Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Análise técnica (ações) - Média Móvel Simples 

Data: 27/10/2008

 
 

A média móvel é uma técnica usada para analisar dados em um intervalo de tempo. É aplicada nas finanças e principalmente na análise técnica. O principal objetivo da média móvel simples é fornecer o valor médio da cotação dentro de um determinado período. Assim, para cada valor incluído no cálculo da média, o valor mais antigo é excluído. Na média móvel simples (SMA), cada dado utilizado no cálculo da média terá o mesmo peso. Por exemplo, uma média móvel da cotação de fechamento de 10 dias, calculada para a data x, será:

SMA = [Fech(x) + Fech(x-1) + Fech(x-2) + … + Fech(x-9)] ÷ 10

Em outras palavras, a média móvel simples é calculada adicionando-se os preços (geralmente os preços de fechamento) para um número de períodos (horas, dias, semanas, etc.) e dividindo-se esse valor pelo número de períodos.

Na análise técnica, existem alguns valores populares para x como 10 dias, 40 dias ou 200 dias. O período selecionado dependerá do tipo de movimento no qual o investimento está sendo baseado: curto, médio ou longo prazo. Em qualquer caso, a média móvel será interpretada como suporte em um mercado em ascenção, ou como resistência em um mercado em queda. Através da intersecção entre a cotação e a média móvel, sinais de compra e venda são produzidos. Se a cotação “cortar” a média móvel para cima, esse será um sinal de compra. Se o oposto ocorrer, ou seja, se a cotação “cortar” a média móvel para baixo, esse será um sinal de venda.

A média móvel segue uma tendência. Ela não possibilita uma antecipação das mudanças nas tendências. Com isso, as médias móveis apresentarão sinais de mudanças nas tendências só depois que o movimento já tiver começado. Alguns estudiosos afirmam que, pelo fato de apenas reagirem a uma tendência, as médias móveis não devem ser utilizadas em todos os momentos. O mercado financeiro, muito freqüentemente, se apresenta na forma de acumulação na qual ele se move lateralmente entre os limites de preço. Quando isso ocorre, a utilização das médias só será possível em pequenos espaços de tempo e, mesmo assim, existirá a possibilidade de uma interpretação errônea dos resultados, pois não existe claramente a definição de uma tendência.



 
Referência: advfn.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
UtilidadesSerasa São Paulo
Taxas / ÍndicesIOF (Imposto sobre Operações Financeiras), imposto que incide sobre diversas operações financeiras
Empréstimo / FinanciamentoComo usar sua casa para conseguir um empréstimo barato
Economizar / PouparConta de luz: confira dicas para não gastar demais com o chuveiro elétrico
Carreira / EmpregoA relação entre integridade e a eficácia da liderança
Carreira / EmpregoComo surgem as boas ideias?
Finanças pessoaisAnalfabetismo matemático pode ser a causa do descontrole financeiro
Carreira / EmpregoPrimeira reunião com um cliente? Veja como aproveitar a oportunidade
Turismo / ViagensVeja como economizar com hotéis em SP, sem pecar na qualidade!
ImóveisO barato sai caro: ao refazer orçamento do condomínio, é preciso ter critério nos cortes