Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Motivação - Pesquisas exigem foco e especialização 

Data: 27/07/2010

 
 

O discurso é comum em algumas empresas: "Pesquisa de clima? Eu mesmo faço". É na tentativa de reduzir custos que algumas companhias têm a ilusão de realizar pesquisas de satisfação do público interno dentro de casa, aproveitando o time e os recursos internos.

Não haveria nada de errado na decisão se as companhias tivessem especialistas em metodologia de pesquisas e experiência na condução dos processos que - é preciso lembrar - esbarram em determinadas dificuldades, como qualquer projeto estratégico. Dessa forma, o resultado que se esperava pode, em muitos casos, deixar a desejar. E essa importante ferramenta perde seu papel.

Como consultora há mais de 10 anos neste segmento, já me deparei muitas vezes com o pedido de clientes que iniciaram a realização deste tipo de pesquisa internamente e tiveram que procurar ajuda para finalizá-la. Mudam-se os clientes, mas os motivos são sempre parecidos: não foi possível absorver a demanda de forma a cumprir o prazo, os funcionários não se sentiam seguros em colocar a verdadeira opinião, as questões escolhidas não chegavam a evidências precisas. Ou, ainda, não dispunham de ferramentas adequadas.

Em algumas companhias, dificuldades como essas levam as pesquisas a serem enterradas na gaveta, e se perde uma excelente oportunidade de conhecer como manter o funcionário comprometido e motivado, questão-chave para o crescimento de qualquer negócio. Sem falar no desperdício de tempo que se dedicou à atividade e o prejuízo para a reputação da área, que deixa de entregar aquilo com que se comprometeu. Com o apoio de uma consultoria, esta preocupação deixa de existir e o profissional de RH pode se dedicar às atividades estratégicas de sua área.

Outra questão que as empresas esquecem de avaliar é a importância do sigilo e da isenção na condução de uma pesquisa, uma vez que envolve informações que podem evidenciar falhas internas da companhia. É comum as empresas escalarem profissionais da própria área de RH para a execução da pesquisa de clima organizacional sendo que são eles, também, são os responsáveis pelo capital humano da organização.

Invariavelmente, o que vemos é: em pesquisas de clima, pontos frágeis da área são deixados de lado porque os funcionários sentem-se desconfortáveis em apontar falhas. Quando é comandada por uma consultoria, a pesquisa garante fidelidade e imparcialidade à obtenção e manipulação dos dados.

Além disso, o ‘olhar fresco' de um consultor externo permite à empresa ampliar a avaliação sobre os resultados apresentados, formatando um plano de ação pós-pesquisa que irá somar ainda mais nível crítico à tomada de decisões.
Dessa forma, é inegável a segurança e a economia que o apoio de uma consultoria proporciona às companhias no curto prazo e, ao longo da experiência, a elevação da qualidade dos serviços e a valorização destas áreas dentro das empresas, uma vez que passa a adotar decisões de perfil cada vez mais estratégico e assertivo.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Simone Balista
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
SaúdeCompulsão alimentar é evitada com hábitos simples
Finanças pessoaisComo organizar sua vida
LeisCódigo Penal ? Parte Especial »»» Título III - Dos crimes contra a propriedade imaterial »»» Capítulo I - Dos crimes contra a propriedade intelectual
Finanças pessoaisComo planejar sua festa e viagem de formatura sem sustos
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro II - Do Direito de Empresa »»» Título III - Do Estabelecimento
Cartão de créditoQuando os juros do cartão podem subir?
Carreira / EmpregoPergunta básica ao líder: o quanto sua equipe confia em você e na empresa?
Carreira / EmpregoEvite problemas no trabalho: saiba o que comunicar com antecedência ao seu chefe
ConsumidorVeja como passar de impulsivo a consciente nas compras
Carreira / EmpregoSua carreira está no tempo certo?