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Carreira / Emprego - Às vezes, dói: como lidar com a verdade no feedback e nos negócios? 

Data: 02/06/2009

 
 
Apesar dos riscos, como o de ser mal compreendido pelos colegas, usar a franqueza no ambiente de trabalho é sempre a melhor alternativa. Mas o profissional deve tomar cuidado quando for falar a verdade.

"O que pode gerar problemas são as verdades provisórias e eventuais mentiras camufladas de bons argumentos", afirmou o coach executivo e de equipes, Carlos Cruz. Ele explicou que, quando é franco, o profissional tira as pessoas da famosa zona de conforto e, por isso, elas ficam mais suscetíveis a conflitos.

De acordo com ele, o ser humano só diz o que é verdade ou mentira baseado no próprio conhecimento, na experiência vivida e no que ele acredita. No ambiente de trabalho, porém, é preciso ter como referência os fatos para comunicar as verdades em mente.

No feedback
O feedback é um momento propício para falar a verdade. O processo só se torna útil, porém, se alguns cuidados são tomados:
  • Seja descritivo, e não avaliativo: evitar julgamento ao relatar uma situação reduz a necessidade de se reagir defensivamente;
     
  • Quebre a resistência: reconheça algo positivo antes de dizer a verdade ao outro, caso seja pertinente;
     
  • Seja específico, ao invés de genérico: em vez de dizer a alguém "você é...", descreva seu comportamento em determinada situação;
     
  • Foque no comportamento que o outro pode modificar: caso contrário, terá um colega de trabalho frustrado;
     
  • Seja oportuno: dê um feedback logo após o comportamento em questão, mas é importante observar a abertura do outro para ouvi-lo;
     
  • Seja pontual: quanto mais objetivo for, mais impacto vai gerar e maiores as possibilidades de melhorias;
     
  • Seja franco: quanto mais franqueza tiver na comunicação e menos enrolar, mais segurança você terá para falar a verdade.
Nos negócios, comunique a verdade quando for agregar valor ao trabalho e traga informações úteis para o crescimento dos negócios. Além disso, lembre sempre de:
  • Basear-se em fatos;
     
  • Apresentar soluções, ao invés de relatar problemas;
     
  • Evitar triangulação na comunicação, ou falar de um terceiro que não esteja presente na reunião;
     
  • Estimular o debate colocando hipóteses para as verdades em questão;
     
  • Focar em resultados.


 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
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