Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Tire algumas dúvidas e evite prejuízos com a manutenção do seu imóvel! 

Data: 12/09/2007

 
 
Ao ouvir a palavra impermeabilização, muitas pessoas torcem o nariz, por desconhecimento ou puro preconceito. De acordo com o engenheiro Marcos Storte, há uma ausência cultural em nosso País em relação ao procedimento.

No entanto, quem não quer ter prejuízos com a manutenção do imóvel deve prestar atenção às infiltrações, trincas e rachaduras em tetos e paredes, que indicam a falta de impermeabilização e podem comprometer a durabilidade da estrutura.

Principais dúvidas
De acordo com Nilva Gonçalves, engenheira e gerente de vendas da empresa Viapol, fabricante de impermeabilizantes, cinco dúvidas são muito comuns entre os clientes.

 
  • 1. Troco a pintura todo ano e, mesmo assim, a tinta continua descascando e as manchas de bolor ainda aparecem, o que acontece?

    Conforme explica Nilva, existem duas possibilidades distintas ou até conjuntas para isso ocorrer: provavelmente o imóvel não recebeu impermeabilização nas fundações e a umidade da terra está subindo pelas paredes, o que é chamado de umidade ascendente; e/ou existe terra encostada na face externa da parede ou até mesmo água de chuva pode estar passando pela pintura.

     
  • 2. Toda vez que chove, entra água pelas frestas da janela, o que devo fazer?

    Segundo a especialista, frestas que permitem a passagem da água da chuva podem se formar entre o caixilho e a parede, sendo que a umidade se manifesta por meio do bolor ou estufamento da tinta. Desta maneira, é importante que a junção entre o caixilho e parede seja calafetada com selantes de silicone, adesivos acrílicos ou poliuretano.

    Nos casos em que a parede já esteja descascando, é preciso raspar a tinta e repintar. Para prevenir o problema, recomenda-se repetir a aplicação em intervalos de 2 anos.

     
  • 3. Minha laje abriu uma trinca e quando chove tenho de conviver com as goteiras.

    De acordo com a gerente de vendas, a laje pode não estar adequadamente impermeabilizada ou sequer ter recebido impermeabilização. Em qualquer um dos casos, é preciso saber que não basta colocar produtos somente onde abriu a trinca. É preciso impermeabilizar toda a laje.

     
  • 4. É normal existirem goteiras mesmo com telhado?

    Conforme explica Nilva, os telhados não são 100% vedados à passagem de água. Por isso, se acontecer um temporal, a água será carregada entre as frestas do telhado e irá passar pela laje que não está impermeabilizada ou até mesmo pelo forro de gesso.

     
  • 5. Por que o consumo de água no condomínio ainda continua alto, mesmo depois da campanha de economia de água e checagem das tubulações?

    Por fim, a engenheira orienta que o problema pode estar nas piscinas sem impermeabilização correta. Nas que ficam na laje de cobertura ou na cobertura, isto é mais fácil de detectar, já que haverá vazamento no apartamento abaixo ou nos carros da garagem. Já quando as piscinas estão enterradas, o problema fica mais difícil de ser verificado.


  •  
    Referência: -
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :