem que isso interfira em seu padrão de vida. Basta reduzir os desperdícios para que seja mais fácil atingir as metas do seu orçamento sem grandes esforços.

O fundamental é manter a disciplina. Quem passou pelo apagão de energia sabe que, se necessário, podemos reduzir o desperdício sem que isso traga grande impacto para o nosso dia-a-dia. São pequenas economias que, mesmo quase imperceptíveis individualmente, podem fazer a diferença, quando somadas no final do mês.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoO que diz a legislação sobre as idas ao médico?
LeisCódigo Penal ? Parte Especial »»» Título IX - Dos crimes contra a paz pública
Carreira / EmpregoVeja dicas de consultora para tornar seu espaço de trabalho elegante
Carreira / EmpregoEquipes, criatividade e autonomia - um caminho para a cidadania
Carreira / EmpregoPor que alguns profissionais têm medo da liderança?
Carreira / EmpregoMercado precisa de mais profissionais com espírito olímpico
Ações / Bolsa de ValoresO que acontece com o investidor amador em ações
CoachingVocê, por acaso, sabe o que é coaching?
Carreira / EmpregoProfissionais mais experiente x chefes mais novos: saiba como resolver os atritos
Finanças pessoaisDesconhecimento financeiro: você já parou para medir o seu?