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Ações / Bolsa de Valores - Análise Fundamentalista 

Data: 28/10/2008

 
 

A Análise fundamentalista (ou Análise fundamental) é a análise da situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa e suas expectativas e projeções para o futuro.

Em contraposição da análise técnica, a análise fundamentalista não se baseia no estudo das cotações de bolsa e os seus movimentos. A análise fundamentalista interpreta dados fundamentais de uma empresa obtidos do balanço (análise contábil) e informações sobre a situação do mercado, o patrimônio da empresa, etc.

Essa análise é normalmente utilizada para definir o valor de mercado de uma empresa e comparar com sua cotação atual no mercado.

Definição

Avaliação técnica de fundamentos econômicos das companhias de capital aberto e do desempenho de suas ações no mercado de capitais. Projeção do comportamento de preços de ações a partir do estudo de características particulares de cada empresa. Utiliza-se das demonstrações financeiras divulgadas pela empresa assim como de informações setoriais e macro econômicas para fundamentar recomendações sobre quais papéis devem ser comprados ou vendidos. Metodologia para determinação do valor econômico de empresas e de projetos.

Valor Patrimonial

É a divisão entre o patrimônio líquido da empresa e o número de ações emitidas.

O resultado deste cálculo revela a relação existente entre os bens da empresa e o valor da ação. O Valor Patrimomial não deve ser analisado individualmente, muito menos utilizado como fator determinante de uma compra ou venda de ativos. É rara a situação em que o valor da ação negociada na Bolsa de Valores seja exatamente o mesmo resultante no cálculo do Valor Patrimonial devido as distorções e expectativas do mercado em relação a resultados futuros ou fatos significantes conectados diretamente ou indiretamente à empresa.

De qualquer forma, com o Valor Patrimonial conseguimos ver de forma rápida o quanto inflacionado ou deflacionado encontra-se o valor da ação negociado no mercado. Imagine que o cálculo do Valor Patrimonial tenha resultado em R$10,00 por ação, porém o ativo desta empresa está sendo negociado no mercado por R$15,00. Esta distorção de 50% do Valor Patrimonial em relação ao atual valor negociado é devido as distorções e projeções futuras citadas acima. Não há regra para que isto aconteça e a análise irá mudar-se de muitas formas dependendo do setor em que está sendo feita. Numa empresa como a Petrobras, por exemplo, deve-se ficar atento as estimativas do preço e produção do barril de petróleo, já empresas mineradoras como a Vale (antiga Vale do Rio Doce), é necessário levar em conta as projeções sobre o valor das commodities.

Índice

Preço/Lucro Definição

Quociente da divisão do preço de uma ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido anual da mesma. Assim, o Índice preço/Lucro - P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, pelo recebimento do lucro gerado por uma empresa. Para tanto, torna-se necessário que se condicione essa interpretação à hipótese de que o lucro por ação se manterá constante e será distribuído todos os anos.

O índice Preço/Lucro de uma ação (também conhecido por múltiplo de lucros ou PLPA) é um índice usado para medir quão baratos ou caros os preços das ações estão. É provavelmente o mais consistente indicador de ressalva quanto ao otimismo excessivo no mercado. Serve também como um marcador de problemas e de oportunidades de negócio. Relacionando o preço e os lucros por ação de uma companhia, pode-se analisar a avaliação de mercado das ações de companhias relativa à riqueza que a companhia está criando realmente. O índice P/L é calculado da seguinte forma:

O preço por ação (numerador) é o preço de mercado de uma ação. O lucro por ação (denominador) é o lucro líquido da empresa mais recente do período de um ano, dividido pelo número de ações.

A razão principal de calcular o índice P/L é tornar comparável para os investidores duas ou mais ações de empresas de diferentes setores. Se uma ação tiver um P/L duas vezes maior do que de uma outra ação, este provavelmente é um investimento menos atrativo (quanto maior for o P/L, mais "cara" estaria a ação). As comparações entre setores entre países ou entre períodos são perigosas.

Por exemplo, se a ação A estiver sendo negociada por R$ 24,00 e o lucro por ação para o período mais recente de doze meses for R$ 3,00, então o índice P/L é 24/3 = 8. Por um lado, o comprador da ação estaria pagando R$ 8,00 por cada R$ 1,00, por outro, estaria investindo numa empresa que promete ter bons lucros futuros.

Valor Unitário da Ação

Divisão entre o valor do capital social realizado de uma empresa e o número de ações emitidas.

Valor Nominal

Valor para cada ação no momento de sua emissão, através de uma IPO ou através de uma emissão secundária.



 
Referência: advfn.com
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