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Como agir - Celular: Exija apólice ao contratar seguro de celular 

Data: 30/05/2007

 
 

Exija apólice ao contratar seguro de celular
 

Celulares roubados ou perdidos podem trazer muita dor de cabeça aos seus proprietários, razão pela qual o consumidor deve tomar algumas medidas simples. Uma delas é o pedido de bloqueio da linha à operadora, segundo o diretor-executivo da Associação Nacional das Prestadoras de Serviço Móvel Celular (Acel), Antonio Jorge Martins. Se o aparelho tiver sido roubado ou furtado é necessário registrar Boletim de Ocorrência (BO). "Esse documento deve ser apresentado à operadora, mas isso não precisa ser feito imediatamente", explica Martins. \q

Para evitar problemas
1 - O primeiro passo é comunicar a operadora, seja em caso de perda, roubo ou furto. Assim, a linha será bloqueada imediatamente. Se o cliente tiver perdido o seu celular, o bloqueio poderá ser revertido caso o aparelho seja encontrado.
2 - Em casos de roubo ou furto, é importante registrar um Boletim de Ocorrência. Um cópia deste documento deve ser apresentada à operadora para justificar o bloqueio do aparelho roubado ou furtado. Com isso, o bloqueio é definitivo.
3 - Um espécie de número de série do aparelho, chamado hexxa, é enviado à Associação Nacional das Prestadoras de Serviço Móvel Celular (Acel) pela operadora. Essa Associação mantém um cadastro nacional de telefones roubados. Todas as operadoras do país consultam este cadastro antes de habilita um aparelho.
Assim que for comunicada, a operadora envia o hexxa do aparelho (número de série que funciona como o chassi dos carros) para a Acel, que mantém um cadastro nacional de telefones roubados. "Cada operadora tinha seu cadastro, mas um aparelho roubado em São Paulo podia ser habilitado na Bahia", explica Martins. "Com o cadastro nacional, as fraudes diminuíram."

Quem tem telefone da Telesp Celular deve ligar para 1404 para bloquear a linha. Em caso de perda, o cliente recebe senha para desbloquear se encontrar o aparelho. Clientes da BCP Telecomunicações devem telefonar para 0xx11 5509-6955.

As duas operadoras oferecem seguros para celular. O da Telesp cobre roubo e furto qualificado (com rompimento de barreira física). Já a BCP oferece o básico, com cobertura para roubo, furto qualificado, perda de renda e acidentes pessoais, e o total, contra roubo, furto qualificado e furto simples (sem violência).

Esse tipo de seguro, para a assistente de direção da Fundação Procon-SP Lucia Helena Magalhães, tem um problema: como normalmente a adesão é feita por telefone, o consumidor quase nunca recebe apólice ou contrato. "Sem informações completas, ele pode descobrir as limitações do contrato somente quando precisar recorrer ao seguro." "A informação que se tem ao contratar seguro normalmente é a que consta da publicidade, quase sempre incompleta", acrescenta.

Lucia recomenda que seguro só deve ser contratado se a apólice for entregue na hora. "Se a informação foi incompleta, o ônus é da empresa. O consumidor que não sabia que seu seguro não cobria furto simples, por exemplo, pode exigir ressarcimento."


 
Referência: -
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