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Carreira / Emprego - Emprego no computador 

Data: 12/12/2008

 
 

A intranet, a internet de uso interno de uma empresa, serve para muita coisa. Reúne processos corporativos, deixa acessível para todos a estratégia da companhia e é um canal de integração para os funcionários. Ultimamente, tornou-se também uma forte aliada dos recursos humanos no recrutamento interno. No Brasil, a busca por candidatos pelo sistema eletrônico começa a dar os primeiros passos em grandes organizações como IBM, Grupo Pão de Açúcar e Banco Itaú. 'É uma tendência nas grandes empresas e logo estará disseminada em todo o mercado', diz a consultora de carreira

Vera Vasconcellos, da Career Center, de São Paulo. Por essa razão, se você não costuma acessar a intranet da sua empresa, é bom adotar esse costume. Do contrário, pode perder a chance de mudar de área e até de cargo. 'Se não estivesse ligado à rede, estaria no mesmo lugar desde que entrei no banco, há cinco anos', afirma o economista Henrique Prado Torres, de 29 anos, analista de risco operacional sênior do Banco Itaú, de São Paulo. Henrique recorreu duas vezes ao sistema. Na primeira mudou de área. Na segunda continuou no mesmo departamento, só que em outro setor. Com isso, conseguiu ser promovido e subiu uma escala na hierarquia do banco.

A seleção virtual ocorre de duas maneiras: quando a empresa divulga as vagas e espera a inscrição de funcionários, ou quando a própria companhia pesquisa seu banco de dados. Recentemente, a multinacional francesa Schlumberger, que presta serviços na área de petróleo, precisou recrutar um executivo para comandar as operações no Brasil. Pela intranet, o RH da empresa listou 31 executivos que falam português e têm capacidade técnica para a função. Tudo sem custo e com uma vantagem extra para os profissionais. 'Dessa forma, não existe politicagem para mudar de área', diz Jean Moritz, gerente de pessoal para a América Latina da Schlumberger.

Só há um risco em se candidatar a uma vaga pela intranet. Geralmente, quem se inscreve em um programa de recrutamento interno deve, antes, comunicar ao chefe imediato que vai tentar a vaga. 'Isso pode gerar uma saia-justa com a chefia', diz Juliana Rocha, consultora da Boyden Global Executive Search, de São Paulo. Um chefe inseguro pode achar que o profissional não quer mais trabalhar com ele por questões pessoais. Nesse caso, se o profissional não é aceito na nova posição, deu-se a desgraça. 'O chefe deve orientar o profissional e lhe dizer se aquela vaga é de fato boa para ele', afirma Juliana.

Currículo de papel

Além da intranet, a internet tem sido cada vez mais usada para acelerar a seleção de profissionais externos. Empresas como Procter & Gamble, Matec Engenharia, a divisão de caminhões, ônibus e equipamento de construção da Volvo, a Avon e a Unilever não querem mais saber de currículos em papel. Preferem que os candidatos que estão no mercado preencham os formulários de recrutamento diretamente em seus sites.

Enquanto pelo sistema tradicional o selecionador leva uma semana para chegar a dez nomes, pelo site isso acontece em minutos. Basta o RH acessar o aplicativo e inserir na busca meia dúzia de palavras-chave. 'O recrutamento que levava até quatro dias hoje não demora mais de um', diz Sara Behmer, vice-presidente de RH da Avon, que recebe cerca de 4 000 currículos por mês pelo e-mail e outros 1 000 em papel.

A Matec encontrou no site uma maneira para resolver um problema. 'Existem poucas empresas de seleção especializadas em engenharia, e esse é um dos caminhos mais fáceis para chegarmos até o profissional certo', diz Maurício Seixo, gerente de desenvolvimento humano da Matec. O site da empresa, que recebe cerca de 20 formulários por dia, é bastante objetivo. O candidato deve colocar ali seus dados e um resumo de sua carreira. 'Na seleção pela web conta mais o conhecimento técnico do que dados pessoais', afirma Maurício. Por isso, nada de informar que faz natação ou que adorou o livro O Monge e o Executivo, de James Hunter. Deixe detalhes como esses para a entrevista. A seleção pelo site não elimina entrevistas, testes de personalidade e dinâmicas em grupo.

Mas você precisa chamar a atenção do selecionador. Justamente por ser eletrônica, essa ferramenta é padronizada e não aceita letras em outras cores ou fotos. Há uma alternativa. 'É usar as palavras-chave, como o nome do cargo, idiomas em que o profissional tem fluência e suas especializações', afirma Carlos Diz, consultor do Rio de Janeiro.

Aliás, o relacionamento entre quem envia o currículo pela internet e quem o recebe é extremamente impessoal. 'Para evitar problemas, seja conciso. Essa foi minha estratégia', diz o engenheiro civil Alberto Rodrigues Prata, de 39 anos, de São Paulo. Alberto trabalhava na concordatária Spenco Engenharia e preencheu o formulário de duas construtoras: Matec e Camargo Corrêa. Nem chegou a ficar desempregado. A Matec o chamou no começo de outubro, menos de um mês depois de ele preencher o formulário eletrônico. Um aviso: fuja das consultorias que fizeram do currículo eletrônico um negócio, e não uma prestação de serviço gratuita, como deve ser.

Vagas virtuais

Como chamar a atenção quando enviar seu currículo pelos sites das empresas:

1) Seja objetivo. Escreva suas qualificações em, no máximo, oito itens e dê o maior número de informações técnicas possíveis.

2) Procure usar palavras-chave que resumam sua especialização e suas realizações, como 'orçamento', 'projeto', 'resultado' e 'experiência internacional'.

3) Evite ser generalista. Diga qual é sua formação, e não 'curso superior completo'.

4) Não exagere em nenhuma qualidade. Nem minta. Lembre-se que tudo será checado num segundo momento durante a entrevista com o RH.

5) Preencha o formulário novamente toda vez que terminar um curso, mudar de cargo ou de emprego. Assim seu currículo eletrônico estará sempre atualizado.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Anne Dias - Você S.A
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