Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Definir o foco do objetivo  

Data: 04/07/2007

 
 

Em tempos de corrida acirrada no campo das profissões, no intuito de fomentar dias melhores na busca incessante do sucesso profissional e pessoal, desejamos contribuir sobre a importância de se organizar na rotina de nossos atos. Atualmente, o campo do trabalho anda disputado palmo a palmo por acadêmicos e profissionais que ao longo da última década, têm se acotovelado no afã de garantirem o alugar ao sol. Sobretudo, se faz necessário a aquisição de habilidades indispensáveis para enfrentar com segurança inúmeras exigências por partes de empresas que não desejam sob qualquer pretexto, perder tempo com os despreparados. É a tal da competitividade que chegou para abalar os fracos de atitudes. Estamos nos referindo em particular a uma competência que jamais poderá deixar de constar no currículo do profissional-líder, o planejamento.

Uma ponte deveras necessária para o sucesso a médio e longo prazo. Este artigo tem a colaboração do amigo Euclides Faleiros, um empreendedor de sucesso que não abre mão continuar pesquisando e vivenciando o conhecimento junto a sua equipe. Assim, desejamos inferir algumas informações de nossa vivência e no campo do desenvolvimento humano. Vamos conversar sobre alguns fatores que acreditamos ser úteis a reflexão do leitor, antenado com as mudanças rápidas no meio corporativo, através da série de artigos sobra esta temática, também nas próximas edições.

Definir o foco do objetivo é ancorar o barco no porto seguro

Por vezes nos deparamos com uma realidade que leva a refletir sobre o quanto o planejamento é necessário para uma vida mais organizada, para em seguida nos tornarmos produtivos e desejáveis pelo mercado competitivo do trabalho. Algumas perguntas para pensar: Planejamento tem a ver com você?Você tem sonhos e objetivos? O sucesso na conquista de sonhos é obra do acaso? Tem a ver com sorte, Deus, governo ou economia do país? Tentou usar o planejamento algum dia? O que faltou para dá certo? Quais foram os erros que impediram o êxito? Diante do exposto, o consultor Fran Christy, lembra que sem planejamento é como viver a vida sem rumo, como um barco sem vela que o vento sopra e o arrasta para onde quer. Acreditamos que não saber definir o foco de seus projetos é impossível dar um passo sequer, ancorar o barco da vida no porto seguro, realizar sonhos. O combustível do êxito para necessariamente por um repensar de comportamentos e tomada de posturas pessoais e profissionais.

Antes de começar a planejar, descubra primeiro

Para início de conversa, responda para si próprio: Quem é você e aonde quer chegar? Se pensa em planejar algo, acredita-se que se deveria saber o que deseja planejar. Mas isso nem sempre acontece. É como querer ter sucesso, mas não se sabe que habilidades possui? Que conhecimento domina? Fran salienta que pessoas planejam com base em desejos e vontades, por vezes longe de suas aptidões e talentos. O resultado é a frustração. Para evitar o fracasso segue algumas recomendações antes de iniciar um planejamento. Saber como fazer? O que fazer exatamente? Como organizar-se? Quanto tempo vai levar? Quanto vai custar? Pergunte-se ainda como administrar aspectos de sua vida para não deixar de lado os compromissos enquanto busca seus sonhos? Comece por coisas simples da vida como planejar finanças pessoais, usar a agenda, o palm-top, estabelecer um calendário de prioridades pessoais e profissionais. Evitar perder tempo com futilidades

Aprendendo a planejar com o uso de objetivos e metas

Como uma boa aula, desejamos tornar este assunto o mais agradável possível para o fácil entendimento. Precisamos descobrir a diferença entre objetivos e metas. Objetivo é a exatamente a definição do que se quer realizar. Metas dar maior entendimento do que é necessário se alcançar o desejado, quais a etapas a percorrer para se chegar ao alvo central, que é objetivo. As metas “clareiam” o objetivo. Com objetivos em mãos é preciso “clareá-los” em sua cabeça, definindo metas e estratégias necessárias para alcançá-los. Quando pensar no objetivo, perceberá o quanto precisa aprender mais sobre ele para que possa definir as metas. Objetivos são amplos; Metas são específicas, mas sempre relacionadas com o objetivo. Na prática é preciso definir exatamente o que precisa ser feito para o alcance do objetivo.

Buscar mais informações sobre o objetivo

Quanto menos se sabe sobre o objetivo, mais esforço e informações a respeito. Converse com pessoas que já passaram pela experiência de conquistar o que você almeja. Em termos práticos tomamos como exemplo o planejamento da compra de um carro(objetivo). Matricular-se em uma auto-escola; Saber qual o modelo mais compatível com meu orçamento? Como fazer para levantar recursos em um ano? Como levantar uma renda extra para somar?Recomenda-se estabelecer uma hierarquia de prioridades, eliminando despesas desnecessárias. Nesta parte estamos falando de metas. Embora metódico, planejar exige uma boa dose de disciplina, porém o resultado é satisfatório.



 
Referência: jcam.com.br
Autor: Elias Mattos da Silva
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Investimentos / FundosFIDC: saiba quem trabalha no processo que leva os FIDCs até o mercado
Carreira / EmpregoMundo corporativo: mentir é feio, mas ser sincero pode ser muito pior!
Empréstimo / FinanciamentoEmpréstimos aos servidores mesmo com nome no Serasa e SPC
Carreira / EmpregoEstar envolvido ou comprometido. Eis a questão
Negócios / EmpreendedorismoSaiba como evitar a ameaça do concorrente da esquina
Economizar / PouparReserva de emergência: construa a sua!
Carreira / EmpregoMulher no trabalho: veja como usar salto alto sem prejudicar a saúde
Modelos de documentosSolicitação de Preenchimento de Ficha Cadastral
Carreira / EmpregoApós 10 anos de carreira, quais são as 10 perguntas mais importantes?
ImóveisObras: Saiba como distingüir as funções de cada profissional dentro de uma obra