Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Especialista aponta como líder deve agir em momento de crise 

Data: 12/11/2008

 
 
Manter a motivação dos liderados é sempre um desafio, ainda mais em um momento de crise, quando surge uma insegurança em relação ao emprego. "A agitação dos mercados financeiros causa, obviamente, preocupação para os trabalhadores", afirmou o diretor regional de Retirement da Watson Wyatt, Segundo Tascon.

Por isso, o líder deve se esforçar para manter o grupo bem informado, aliviando os temores da crise e explicando os possíveis impactos em seus planos de pensão, programas de benefícios, remuneração e outros.

Para a empresa, fica a função de ajudar os funcionários a entender as implicações de suas estratégias de investimentos, em especial com o objetivo de aposentadoria, incluindo a importância de economizar, diversificar as carteiras e manter uma perspectiva de longo prazo.

Para os líderes
O diretor regional orienta que os líderes mantenham em mente alguns princípios, sendo o primeiro deles "ser líder". Isso significa dizer aos funcionários o que sabe e o que não sabe, explicar as medidas que estão sendo tomadas e estar sempre disponível. Abaixo estão outros pontos a que os líderes devem estar atentos:
  • Mostre sua força. Explique para os profissionais como eles poderão ajudar a empresa a passar por esta fase;
     
  • Seja visível. Deixe evidente seu engajamento, sua credibilidade, convicção e paixão, que são mensagens importantes a serem transmitidas;
     
  • Use sua equipe. Faça com que sua equipe saiba o que e como comunicar, para que não existam rumores e fofocas;
     
  • Seja coordenado. Coordene suas mensagens internas e externas. Os funcionários devem saber das notícias da empresa em primeiro lugar;
     
  • Delegue. Em momentos como este, as pessoas querem ajudar, para se sentir úteis, então, compartilhe responsabilidades;
     
  • Abra mão do mito do controle da mensagem. É preciso saber o que está na mente dos funcionários. Tenha em mãos um processo rápido para contra-atacar rumores e esclarecer incertezas, como a possibilidade de demissões;
     
  • Seja humano. A crise pesa no bolso dos funcionários, seja por meio dos investimentos, da inflação ou da renda. Reconheça sua dor e mostre a eles os recursos que a empresa coloca à disposição para auxiliá-los.


 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoChoque de interesses: na hora de pedir demissão, entenda postura do chefe
Carreira / EmpregoPara garantir renda, executivos pensam em abrir próprio negócio
Carreira / EmpregoAcreditar em futuro "cor-de-rosa" pode ser prejudicial à carreira
Carreira / EmpregoDiferenças salariais podem ser explicadas por habilidades pessoais
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro III - Do Direito das Coisas »»» Título V - Das Servidões
Finanças pessoaisPlanejamento de suas Finanças
Análise técnica (ações)Three Line Break
Carreira / EmpregoComo desenvolver a persuasão
AposentadoriaPrevidência Social - Quais são os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição - proporcional ou integral?
Dívidas / Endividado ?Gastou demais? Ponha as contas em dia