Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Filhos - Matrícula: Você já pensou na matrícula do seu filho para o ano novo? 

Data: 30/05/2007

 
 

Esta é a hora que os pais tanto temem: a época da matrícula escolar. Para quem está satisfeito com a instituição atual, é o momento certo de parcelar, pedir desconto, conversar sobre as melhores condições para o pagamento da costumeira despesa. Porém, se você tem como meta mudar seu filho de escola, não perca tempo e pesquise desde já qual a melhor opção.

Para os marinheiros de primeira viagem, que matricularão seus filhos em escola particular pela primeira vez, atenção: as despesas vão muito além da matrícula e das mensalidades. Existe uma série de outros itens que você deve observar, e que listamos a seguir.

A mensalidade varia de um ano para outro?
Este é um primeiro cuidado a se tomar. Algumas escolas, para conquistar o novo aluno, colocam preços bastante acessíveis na primeira série do ensino fundamental, por exemplo. Porém, ao passar para a segunda série, vem logo o susto: o aumento é muito maior que o esperado. Aí, é tarde: seu filho já se adaptou, fez amizades e não vai querer mudar.

Portanto, peça informações sobre os preços das outras séries também, para que você possa logo se certificar.

A escola exige uniforme?
Verifique se nesta escola seu filho precisará ou não de uniforme. Ele é um artifício prático, pois preserva bastante as roupas do dia a dia. Por outro lado, não custa barato. Por isso, faça uma pesquisa de preço, listando peças básicas que poderão atender às necessidades num primeiro momento.

Não queira sair comprando tudo de uma vez. Comece por um conjunto de moleton, 1 short e 3 camisetas, por exemplo. Não se esqueça de considerar também tênis e mochila.

Qual a lista de material?
Feito isso, consulte qual a lista de material utilizada pela escola, desde os objetos pessoais, até aquela infindável relação de artigos de papelaria. Não se assuste: ao ver essa lista você vai jurar que ela será usada pela classe toda. São folhas de todos os tipos e formas, tintas disso e daquilo.

Algumas escolas dão a opção de ratear esta parte da compra, em razão do volume. Esta é uma boa alternativa. Tudo resolvido? Claro que não! Fique atento agora aos livros, ou apostilas, utilizados.

Lanche e passeios escolares
Verifique se o seu filho deverá levar lanche ou terá que utilizar a cantina da escola. Converse com outros pais e procure identificar o padrão social da escola. Não escolha nada além da sua realidade. O benefício pode ser positivo no início, mas, com o tempo, você não conseguirá acompanhar, e seu filho perceberá isso.

Procure identificar a programação de passeios feitos durante o ano, e as festas também. Exagero? Não, prevenção! Afinal, ficará muito chato para você, e frustrante para seu filho, recusar tudo isso depois, certo?

Como seu filho irá para a escola?
O ideal é optar por instituições de ensino próximas à residência, mas nem sempre isso é possível.

Por esta razão, considere as despesas de transporte escolar, ou seja, seus custos com a contratação de uma perua ou com o combustível ou ônibus que você terá que usar.

Cursos extra-curriculares
Você vai com seu filho conhecer a nova escola e logo ouve: "temos aulas de ballet, natação, judô, música, ginástica olímpica etc". Os olhos dele brilham e você se derrete. São várias quadras, salas especiais. Não se encante e lembre-se que tudo tem um preço: procure identificar, claramente, o que você deverá pagar a mais por isso.

Se a instituição de ensino afirmar que tudo isto está incluído na matrícula, então faça constar tudo em contrato. Assim, no futuro você terá como se proteger caso queiram lhe cobrar por algo.

Acabou? Então agora negocie!
Com estas informações você terá uma boa noção de suas despesas escolares para 2007. Ficou apertado? Pois agora é a vez de negociar! Faça a sua proposta: parcele, peça desconto. Existem alguns artifícios: você pode parcelar a matrícula desde já, por exemplo. Outra opção é dividir o número de parcelas do ano que vem em 13, ao invés de 12, utilizando na última delas o seu 13º salário.

Há ainda a possibilidade de se conseguir bolsa de estudo, que garante ao aluno bons descontos, de acordo com a escola e com os critérios de avaliação adotados.

Enfim, consciente de todos os itens, procure fazer o melhor, conciliando os interesses do seu filho com as condições do seu bolso!!



 
Referência: InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :