Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Você é um líder? 

Data: 15/12/2008

 
 

A revista VOCÊ S.A. reuniu algumas questões para avaliar quem é líder e ao mesmo tempo ajudar quem não é, a chegar lá, afinal, segundo a matéria "Essa é uma arte ao seu alcance"

O artigo começa com 10 observações:

O líder é um sujeito que:

1) Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer.

2) Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso.

3) Não tem subordinados. Tem seguidores. Ele não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja.

4) Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo.

5) Transmite segurança, confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade.

6)
Transmite senso de justiça. Ele toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.

7) Dá o exemplo. Se o expediente começa às 8 horas ele chega às 8 horas. Numa campanha de corte de custos, ele não promove festas e nem troca de carro.

8) Não precisa ser infalível. Mas precisa ter mais acertos do que erros.

9) Faz com que pessoas sigam na direção da companhia. Ele faz com que essa direção seja transparente, justa e clara.

10) Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo. As pessoas o seguem por que acreditam na sua visão.

Pensando que o líder assim como descrito não existe o profissional que reúne boa parte dessas qualidades vale ouro no mercado de trabalho. Portanto ser líder não é bom só para ele.

Mas você não se enquadrou nas definições de um líder ? Não desanime, como foi comentado no início desta matéria, você pode mudar. É preciso esforço, motivação e dedicação. Estudiosos concordam que esta é uma meta alcançável.

"É fundamental saber a diferença entre liderança e gerenciamento. Liderar é saber como explorar os mananciais da motivação humana - e também conhecer a base do relacionamento com os colegas", diz Tom Peters.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Revista Você S.A
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :