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Carreira / Emprego - A importância do aperto de mãos 

Data: 15/12/2008

 
 

Nos encontros profissionais e sociais, não devemos desprezar um ato extremamente importante: o aperto de mãos.

Para muitos, este primeiro contato, passa uma impressão real de como a pessoa é. Assim, se o aperto de mãos for muito fraco, a pessoa tenderia a ser tímida, sem convicções. Já o
aperto de mãos mais forte evidencia alguém determinado e seguro.

Causar uma boa impressão depende de vários fatores como apresentação pessoal, vocabulário correto, simpatia, bom relacionamento interpessoal. Mas no primeiro contato, o modo de cumprimentar alguém pode revelar vários traços de nossa personalidade.

O aperto de mãos deve ser firme, natural e não deve ultrapassar cinco segundos, tempo suficiente para expressarmos um pouco de nossa energia, disposição e
personalidade.

Na vida profissional, o aperto de mãos é tão importante quanto o abraço é na vida social e familiar. Mas há certas situações em que se pode dispensá-lo:

  • Para cumprimentar um superior ou uma pessoa mais velha; espere que eles lhe estendam a mão em primeiro lugar.
     
  • Se a pessoa estiver à mesa de refeições, independente de ela já ter começado a comer ou não. Prefira um sorriso discreto ou um aceno de mão.
     
  • Em consultas médicas ou em visita a hospitais. Não é necessário cumprimentar o médico, a enfermeira e, principalmente, o paciente.
     
  • Quando há um grande número de pessoas. Basta cumprimentar aquelas que estiverem mais próximas ou as mais íntimas. Para as demais, um sorriso e um aceno de mão são suficientes.
     
  • Confira agora o que você não deve fazer ao cumprimentar alguém:
     
  • Dar um aperto de mãos frouxo, menosprezando a situação ou pessoa em questão.
     
  • Segurar a ponta dos dedos do interlocutor, esta é uma atitude indelicada.
     
  • Balançar os braços, abalando o físico de ambas.
     
  • "Triturar" os dedos do interlocutor, ocasionando dor ou constrangimento.
     
  • Segurar por muito tempo a mão da outra pessoa, deixando o interlocutor acanhado e sem graça.


 
Referência: curriculum.com.br
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