Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Salário e negociação na carreira - Descole um aumento  

Data: 11/12/2008

 
 

É difícil encontrar alguém que esteja totalmente satisfeito com o próprio salário. Seis em cada dez executivos neste momento acham que sua remuneração está apenas na média do mercado. Mas qual o melhor jeito de pedir aumento para o chefe sem parecer apenas uma reclamação?

Como qualquer outra negociação, discutir salário requer alguns cuidados e artimanhas. É preciso primeiro conhecer o temperamento do seu chefe. Analisar o quanto sutil ou direto você precisa ser. Um jeito novo e eficiente é deixar muito claro quais os benefícios que um aumento vai proporcionar para a empresa. Esqueça o passado. Os resultados já alcançados não são bons argumentos nessa hora porque pode parecer que você não tem mais desafios profissionais pela frente. Essa pegada não funciona mais, embora ainda tenha gente partindo disso para arrancar um extra.

Projetar sua importância futura foi a estratégia usada pelo administrador mineiro Fernando Lúcio da Silva Júnior, de 28 anos. Até o ano passado, ele morava em Uberlândia, Minas Gerais, e trabalhava como consultor de franquias na área de varejo da Oi, operadora de celular. Com a criação de uma nova área, meio-de-campo entre os setores da técnica e de vendas, Fernando se ofereceu para intermediar o relacionamento entre os dois departamentos e tornar a linguagem mais clara entre eles. Negociou a nova posição e o aumento de salário mostrando ao chefe como sua formação e bagagem profissional o ajudariam nesse desafio. A estratégia deu certo. Com a promoção, ele foi morar no Rio de Janeiro e seu salário aumentou 30% — dez pontos percentuais a mais do que as empresas têm oferecido no país segundo pesquisa da Quorum Brasil sobre remuneração, realizada em março. 'O segredo para conseguir um aumento de salário é mostrar para o chefe que você é a solução dos problemas dele', explica Saulo Lerner, diretor da unidade de executivos da consultoria de recursos humanos da Right Management, de São Paulo. Para isso, você deve conhecer os objetivos da empresa, saber seus pontos fortes e como apresentá-los da melhor maneira. Parece simples, mas não é.

O psicólogo mineiro Edson Andrade Durão, de 40 anos, sabe bem disso. Há um ano e meio assumiu o cargo de gerente de negócios de recursos humanos na RM Sistemas, empresa de softwares de Belo Horizonte, Minas Gerais, para adaptar um produto da empresa ao público de RH, junto à área de desenvolvimento. Com o final do projeto foi convidado para trabalhar na área comercial e assumir responsabilidades ainda maiores e achou que era hora de negociar um aumento de salário. Apresentou ao chefe uma proposta que estabelecia metas em duas etapas. A primeira começou em abril e vai até julho deste ano e, quando o período chegar ao fim, ele terá um aumento de 25% no salário. Para a segunda etapa, que vai de agosto a dezembro, o reajuste será de 30%. O argumento de Edson foi forte. Montou planos para crescer a venda de um produto em 300% em dois anos e torná-lo um dos mais importantes da empresa. 'Mostrei que estava disposto a encarar desafios. Se não tivesse estabelecido metas, certamente as bases da negociação não teriam sido as mesmas', diz Edson Durão.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Renata Avediani - Você S.A
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Ações / Bolsa de ValoresComo investir em ações para a aposentadoria
Investimentos / FundosAprenda a matemática dos fundos
Investimentos / FundosRating: como uma agência classifica o risco de uma emissão de dívida?
SaúdeUnidades Básicas de Saúde (Endereços - Parte II)
Ações / Bolsa de ValoresDivã do investidor: o que define curto, médio e longo prazo no mercado de ações?
Carreira / EmpregoHabilidade em administrar mudanças - Qual a base de sustentação?
Negócios / EmpreendedorismoAvaliação de desempenho - Qual o momento de utilizar a de 360 graus? Agora é hora?
ImóveisVai construir ou reformar? Planejamento deve fazer parte do projeto
Negócios / EmpreendedorismoHotelaria hospitalar gera oportunidades nos setores de turismo e saúde
Carreira / EmpregoA Importância da Inteligência Emocional Para o Sucesso de Uma Organização