Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Comunicação nota 10: veja premissas fundamentais explicadas por especialista 

Data: 17/09/2009

 
 
Se você é daqueles que possui enorme dificuldade para se comunicar com as pessoas e, principalmente, para falar em público, não desanime! De acordo com o professor de Comunicação Verbal e diretor do instituto que leva seu nome, Reinaldo Passadori, todos podem falar bem.

"Alguns com mais facilidade que outros, mas, com técnica, crença, esforço, treino e dedicação, não há obstáculos que não possam ser superados", explica em seu livro "Comunicação essencial - Estratégias eficazes para encantar seus ouvintes" (Ed. Gente).

Premissas
Antes de começar a praticar, é necessário conhecer algumas premissas fundamentais com relação à comunicação verbal, que constam no livro escrito por Passadori:
  1. Não somos valorizados pelo que sabemos, mas pelo que fazemos com o que sabemos, principalmente no mundo corporativo;
     
  2. Ninguém nasceu sabendo falar, muito menos fazendo discursos maravilhosos ou palestras e aulas extraordinárias. Isso se aprende;
     
  3. Destaca-se em um grupo não necessariamente quem sabe mais, mas aquele que se comunica melhor;
     
  4. Nosso sistema educacional não privilegia o desenvolvimento da habilidade da comunicação verbal nem simples leituras ensaiadas, muito menos técnicas mais sofisticadas, tais como exercícios de empatia, retórica ou eloquência;
     
  5. Todas as pessoas podem aprender técnicas e desenvolver habilidades de comunicação verbal sem, necessariamente, ter um dom especial para isso;
     
  6. A efetiva comunicação pressupõe um ato de consideração para com o outro;
     
  7. Do mesmo modo que filtramos e interpretamos tudo o que nos chega por meio dos sentidos, também as outras pessoas fazem isso. A consciência desse mecanismo aumenta a responsabilidade de quem deseja, de fato, comunicar-se;
     
  8. No mundo dos negócios e das organizações, procuram-se profissionais cada vez mais completos e capazes. Uma das principais competências exigidas é a de se comunicar bem com outras pessoas;
     
  9. Não há como escapar: um dia, você será convidado a dar entrevistas, aulas ou proferir palestras, quando não simplesmente a participar de reuniões de negócios ou liderar equipes. Tais atividades fazem parte da vida de um profissional de sucesso;
     
  10. Dois aspectos são fundamentais no processo de comunicação: o primeiro é o que falar e o segundo é como falar. De nada adianta possuir rico conteúdo, mas expressá-lo de forma inadequada. O contrário também é verdadeiro;
     
  11. Detalhes simples, como o desconhecimento da voltagem do local onde se fará uma apresentação ou a falta de bateria no microfone, podem comprometer significativamente uma brilhante e bem elaborada apresentação.


 
Referência: InfoMoney
Autor: Karin Sato
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :