Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - Onde investir o fundo de emergência 

Data: 30/11/2011

 
 
Onde investir o fundo de emergência? Esta postagem é uma continuidade tanto do artigo onde investir 1000 reais, quanto do O que é fundo de emergência. Para você que está esperando ansiosamente a receita de bolo da aplicação do seu fundo de emergência, eis que esta é a minha proposta. Eu não gosto muito disso, mas, para evitar que se comentam erros comuns, para aqueles mais apressadinhos, segue esta “fórmula”. De qualquer forma, vou colocando a motivação para as aplicações para ajudar, pelo menos, no entendimento das minhas razões.


Destaco, ainda, que outras pessoas que lidam com investimentos podem não concordar com a alocação abaixo, mas é assim mesmo. O espaço está sempre aberto para depoimentos cordiais e identificados, ainda que totalmente contrários ao que penso.

Serão três os elementos utilizados, dependendo do número de meses de despesas mensais que você apurou na postagem anterior.

Se forem até três meses, a receita é simples:
Poupança: uma semana do valor da despesa mensal ou o item de maior valor nesta despesa (o maior entre a prestação, mensalidade, conta, aluguel, etc), o que for maior.

Aconselho que procure abrir uma conta em uma instituição pública, para que não haja o menor risco e que não seja necessária a eventual espera de liberação do FGC. Eu sugiro a poupança para uma semana, porque, embora a rentabilidade não seja tão alta (por enquanto) e haja uma perda possível se você sacar em uma emergência (veja a postagem O que é data de aniversário da poupança) o dinheiro terá uma altíssima liquidez.

Tesouro Direto comprando uma LFT – Número de meses de despesas vezes o valor da despesa menos o valor aplicado na poupança. Bom, aqui está a busca de uma rentabilidade um pouco maior, ainda com um alto grau de segurança. Mas, como o saque só pode ser feito nas quartas feiras com o depósito do dinheiro no dia seguinte, você pode ter problemas para acesso em uma emergência, por isso, direciono somente o que exceder da poupança.

Se o número de despesas mensais (NDM) for maior do que três, o que sobrar do cálculo anterior você aplica em um CDB-DI (o que é CDB) de alta remuneração (CDB on-line em um banco pequeno ou médio), até o limite de garantia que não exceder R$ 50.000,00 por banco. Veja esta postagem para maiores informações: CDB, Tesouro Direto e Poupança. Eu só colocaria aqui o que exceder aos dois anteriores para o caso de algum imprevisto com a instituição financeira depositante, o saldo da poupança e do Tesouro Direto serem suficientes para cobrir as despesas, enquanto o dinheiro do FGC é liberado.

Importante! Se, por acaso, você tiver que sacar o dinheiro (afinal, para isso que você constituiu este fundo), comece sempre na seguinte ordem: primeiro o CDB, depois o Tesouro Direto e, por último, a Poupança.

Com esta estratégia já está muito bem feita a administração do seu fundo de emergência.



 
Referência: Finanças Desvendadas
Autor: Humberto Veiga
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoReeducando seu lado Empreendedor
SaúdePrevenção da arterioesclerose
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Título IV - Da organização dos poderes »»» Capítulo II - Do Poder Executivo
Dívidas / Endividado ?Dez razões pelas quais as pessoas se atolam em dívidas
Investimentos / FundosAntes de investir, avalie os encargos e como eles interferem nos ganhos
Carreira / EmpregoNetworking na dose certa: carisma tem muito a ver com sinceridade
Carreira / EmpregoRecém-formado: veja fatores que aumentam ou diminuem chances de contratação
AposentadoriaComo fazer contribuições em previdência complementar?
Carreira / EmpregoPlanejamento de carreira: quando começar a procura por estágio?
Como agirComprou carro usado e teve problema? Veja o que fazer