Não importa o motivo, a hora da demissão é muito traumática tanto para quem dá a
notícia quanto para quem recebe. O desligamento pode se dever a problemas de
desempenho ou conduta, deméritos óbvios do funcionário, ou reestruturações
corporativas, demérito da instituição: a notícia sempre causa alguma
indisposição entre o empregador e o empregado. Entretanto, as demissões são
parte inevitável da rotina de uma empresa. Como executá-las, então, de uma
maneira mais natural?Segundo Daniela do Lago, especialista em comportamento
corporativo, o grande segredo é nunca permitir que a demissão ocorra de supetão.
Tanto em casos de reestruturação quanto em problemas de conduta, os feedbacks
são imprescindíveis. "É fundamental que o processo demissional se dê após alguns
alertas preliminares.
Feedbacks bem feitos facilitam e evitam surpresas na hora da demissão",
afirma.
Para a especialista, é importante também que o líder dê a notícia, e não
terceiros. Assim como é o líder quem contrata e desafia o liderado em sua
trajetória na empresa, é também ele quem deve conduzir o processo de demissão.
"Pesquisas indicam que 80% das ações trabalhistas são geradas pela falta de
respeito na forma como o líder conduz o processo de demissão", salienta Daniela.
Cuidados essenciais
- A empresa deve construir uma política clara para as demissões, para
evitar situações arbitrárias.
- Evite problemas legais, a empresa pode ser processada
- Atenção para decisões que possam ser consideradas discriminatórias.
- Nunca comunique a demissão por telefone, carta, "lista" ou através do
pessoal do RH. Ela deve acontecer olho no olho, assim como a admissão.
- Nunca tome medidas precipitadas antes da demissão oficial.
- Desrespeito no momento da demissão pode trazer retaliações e denegrir a
imagem da empresa no mercado.
Sem traumas: a demissão passo a passo
1. O processo da demissão deve ser planejado detalhadamente, e neste ponto o
suporte da área de RH é fundamental. Defina claramente quem deve ser desligado e
tenha em mente, com clareza, o real motivo da demissão.
2. Dê a notícia na parte da manhã. Convoque o demitido para uma reunião
(curta, cerca de 10 minutos) e tenha sempre em mãos os dados necessários para
informar os porquês da demissão.
3. Prepare-se para administrar a reação emocional do demitido. Se ele se
descontrolar, mantenha-se calmo e não tente discutir. Saiba controlar seus
próprios sentimentos, que podem ser semelhantes aos do demitido. Demonstre que a
empresa não o está deixando na mão e reconhece seu esforço e dedicação durante o
tempo de empresa.
4. Esteja pronto para responder perguntas como "Posso voltar para minha
sala?" Faça um roteiro do que ele deve fazer assim que deixar a sala e explique
claramente o que precisa ser devolvido e o que pode ficar com o demitido. Faça-o
assinar a documentação antes de deixar a sala.
5. Quando possível, ajude o demitido a se recolocar e diga sim se ele
perguntar se pode dar seu nome como referência.
6. Cuide da comunicação interna e externa. Prepare e informe as pessoas da
equipe, comunicando se haverá mais demissões. Dê o exemplo, comunique o
tratamento justo dado aos demitidos.