Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Vai às compras? Pechinche até conseguir o melhor preço 

Data: 30/05/2007

 
 

Você se decidiu pela compra de um produto, mas não sabe ao certo onde comprar mais barato ou como irá pagar por ele. Antes de qualquer coisa, perca um pouco de tempo e comece a pesquisar e a pechinchar em lojas especializadas no ramo.

Nem sempre o menor preço é o melhor. E nem sempre o produto mais caro significa maior qualidade. É possível sim encontrar o bom e barato. Tudo é uma questão de negociação. Os descontos obtidos podem surpreender, e para não sair da loja de mãos vazias, vale a pena conhecer algumas dicas do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) para fechar o melhor negócio.

Comece pela pesquisa de preços e estabeleça um valor que você pode pagar. Tenha conhecimento suficiente do produto para poder argumentar com o vendedor e não ser enrolado. Você já deve ter percebido que é bastante freqüente o caso de vendedores que tentam "empurrar" acessórios muitas vezes dispensáveis.

Pechinchando
Uma primeira dica, e até mesmo engraçada, é exercitar os seus dotes de ator ou atriz. Perguntar sobre o produto, demonstrar interesse sobre a utilidade de seus acessórios e ouvir o vendedor com atenção cria um ambiente de cooperação. Não se negue logo de início a aceitar a proposta do vendedor, caso contrário, pode ser criado um clima de guerra. Vá negociando aos poucos. Fique sabendo que, quanto mais longa for a conversa, melhor, pois um vendedor estará mais disposto a conceder descontos se já gastou tempo suficiente no atendimento.

Não tenha vergonha de dizer que o preço está alto. O desconto pode sair de imediato se você for claro neste sentido. Pagar em dinheiro e à vista é um forte argumento. E se o vendedor disser que o preço é tabelado, desconfie, a menos que a loja comprove que isto seja verdade. Ofereça algumas opções pare obter desconto, como você mesmo ir retirar a mercadoria ou dispensar alguns acessórios que julgar desnecessários. Lembre-se que a maioria dos orçamentos é flexível.

Leilão
Outra tática comum nas negociações, e que geralmente surte efeito, é a prática de um "leilão". Dizer que está procurando o produto em outras lojas e que vai se decidir pela que oferecer o menor preço é uma estratégia eficaz.

Uma pesquisa realizada por técnicos do Idec disfarçados de consumidores revelou que, em seis de sete lojas visitadas, a prática do leilão surtiu efeito.

Você compra se quiser
E se, mesmo depois de ter ouvido muitos argumentos do vendedor, você não estiver seguro em relação à compra, simplesmente parta para a próxima. A função do vendedor é dar atenção ao seu cliente, e o fato de ele ter perdido um certo tempo no atendimento não significa que você será obrigado a fechar o negócio.

Finalmente, não se impressione com catálogos, estrutura da loja ou cargo do vendedor: tudo isto pode servir de fachada para que você acabe adquirindo um produto de qualidade duvidosa. Pense no seu dinheiro!

Quem não chora não mama
Negócio fechado. Você já está preparando o cheque e por que não pedir um novo desconto ou um brinde antes de começar a preenchê-lo? Pode acreditar que você não está sendo inconveniente, pelo contrário, com o negócio prestes a ser fechado as chances de você conseguir mais um benefício são bem grandes.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoSem parede rende mais
Ações / Bolsa de ValoresO imposto para quem compra ação
Modelos de documentosNotificação de Renúncia ao Mandato Ad Judicia
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Ato das disposições constitucionais transitórias »»» Art. 55º a 73º
Carreira / EmpregoCaiu no esquecimento? Veja por que alguns profissionais recebem pouca atenção
Empréstimo / FinanciamentoRenegociação: Empresas oferecem taxas entre 1,5% e 4% ao mês para quitar dívidas
Carreira / EmpregoFrágil aprendizado pode afetar carreira profissional de estudantes
SaúdeDepressão, cansaço, obesidade... Culpa da tireóide?
ImóveisQuando vale a pena comprar um imóvel como investimento
Carreira / EmpregoInfluência negativa na equipe: saiba como identificar essa pessoa!