Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Seleção interna: uma oportunidade de crescimento  

Data: 18/12/2008

 
 

Atuando em um cenário de constantes mudanças, as organizações vêm percebendo que o diferencial da competitividade é o seu capital intelectual - conhecimento da força de trabalho integrado às práticas de gestão - transformando-o em competência organizacional. Isso somente é possível para as organizações que estimulam e investem no desenvolvimento dos seus colaboradores e criam oportunidades para o seu crescimento profissional.

O processo de seleção interna é uma ferramenta de gestão que visa a valorização da força de trabalho nas organizações, oportunizando o autodesenvolvimento e ascensão funcional, devendo ser incentivado na medida em que possibilite o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e os objetivos das pessoas que a integram. É uma política de gestão de pessoas que, se bem aplicada, resulta em crescimento para a organização, para os líderes e para os colaboradores participantes.

O que ganha a Organização? Aumento do retorno do capital investido no desenvolvimento da força de trabalho, pela geração do capital intelectual, com a aplicação do aporte de conhecimentos adquiridos e na ampliação da capacidade de atração e de retenção de talentos. Principalmente esse último.

O que ganham as lideranças da empresa? Credibilidade e motivação da equipe, através do incentivo ao desenvolvimento da sua força de trabalho e pela possibilidade de preenchimento de vagas com pessoas da própria equipe, além de ganhos de produção gerados pela motivação, com a valorização e o reconhecimento das habilidades e potencialidades do colaborador aprovado no processo.

A participação no processo gera crescimento, não apenas para o colaborador selecionado, mas para todos os candidatos, porquanto oportuniza uma auto-avaliação do seu perfil, frente ao perfil do cargo e a identificação de oportunidades de melhoria, obtidas durante feedbacks gerados no decorrer do processo. Assim, todos ganham.



 
Referência: gestaodecarreira.com.br
Autor: Denide Pereira Santos
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Defenda-seConstituição Federal - Íntegra da lei : » Ato das disposições constitucionais transitórias »»» Art. 55º a 73º
VendasDicas de Vendas
Modelos de documentosContrato - Individual de Aprendizagem de Menor
Ações / Bolsa de ValoresDesdobramento de ações: como essa operação pode afetar seus investimentos?
Impostos / TributosImposto de renda (IR): A dedução de despesas inclui somente o pagamento de mensalidade ou anuidade escolar?
Carreira / EmpregoEspecialista fala de cinco atitudes que acabam com suas chances de ganhar mais
Economizar / PouparNa hora de trocar a mobília, pequenas medidas podem fazer diferença no bolso
Impostos / TributosPague menos CPMF
Economizar / PouparPoupe para comprar: Parcelamento gera aperto no futuro
Carreira / EmpregoDicas de motivação para quem está começando