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Carreira / Emprego - As avaliações não melhoram o desempenho organizacional 

Data: 15/10/2011

 
 
As avaliações examinam o que as pessoas fazem, e teoricamente as motivam para que o façam ainda melhor.
Mas o desempenho individual é de pouca contribuição para a melhoria do desempenho organizacional.

A maioria dos problemas, e porque não dizer também a maioria das oportunidades para aprimoramento, está intrinsecamente relacionada com os sistemas e processos de trabalho adotados pelas organizações.

Como afirma o pai da Qualidade Total Edward Deming, parodiando Frederik Herzberg*, as pessoas desejam fazer um bom trabalho, mas são compelidas ao mau desempenho por sistemas ou ambientes inadequados, que empobrecem as suas contribuições e sufocam as iniciativas.
O que fazer, então? Corrija o sistema e o ambiente de trabalho, não as pessoas que o executam.

Avalie o desempenho pelos resultados do grupo de trabalho e das unidades de negócio, não pelos esforços exercidos pelos indivíduos isoladamente.
Ao longo dos anos, as organizações têm tentado por meio do processo de avaliação estabelecer metas, padrões e expectativas de desempenho para os seus funcionários

Se as pessoas não realizam na prática o desempenho esperado pode não ser por suas culpas, mas por deficiências do sistema de trabalho no qual realizam as suas tarefas. Por outro lado, se de fato cumprem o desempenho mutuamente acordado até por definições escritas, não teriam ao longo do processo subestimado ou sacrificado a realização de outros aspectos de seu desempenho que não constavam "a priori" do estabelecido por consenso com as chefias?

Será que não se mantiveram cegamente aferrados ao que decidiram fazer meses atrás em prejuízo de adaptar os seus comportamentos aos fatores supervenientes, absolutamente necessários agora, mas que não constavam preliminarmente de suas agendas de compromissos?

Até que ponto os contratos psicológicos de desempenho não dificultam a abertura para o inusitado, para o que não havia sido previsto, tornando as pessoas insensíveis às mudanças?



 
Referência: Administradores
Autor: Wagner Siqueira
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