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Carreira / Emprego - Competências profissionais 

Data: 04/03/2010

 
 

O mercado de trabalho hoje exige muito mais do que um diploma. Longe estão os dias em que freqüentar uma universidade altamente credenciada era uma garantia para conseguir um bom emprego ou uma boa posição profissional. Hoje, você precisa de muito mais: experiência, comunicação e outras habilidades.

Mas o que é competência? Quais são os elementos exigidos atualmente?

As competências são formadas basicamente por três fatores:

conhecimento, habilidades e atitudes.

As “10” competências mais procuradas pelo mercado de trabalho atual:

1. Adaptabilidade.

É a capacidade de adaptação às mudanças, a diferentes situações e realidades, a novas atividades e projetos. As empresas hoje estão constantemente transformando-se para acompanhar as freqüentes mudanças no cenário econômico mundial.

Para sobreviver financeiramente na competição acirrada do mercado, as empresas estão buscando os profissionais com um elevado nível de adaptabilidade, que sejam abertos, que aceitem mudar de posto, de cidade, de país, que modifiquem projetos e prioridades, que aceitem novas ideias.

2. Criatividade.

É o processo através do qual as ideias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valores. O processo envolve a descoberta de maneiras novas e eficazes de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o círculo de influência.

A criatividade manifesta-se pela capacidade de inovar e de resolver situações inesperadas e da capacidade de decidir autonomamente e, acima de tudo, pelo senso crítico: não aceitar passivamente o que a tradição, moda e opiniões dominantes procuram impor incondicionalmente. O mercado de trabalho busca os profissionais que têm ideias novas e originais. Mas, para ser criativo é necessário expor, apresentar ideias e pontos de vista e permitir riscos, sem medo de errar.

3.Iniciativa.

É tomar a iniciativa de resolver problemas e realizar tarefas fáceis ou difíceis. Não só ter a ideia ou solução, mas acima de tudo, tomar medidas. O mercado está procurando profissionais que respondem com rapidez e agilidade às demandas da vida cotidiana.

4.Facilidade de comunicação.

Com a evolução da tecnologia surgiram várias ferramentas de comunicação. A Internet permite que a comunicação seja feita em alta velocidade e atravesse grandes distâncias. Por outro lado, fazer uso destas novas ferramentas, não significa ter facilidade de comunicação. Você precisa saber expôr claramente as idéias e opiniões, o que exige ser capaz de observar os acontecimentos e situações e ouvir os outros.

A comunicação pode ser feita de várias maneiras: verbalmente, por escrito e não-verbalmente. Às vezes nós nos comunicamos facilmente através de uma dessas formas, mas também há a necessidade de desenvolver outras. Às vezes dizemos algo verbalmente, mas os nossos olhos ou sorriso podem dizer o oposto.

Para trabalhar na atualidade é preciso se comunicar através de vários instrumentos, em línguas diferentes e você tem que entender a linguagem dos vários membros da equipe profissional.

5. Facilidade de relacionamento interpessoal.

Relacionar-se facilmente com os outros exige ser empático, aceitar a si mesmo e aos outros com os pontos fortes e fracos de cada um, estar disponível para o outro. Nas sociedade de hoje as relações são cada vez mais breves, superficiais, temporárias, e até mesmo virtuais. No mundo do trabalho é agora falado da importância da "rede" ou rede de contatos, pois ela frequentemente facilita, desde novas oportunidades de carreira, até a troca informações, realização de negociações e parcerias.

6. Capacidade de resolver problemas.

Resolução de problemas faz parte da rotina diária de trabalho em todas as atividades de trabalho, o que muda é o tipo e a dimensão de tais problemas. Há dificuldades muito simples e outras que exigem maior esforço e persistência para serem resolvidas. Para resolver um problema, devemos analisá-lo de diferentes ângulos, investigar possíveis formas de resolver, avaliar alternativas, prever conseqüências e tomar uma decisão assumindo riscos.

7. Capacidade para trabalhar em equipe.

Não podemos mais trabalhar sozinhos, vivemos em um mundo globalizado que exige que o trabalho seja feito em equipe, às vezes composta de pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância. Não é fácil trabalhar em conjunto, porque isso requer expor ideias e ouvir os outros; aceitar sugestões, respeitar opiniões diferentes, colaborar, construir juntos, e aceitar os limites de si e dos outros membros da equipe.

8. Liderança.

“Não é a posição que faz o líder, mas o líder que faz a posição”. Um bom líder ouve as idéias dos outros, inspira confiança nos colegas de equipe, respeita os outros, é seguro o suficiente para defender suas ideias e as dos seus subordinados, é capaz de atrair voluntários para suas iniciativas e projetos, influencia outros e cativa a sua atenção, coordena e organiza projetos.

O mercado de trabalho hoje procura as pessoas que podem, em algum momento ou ocupação, assumir o papel de líder e conquistar seguidores.

9. Empreendedorismo.

Esta competência não é necessária apenas para aqueles que querem seu próprio negócio, mas para qualquer profissional. É muito importante saber mostrar o seu conhecimento e valor, seu “know-how”, saber vender seu produto ou projeto, tratar o negócio como se fosse seu, buscar novas oportunidades, ter perseverança e compromisso, assumir riscos, planejar e definir metas.

No mercado competitivo, ter um espírito empreendedor abre muitas portas. Você não pode esperar até que alguém lhe dê uma oportunidade de emprego ou negócio, você deve ir a campo para encontrá-la.

10. Domínio das novas tecnologias de comunicação e informação.

Hoje em dia é essencial conhecer e saber usar as novas tecnologias de comunicação e informação. A Internet mudou as relações e lugares de trabalho. Hoje você trabalhar em qualquer lugar, não precisa mais estar na empresa ou escritório. Você pode se comunicar facilmente com os profissionais que estão longe, trocar ideias por e-mail, msn, skype, fazer reuniões, fazer cursos e conferências através de vídeo conferência, comprar e vender produtos em sites comerciais de diferentes países o mundo e assim por diante. As relações interpessoais foram facilitadas e expandidas com redes como Orkut, Twitter, Facebook, MySpace, e outros.

Hoje, quem não está conectado nem acompanha o mundo tecnológico fica em desvantagem no mercado de trabalho.



 
Referência: Adminitradores.com.br
Autor: Rosival Fagundes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :