Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Ações / Bolsa de Valores - Oferta de ações: algumas dicas sobre o que levar em conta na hora de entrar 

Data: 30/05/2007

 
 

Refletindo as boas condições de mercado, desde 2004 o número de ofertas públicas de ações cresceu de forma significativa, muitas vezes oferecendo excelentes oportunidades de investimento. São ofertas primárias e secundárias, de empresas de diversos setores e, no meio de tanta informação, o investidor pode se perguntar: o que levar em conta na hora de decidir entrar ou não em uma oferta?

Antes mesmo de fazer qualquer análise, segundo Júlio Capua Ramos da Silva, sócio e analista da XP Investimentos, o investidor já terá que decidir se pretende realmente ser um sócio da empresa em questão, investindo seus recursos tendo em foco um retorno de prazo mais longo, ou se prefere atuar como um especulador, comprando na oferta e vendendo suas ações logo depois da estréia.

Se a idéia for vender as ações adquiridas durante a oferta em pouco tempo, o que o investidor precisa procurar saber é se os pedidos de reserva estão altos ou não, se há uma demanda forte pelas ações, se as pessoas estão querendo levar os ativos da oferta porque, afinal, o interesse é que a ação experimente uma escalada logo nos primeiros negócios, para que seja possível sair rápido e com lucro.

Para quem quer ser sócio da empresa
Porém, se a intenção for aproveitar a oferta para se tornar um investidor de longo prazo, será necessária uma análise mais complexa de seus fundamentos, concluiu Silva. Neste sentido, Daniel Gorayeb, analista de valores mobiliários da Spinelli, fez algumas ressalvas.

Segundo Gorayeb, o investidor precisa levar em conta que, se a distribuição for secundária, o recurso capitado com a oferta não vai ser investido na empresa, de maneira que o resultado da operação não deve influenciar seu lucro no futuro.

Oferta primária: qual o destino dos recursos?
No caso das ofertas primárias, a situação é distinta, especialmente porque os recursos arrecadados através da oferta serão da empresa, que inclusive é obrigada a informar de qual maneira pretende empregá-los.

Se a proposta for realizar investimentos, então mesmo que os últimos resultados da empresa não tenham sido exemplares, há a possibilidade de que a situação melhore. Além disso, também é preciso levar em conta as perspectivas para o setor em que a empresa atua, avaliando o desempenho de suas competidoras, sem deixar de considerar a relação entre elas.

Atenção na saúde financeira da empresa
Outro ponto importante é a saúde financeira da empresa que está fazendo a oferta. Procure saber se ela está muito endividada, conhecer a qualidade desta dívida, o que pode ser feito analisando seu resultado financeiro.

O procedimento é importante porque, caso a oferta de ações tenha como objetivo reduzir o estoque de dívida ou melhorar seu perfil, vale a pena analisar o impacto que a medida pode ter nos próximos resultados, pois o que antes era gasto com o serviço da dívida, poderia ser revertido para o resultado.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Impostos / TributosImposto de renda (IR): Formas de Preenchimento da Declaração
SaúdeCláusula abusiva de plano de saúde pode ser cancelada. Conheça algumas situações
Carreira / EmpregoEu vou ter sucesso profissional quando...
Negócios / EmpreendedorismoEsteja preparado para ter uma Empresa
LeisNovo Código Civil ? Lei nº 10.406 de 10/1/2002 (Parte Especial) »»» Livro III - Do Direito das Coisas »»» Título VI - Do Usufruto
Ações / Bolsa de ValoresAplicar em ações de forma direta ou via fundos? Qual a melhor opção para seu bolso?
ImóveisCondições estruturais do edifício podem causar desvalorização do imóvel
Negócios / EmpreendedorismoTornando o Sonho Realidade
Modelos de documentosComercial - Serviços de Cobrança
Carreira / EmpregoNão perca tempo