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Plano de Negócios - O processo de planejamento estratégico 

Data: 08/10/2007

 
 

É cada vez maior o número de empresas que, diante da complexidade no cenário empresarial e de tantas turbulências e incertezas, estão buscando ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial. O planejamento estratégico é uma dessas ferramentas.

Ao contrário do que alguns pensam, ele contempla as características das pequenas e médias empresas. Nas organizações competitivas, verificamos que uma importante condição para que sobrevivam está ligada à clara definição de seus objetivos e ao planejamento antecipado dos possíveis caminhos a ser percorridos para atingi-los.

Mas o que vem a ser planejamento? É a destinação de recursos avaliados visando atingir determinados objetivos a curto, médio e longo prazo em um ambiente altamente competitivo e dinâmico. Faz-se necessário a participação das lideranças e de uma visão generalizada da empresa em relação aos ambientes em que atua.

Por que devemos planejar? Para que saibamos para onde devemos caminhar. Se não soubermos para onde ir, não chegaremos a lugar nenhum. Seremos dragados e jogados para fora do mercado.

E qual metodologia aplicar? Existem diversas. O método que ora apresentamos está baseado em estudos e na aplicação prática que temos realizado ao longo dos anos, que consiste nas seguintes etapas:

» Sensibilização da equipe que elaborará e implementará o planejamento estratégico mostrando-lhes a necessidade, as vantagens e o papel de cada um.

» Definição da missão, ou seja, a razão de ser da empresa. Por que existimos? Quem somos? Qual a nossa função na sociedade?

» Identificação dos fatores-chave para o sucesso. São os principais fatores que podem influenciar o desempenho da empresa e dos quais depende o sucesso do planejamento estratégico.

» Diagnóstico estratégico ou auditoria de posição. É a avaliação real da posição da empresa. Nessa etapa, deverão ser considerados os aspectos internos e externos com dados consistentes e verdadeiros. Vale ressaltar que estes não poderão ser "maquiados", "fabricados de última hora" ou "sonegados", pois será a partir dessa coleta e posterior análise que teremos a base para as etapas seguintes.

Inicialmente, deve-se fazer o levantamento de dados internos da empresa como trajetória, modelo de gestão, estrutura e ambiente organizacional, seus resultados nas áreas comercial e financeira, advindos das estratégias e operacionalização, da sua qualificação técnica e evolução e dos seus processos produtivos.

Depois de fazer a coleta e análise desses dados, serão identificados seus pontos fortes e fracos. Os pontos fortes serão posteriormente bastante explorados e terão o reforço de outros que serão desenvolvidos. Os pontos fracos deverão receber tratamentos para que sejam minimizados ou eliminados.

Para a coleta e análise de dados do ambiente externo, devemos focar os fatores relacionados aos fornecedores, distribuidores (se for o caso), concorrentes, consumidores, clientes e as variáveis que impactam ou poderão vir a impactar a empresa a exemplo da economia e da política, da legislação pertinente, ciência e tecnologia, aspectos climáticos, cultura, demografia, ecologia, etc.

1. Definição de objetivos – Nessa fase, deverão ser listados os objetivos a ser alcançados, que devem ser qualitativos e quantificados, realísticos e desafiadores quando se referirem em termos de vendas, participação de mercado, lucro, etc., dentro do período previsto do planejamento.

2. Elaboração das estratégias – Essa é a fase em que deverão ser consideradas todas as etapas anteriores, caso contrário não haverá consonância. Visar sempre proporcionar aos clientes mais valor que o oferecido pela concorrência.

3. Planos de ação – Implementam as estratégias através de instruções claras estabelecendo-se o que, como, quando, quem será o responsável, quanto custará e o cronograma a ser seguido.

4. Controle – Deverá ser freqüente para conferir se as ações estão sendo executadas. Essa é a fase em que são medidos os desempenhos, verificados os orçamentos, propostas as medidas para correção de rumo, caso seja necessário, e obtidas e averiguadas as informações de cada responsável.

A estruturação do processo de planejamento estratégico será eficiente, eficaz e efetiva para uma empresa se der o suporte necessário para a sua tomada de decisões.

Enfatizamos que a agilidade freqüente e contínua da empresa, em sintonia com as variáveis do seu ambiente, será a melhor forma de se minimizar a probabilidade de que as mudanças se constituam sem surpresas. A flexibilidade do processo permitirá que a organização se beneficie de oportunidades existentes ou futuras e se previna de ameaças reais ou potenciais.



 
Referência: vendamais.com.br
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