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Carreira / Emprego - Enfrente o medo de falar em público 

Data: 16/12/2008

 
 

De uns tempos pra cá vem se detectando o interesse crescente na desinibição.

Profissionais, em qualquer nível hierárquico, estão descobrindo que se não forem bons vendedores de si mesmos, e de suas idéias, perdem a oportunidade para outros que talvez nem sejam tão bons quanto eles do ponto de vista técnico, de experiência de formação. Para vender bem, as pessoas precisam expressar-se bem verbal e corporalmente. É esse o diferencial competitivo. O desejo de expressão é inerente

à natureza humana. Mas, a formação, tanto familiar quanto social e educacional, ainda tem características muito bloqueadoras desta expressão desde a infância. O ensino formal, em particular continua sendo predominantemente decodificador e autocrático em todos os níveis. No final, é a vontade do professor que prevalece, exceção feita em parte às escolas com abordagem construtivista, o que não quer dizer que alguns professores praticantes desta abordagem tenham conseguido livrar-se do ranço autocrático de sua própria formação. No entanto, alguns ganhos estão sendo possíveis em vários grupos particularmente em função da necessidade cada vez maior do trabalho em equipe e da conseqüente necessidade de compartilhamento.

Não é difícil desinibir-se quando se está decidido a fazê-lo. Certa vez li no livro “Mensagens de Maria para Mundo” que nem mesmo Cristo salva quando se quer ficar doente. Isso quer dizer que quando se quer, se consegue. A inibição consciente e voluntária é uma patologia. Para desinibir-se e aprender a vender a sua imagem e suas idéias, é preciso, além de vontade, muito treino. Eis algumas dicas para quem está pensando no assunto:

  • Ame-se, pois não se dá o que não se tem;
  • Esteja sempre em formação, porque o ser humano pronto é um ser acabado;
  • Informe-se, porque a contextualização da formação é indispensável;
  • Entregue-se com as suas idéias ao ouvinte;
  • Jamais considere o público como uma ameaça, pois isto bloqueia. Crie um ambiente de ajuda recíproca perene.
  • Confie e deixe que confiem em você, pois a credibilidade já é meio caminho andado;
  • Fale, não desperdice o dom divino que lhe foi concedido;

Para aprender a falar bem:

1. Respire bem. Não há como modelar a voz quanto ao volume, velocidade e tom, entonando e entoando corretamente, sem uma respiração adequada. Inspire profundamente pelo nariz e espire pela boca. Além de garantir uma boa reserva de ar para falar bem, você minimizará a sensação muito comum de sentir a boca seca, quando se fala.

2. A língua desenvolve um papel relevante na articulação das palavras e na emissão correta dos sons solicitados pelas regras da ortofonia na língua portuguesa. Como qualquer outro músculo, exige treinamento e conseqüente condicionamento para ser bem utilizada. Para treiná-la com um palinete (do tipo utilizado por médicos) prenda a língua de cima para baixo , e ao mesmo tempo, tente falar um texto livre ou lido. Em seguida, leia o mesmo texto em voz alta, com a língua livre, para assim perceber o progresso quanto ao domínio dos movimentos e maior clareza ao falar.

3. Algumas pessoas têm a voz abafada. Neste caso, devem realizar exercícios para liberá-la. Comece emitindo baixinho o som da letra “A”. Segundo os especialistas, “a mãe dos sons”. Vá aumentando o volume e o tom gradativamente até os seus limites conhecidos, inclusive quanto a sua capacidade respiratória, novos limites
serão descobertos.

4. Trabalhe alternando sons graves e agudos, utilizando-se de um texto previamente preparado.

Como vender bem a sua imagem:

1. Cuide bem de sua apresentação pessoal. Lembre-se: Você jamais terá a segunda oportunidade de causar a primeira impressão.

2.
Prepare com antecedência a sua apresentação, 60 % do seu sucesso depende disso.

3. Toda pessoa, em qualquer situação, tem em si o melhor e o pior para oferecer a quem o ouve e vê. Escolha dar o melhor. É isso que o seu cliente ouvinte quer.

4. Sorria com sinais de paz e entrega. Este secular passe de mágica ainda é o grande segredo na comunicação.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Edson Pereira da Silva
Aprenda mais !!!
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