Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Análise técnica (ações) - Índice de Força Relativa 

Data: 27/10/2008

 
 

O Índice de Força Relativa (IFR), do inglês Relative Strength Index (SRI) é um dos indicadores mais conhecidos e utilizados na análise técnica, talvez pela facilidade de interpretação. Ele foi desenvolvido em 1978 por Welles Wilder e publicado na Commodities magazine.

O Índice de Força Relativa mede a evolução da relação de forças entre compradores e vendedores ao longo do tempo. Sua utilização possibilita observar o enfraquecimento de uma tendência, rompimentos, suporte e resistência antes de se tornarem aparentes no gráfico de barras. O estudo é desenhado em uma faixa paralela, com o formato de uma curva simples e seu domínio está entre 0 e 100.

Pode ser calculado como:

IFR = 100 − {100 ÷ (1 + RS)}

Onde:

  • IFR = Índice de força relativa.
  • RS = Média de altas no período / Média de baixas no período

Usualmente adotam-se períodos de 14 dias e níveis de 70 e 30 para as escalas verticais.Se o IFR sobe acima de 70, um topo no mercado está sendo atingido; se desce abaixo de 30, uma tendência de queda está para ser revertida. Uma maneira simplista deste oscilador aconselha a compra quando o IFR ultrapassa a barreira dos 50; ou a venda quando cai abaixo.

Alguns analistas determinam a faixa acima de 70 ou 80 como intervalo onde a ação entra em uma área de risco, diz-se que os preços estão sobrecomprados. Na faixa entre 0 e 30 os preços estão sobrevendidos, devendo ocorrer a sinalização de reversão para alta dos preços.

O valor de 14 dias para o período do IFR é geralmente utilizado mas valores de 9, 20 e 30 dias são comuns. Quanto maior o período, mais lento se torna o índice. Se o IFR ficar normalmente acima de 50, indica que a ação tem apresentado mais ganhos que perdas, o que também pode ser levado em conta no momento de investir. Outra maneira de se encontrar sinais no IFR é através da divergência entre o preço da ação e o valor do IFR. Quando o IFR está abaixo de 30 e começa a aumentar, enquanto o preço da ação ainda está caindo, está ocorrendo uma divergência e poderá haver uma alta eminente da ação. Por outro lado, quando o IFR está acima de 70 e começa a cair, enquanto o preço da ação ainda sobe, também está ocorrendo divergência, sendo um sinal de que poderá haver uma reversão da tendência.

 



 
Referência: advfn.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoAbrir empresa em casa requer atenção especial
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Geral) »»» Livro II - Dos Bens »»» Título Único - Das Diferentes Classes de Bens
Impostos / TributosImposto de renda
Economizar / PouparBrasileiros desperdiçam 30% dos alimentos que poderiam ser utilizados de outra forma
Modelos de documentosInstrumento particular de contrato de Assistência Médico-Hospitalar coberto pelo Seguro Saúde
Empréstimo / FinanciamentoPagou mais no empréstimo do que o informado no CET? Veja o que fazer!
Carreira / EmpregoEnfrente os conflitos no trabalho
Modelos de documentosContrato - Particular de Edição - Publicação de Obra
Modelos de documentosCarta - Recomendação Profissional
Ações / Bolsa de ValoresPOP (Proteção do Investimento com Participação). Sem medo de investir.