Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Genética influencia forma como as pessoas lidam com dinheiro 

Data: 15/10/2011

 
 
Estudo constatou que a maneira como os seres humanos lidam com o dinheiro está em grande parte associada com sua carga genética. Além das influências sociais, gastar demais ou ser um grande poupador pode ser uma característica determinada hereditariamente.

O estudo foi realizado por dois pesquisadores, um da Universidade de Washington, Stephan Siegel e outro do Claremont McKenna College, Henrik Cronqvist, que observaram 15 mil duplas de gêmeos na Suécia. A conclusão que chegaram foi que os irmãos lidavam com o dinheiro de maneira muito semelhante, mesmo no caso daqueles irmãos que já haviam perdido o contato com a família.

Predisposição comportamental
O estudo mostrou que as pessoas já nascem com uma predisposição para lidar de forma inconsequente ou cuidadosa com o dinheiro. Mas apesar dessa herança, que pode ser determinante para as pessoas terem uma ou outra postura perante o dinheiro, vale pontuar que apenas um terço do comportamento é reflexo da carga genética.

Outros fatores que afetam a forma como se lida com o dinheiro são as experiências de vida e a educação financeira. Assim, a forma como os pais lidam com o dinheiro, pode refletir no comportamento do filho. Apesar disso, a pesquisa também constatou que a medida que as pessoas envelhecem essa influência vai ficando cada vez menor. Na casa dos 40, a influência dos pais é praticamente nenhuma.

No que diz respeito à tentativa de fazer com que as pessoas mudem seus hábitos de consumo, em sua conclusão, os pesquisadores orientam que por mais que seja necessário tornar um gastador em poupador, não adianta querer mudar a pessoa de uma vez só. O mais indicado é sugerir mudanças sutis, como estimular investimentos e a criação de um plano de previdência em vez de simplesmente proibir determinados gastos.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Viviam Klanfer Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Currículo (curriculum)Modelo de Carta para Encaminhar Currículo (02)
Banco / Cheque / ContaNa hora de acessar home bankings, todo cuidado é pouco!
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro I - Do Direito Das Obrigações »»» Título III - Do Adimplemento e Extinção das Obrigações
CoachingUm diálogo que transforma pessoas e organizações
ImóveisCondomínio: se reforma não foi comunicada, moradores têm direito à indenização
Carreira / EmpregoNas entrelinhas...
Carreira / EmpregoDesligamento da empresa pode significar recomeço
ImóveisComprar imóvel é sempre melhor do que morar de aluguel?
Finanças pessoaisVocê sabe qual é o patrimônio esperado para a sua idade?
Carreira / EmpregoDicas para encontrar um novo emprego