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Negócios / Empreendedorismo - Associativismo 

Data: 30/05/2007

 
 

 - Formas de geração de trabalho e renda encontram no associativismo um amplo campo de atividades. 

- Atualmente para a organização de uma associação é necessário um grupo de pessoas que tenham interesses comuns. De acordo com o Código Civil, ao contrário das cooperativas, onde exige um número mínimo de 20 pessoas físicas, nas associações não se exige um número mínimo, mas aconselha-se que haja um número suficiente para o estabelecimento de uma diretoria. 

- Os interessados na organização de uma Associação devem inicialmente discutir quais os objetivos que deverão ser atingidos, analisarem criteriosamente o mercado fornecedor e consumidor. 

- Passo seguinte é a elaboração dos Estatutos Sociais, que nortearão as ações da associação e o apoio aos seus associados. 

- Uma vez elaborados os Estatutos, deverá ser convocada uma Assembléia Geral de Constituição na qual serão aprovados os estatutos e, eleita a primeira diretoria. Deverá ser elaborada ata dessa reunião, que será assinada pelos membros participantes, sendo ata e estatuto vistados por um advogado devidamente registrado na OAB. 

- Essa documentação deverá ser encaminhada ao Cartório de Títulos de Documentos da localidade onde foi constituída a associação, além dos exigidos pelo referido Cartório, para o registro definitivo da Associação. 

- Após esse registro, a Associação estará em condições de entrar em funcionamento, isto é, de atender as necessidades de seus associados e buscar as melhores condições de mercado para oferta de serviços e produtos. 

- Ressalta-se que a participação efetiva dos associados é o grande diferencial para o êxito da Associação. 

- Não somente as pessoas físicas podem participar de uma Associação. Atualmente contamos com Associações constituídas por pessoas físicas e jurídicas, assim, aquelas somente formadas por pessoas jurídicas, também chamadas de Núcleos Setoriais, Centrais de Compras ou Negócios, além das tradicionais, de filantropia, assistenciais, profissionais, empresariais, esportivas, sociais, etc. 

- Como fatores de sucesso, além da participação efetiva dos associados destacam-se: a Liderança, o Comprometimento, a Busca do Consenso, a Visão do Futuro, e entre outros, o Espírito Empreendedor. 

- Como fatores de insucesso: o Individualismo, a Desconfiança, a Falta de Planejamento, a Falta de Comunicação e também, entre outros, a Falta de Vibração. 

- Finalmente pode-se resumir: Associação é uma sociedade de pessoas; O objetivo principal é realizar atividades assistenciais, culturais, políticas, religiosas, esportivas, de promoção ao trabalho e geração de rendas, etc. Possui controle democrático, cada pessoa tem direito a um só voto, nas Assembléias o quorum é baseado no número de associados: não há capital nem quotas-partes realizadas pelos associados e, não gera excedentes financeiros aos associados.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :