Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Como se relacionar com seu chefe 

Data: 15/03/2010

 
 
Neste artigo você encontra algumas dicas de como se relacionar com o seu chefe.

Como discordar do chefe?

Com cautela e se possível em particular evite expô-lo á uma discussão publica mesmo que você esteja com a razão. Tenha sempre os dados e informações que respaldam sua opinião e lembre-se você discute idéias e não pessoas por isso não se altere.

Quando falar e quando se calar?

Use o bom senso, observe ao seu redor o comportamento das demais pessoas. Geralmente existe um “momento” de discussões onde todos opinam, mas isso é controlado pelo chefe sendo assim quando ele der o sinal para parar faça-o imediatamente. Se achar que a situação ficou mal resolvida, agende para esclarecer a situação particularmente depois.

Devo ficar calado ou me defender dos meus erros?

Depende da abertura do seu chefe, mas sempre que for possível se defenda com justificativas condizentes junto com um plano de contingências para cercear os possíveis danos causados pelo seu erro e claro nunca o repita de novo.

Como agir após um desentendimento?

Espere os ânimos esfriarem. Seja humilde, peça desculpas sinceras, justifique a sua atitude se possível e se comprometa a não repetir este comportamento. Caso ocorra em particular fale em particular, caso seja em publico alem de falar em particular se redima em publico através de um pronunciamento ou uma carta.

Preciso ir a todos os happy-hours?

Não. Mas justifique a sua ausência e agradeça o convite. Se possível compareça a alguns mesmo que tenha que sair mais cedo apenas para não ficar rotulado como anti-social. Em minha opinião happy-hours são uma ótima oportunidade de networking alem disso favorecem os laços fora do trabalho, mas cuidado com o comportamento, bebida, brincadeiras etc.

Preciso ser amigo do chefe?

Não. O que você não dever ser é o inimigo dele. Alem disso o seu chefe já deve ter seus próprios amigos, você precisa é ser competente no que faz.

Preciso puxar o saco do chefe?

Não. Você deve mostrar resultados. Seu chefe certamente sabe diferenciar puxa-sacos do resto das pessoas competentes que trabalham com ele. Alem disso esse é o modo mais chulo de reconhecimento que eu conheço.

Devo fazer o que o chefe quer ou o que eu quero?

Os dois. Se tudo estiver correndo bem na sua empresa raramente isso acontecerá, pois as metas estão na mesma direção então seus esforços devem estar em sinergia para atingi-las caso contrario as metas não estão claras para um dos dois.

Devo dar minhas opiniões em assuntos que não me dizem respeito?

Não. A não ser que lhe alguém envolvido lhe peça e mesmo assim meça as suas palavras, pois com certeza você não possui os dados suficientes para sustentar a sua opinião tornando-a apenas um “achismo”.

Como sugerir novas ideias?

Um chefe não é o dono da verdade marque uma conversa e do modo mais claro e transparente possível exponha suas idéias coerentemente, munido de dados consistentes e surpreenda-se com os resultados. Se ele não aceitar peça para que justifique o motivo.

Devo mudar meu jeito de se por causa do trabalho?

Não. As pessoas evoluem com o tempo e mudam conforme suas experiências de vida, mas isso não significa que você deva representar na empresa. Caso isso esteja acontecendo significa que os valores da empresa e os seus são diferentes sendo assim está na hora de pensar em mudar de empresa.

O que fazer se não concordo com as exigências do emprego?

Tente justificar sua insatisfação caso não haja um consenso, o que é o mais provável, mude de emprego.

Como pedir um aumento?

Dependendo da empresa nem pense nisso. Se esse não for o seu caso, agende uma reunião com seu chefe e seja profissional exclua qualquer referencia de natureza pessoal como o aumento da prestação da casa ou do colégio das crianças. Se restrinja a apresentar as suas imensas contribuições em relação aos demais funcionários se elas existirem e depois reze muito, pois em 99% das vezes a resposta é um evasivo “não”, mas ainda existe 1% de chance.

Devo engolir sapos?

Infelizmente sim na maioria das vezes, mas se lhe serve de consolo não conheço ninguém que não tenha engolido sapos na vida. Acredito essa seja uma competência importante nos dias de hoje, saber digerir os sapos que engolimos.

Como agir quando não sou reconhecido?

Respirar fundo e mudar de estratégia tente mostrar mais os resultados do seu trabalho, lembre-se de que apesar do ovo do pato ser maior e mais gostoso é o da galinha que vende mais. Repense seu marketing pessoal.

Suce$$o


 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Roberto Recinella
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
ImóveisPrecisa reformar seu imóvel? Contrato de empreitada pode ser um bom negócio
SaúdeConheça 7 doenças que podem atrapalhar suas férias e como evitá-las
Carreira / EmpregoChegou a hora de mudar de emprego: você se sente preparado?
ImóveisImóveis mobiliados podem ser uma boa opção para inquilinos e proprietários
Turismo / ViagensBagagem: Para quem vai ao exterior - Quais são as isenções?
Carreira / EmpregoSerá que não está na hora de mudar para fugir do comodismo?
Carreira / EmpregoComo driblar a falta de informação dentro da empresa?
Carreira / EmpregoFalta de foco é principal ladrão de tempo, diz pesquisa
Negócios / EmpreendedorismoComo funciona a formação de uma identidade de negócio
Investimentos / FundosPensando em investir em FIDCs? Conheça as obrigações do custodiante