Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Filhos - Crianças: é preciso falar de dinheiro com os filhos? 

Data: 14/07/2009

 
 

De acordo com a consultora Cássia D´Aquino, uma dúvida sempre preocupa os pais: como e quando falar de dinheiro com as crianças?

"Os pais sempre querem saber quando devem falar de dinheiro com as crianças, e muitas vezes não percebem que desde bem pequenos o dinheiro já faz parte da vidinha deles. Eles não precisam falar sobre, mas eles escutam os pais falando e veem a família lidando com isso", conta.

Para a consultora, diversas são as oportunidades de falar sobre o assunto, seja na hora de comprar uma roupa nova, uma chuteira para o futebol, na hora de pagar o cinema ou de comprar comida. "Porém, o que realmente importa é o exemplo dos pais. É por meio dele que as crianças vão estabelecer a sua relação com o dinheiro".

Participar
Além disso, segundo Cássia, as crianças podem ajudar em atividades relacionadas ao orçamento doméstico e, consequentemente, aprenderem com elas.

"Um bom exemplo dessas atividades é a lista do supermercado. As crianças podem ajudar a verificar o que é preciso comprar e depois podem participar da compra no supermercado. O simples fato de elas perceberem que a família faz uma lista e a cumpre, ensina para a criança a importância de elaborar e executar o planejamento financeiro".

Cássia conta, ainda, que tão importante quanto ensinar a planejar é mostrar para a criança quais são as escolhas dela e quais os desdobramentos dessas escolhas. "É fundamental fazer com que ela perceba que os seus atos têm consequências. Essas medidas tornam a criança mais confiante em sua capacidade de perceber situações, resolver problemas e fazer escolhas apropriadas aos interesses dela", explica.

Crise
Ainda de acordo com a consultora, outro tema que tem gerado dúvidas entre os pais é se eles devem, ou não, falar sobre a crise financeira com os filhos.

Ela aconselha: "é um assunto delicado. É importante falar com a criança sobre as prováveis mudanças no orçamento da família, porque se essas mudanças acontecerem, elas vão perceber, vão notar que algo vai mal. E se os pais não explicam, o filho pode começar a fantasiar e imaginar cenários muito piores do que o real".



 
Referência: InfoMoney
Autor: Tabata Pitol Peres
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
SaúdeDepressão, cansaço, obesidade... Culpa da tireóide?
SegurosSaiba quando vale a pena fazer um seguro de vida
Economizar / PouparEstudante: vença o desafio de se locomover sem gastar muito!
Modelos de documentosDENÚNCIA - HOMICÍDIO (ART. 121 DO CP)MERITÍSSIMO JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE (.......................)
Carreira / EmpregoPerdeu equipamento com dados da empresa? Veja o que fazer!
Finanças pessoaisPreocupação com contas aumenta demanda por planejador financeiro
Finanças pessoaisDivórcios crescem no Brasil: como lidar com o impacto no orçamento após a separação?
Carreira / EmpregoTrocar de estágio com frequência e em pouco tempo nem sempre é vantajoso
ImóveisNa compra do imóvel, cuidado com as armadilhas dos estandes de vendas
Ações / Bolsa de ValoresUm guia para quem planeja começar a investir na bolsa