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Defenda-se - Febraban alerta para e-mail espião 

Data: 08/11/2007

 
 

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos adverte que falsas mensagens eletrônicas estão circulando na Internet em nome da entidade e esclarece que não desenvolve nem jamais desenvolveu softwares ou módulos de segurança, individualmente ou em parceria com terceiros ou bancos associados.
Uma destas mensagens, contendo o logotipo dos 40 anos da Febraban, menciona também os bancos Bradesco, HSBC, Citi, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Nossa Caixa, Itaú, Banco Real, Santander e Unibanco e diz que desenvolveram um ‘Módulo de Segurança Compartilhado’ para “proteger os clientes correntistas em suas transações on-line” e indica um site – que é falso. Evite clicar nesse endereço falso ou em qualquer outro que termine em .exe.
Mensagens desse tipo devem ser imediatamente apagadas para evitar a infecção por programa espião, que só ocorre depois do acesso ao link, download e instalação do programa espião.
Recomendamos que além dos cuidados acima mencionados sejam seguidos os 20 mandamentos das transações eletrônicas seguras, indicados nas Dicas de Segurança do site da FEBRABAN ( www.febraban.org.br ) e listados abaixo:

1. Atenção com os e-mails de origem desconhecida, que aguçam a sua curiosidade ou que contenham mensagens como “Você está sendo traído”; “Seu nome está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)”; “Confira: fotos picantes”. Esses e-mails costumam ser a porta de entrada para programas espiões que roubam as senhas do usuário e dão origem às fraudes. Na dúvida, delete o e-mail antes mesmo de abri-lo;

2. Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados;

3. Evitar acessar sua conta por meio de sites de bancos (Internet-banking) se estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan-houses e outros computadores, mesmo que pessoais, de seu local de trabalho ou estudo que são compartilhados com outras pessoas;

4. Troque periodicamente a senha utilizada para acessar seu banco na Internet;

5. Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança de seu banco, como cartões de senhas e tokens;

6. Se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no Internet-banking, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma de segurança;

7. Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco;

8. Na desconfiança do acesso à página de seu Internet Banking, clique na barra superior de seu browser e movimente a janela, caso algum conteúdo existente na página não acompanhe sua movimentação pode ser o indício de um programa espião em seu computador (Agite seu Internet Banking antes de usar).

9. Nunca empreste seu cartão para ninguém nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca do cartão, sem que você perceba;

10. Não deixe seu cartão sem assinatura;

11. Muita atenção na hora de digitar sua senha nos pagamentos com cartão de crédito e débito. Confira se o campo no qual você está digitando sua senha é, mesmo, o destinado à senha. Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha. Se estiver efetuando o pagamento com cartão de crédito em locais com máquinas manuais e alegarem que o comprovante não ficou bem decalcado, exija que a mesma e a cópia carbono sejam rasgadas e inutilizadas. Ao receber de volta o cartão verifique se é efetivamente o seu ;

12. Se não conseguir memorizar a senha e precisar anotá-la, guarde a anotação em lugar diferente do cartão, reduzindo seus riscos em caso de roubo ou perda;

13. Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento do banco emissor, pedindo o cancelamento. Em caso de assalto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima;

14. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas “ANULA” ou “CANCELA” e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem aceite usar celular emprestado, nem digite senha alguma na máquina ou qualquer aparelho mesmo que seja celular;

15. Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente ao banco;

16. Solicite sempre a via do comprovante da operação e, antes de assiná-lo, confira o valor declarado da compra;

17. Ao sair, leve cartões e talões de cheques de forma segura, sem deixá-los a mostra. Assim, você evita riscos desnecessários;

18. Em viagem não deixe bolsa ou carteira em locais de trânsito de pessoas;

19. Se for efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure, antes, saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações;

20. Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular, etc.) ou ao calor. Ambos podem prejudicar os registros da tarja magnética do cartão, impedindo sua leitura pelas máquinas.



 
Referência: fraudes.org
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :