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Negócios / Empreendedorismo - Idéias de negócios 

Data: 26/06/2007

 
 

Introdução

O que faz uma idéia de negócio ser boa? Alguma vez você já teve alguma idéia brilhante de negócio e não fez nada a respeito, e mais tarde descobriu que alguém fez? Como você sabe se será capaz de fazer o negócio ir para a frente?

Se você quer começar seu próprio negócio, primeiro precisa eliminar quaisquer dúvidas que tenha a seu próprio respeito e quanto às suas habilidades. Significa que primeiro você tem que identificar seus pontos fortes e decidir se é o tipo de pessoa que consegue abrir seu próprio negócio e obter sucesso. Uma vez que você tenha determinado estes fatores, é a hora de ter uma boa - ou melhor, uma brilhante - idéia de negócio.

Neste artigo,  vamos mostrar o que procurar no seu conjunto de habilidades para ajudá-lo a descobrir se você é de fato um empreendedor. Então falaremos de todos os passos que você precisa dar para identificar o tipo de negócio que deve abrir. Não vamos listar aqui idéias de negócios, mas incluiremos links para alguns sites que o fazem. Vamos começar com algumas habilidades básicas de negócios...

Você tem o que é preciso

Existem algumas habilidades básicas que você, como um potencial proprietário de um negócio, deve ter. Se  não as tiver, então precisa pelo menos ter um amigo ou parente que as tenha, ou então precisa pagar uma empresa ou um consultor para fazer estas coisas por você. Tais habilidades incluem (mas não estão limitadas a):
  • Gerenciamento financeiro e contabilidade - caso não saiba fazer isto ainda, deve ou aprender, ou arranjar alguém de quem  possa depender para gerenciar esta parte do negócio para você.
  • Marketing - você deve ser capaz de se vender e vender seu negócio. Se as pessoas não te conhecerem você não fará negócios, e se você não tiver negócios, então, tecnicamente, não estará no mundo dos negócios. Portanto, o marketing é um item muito importante do seu conjunto de habilidades. Felizmente, esta também é uma habilidade fácil de ser terceirizada para especialistas.
  • Habilidades de gestão - você deve ter habilidades de gestão e organizacionais para vestir as várias camisas necessárias para conduzir seus negócios. Se  não tem experiência de gerenciamento, pelo menos comece a ler livros a respeito que se encaixem no seu negócio.
  • Determinação, entusiasmo, energia - ninguém disse que ser seu próprio patrão seria fácil! Na verdade, você provavelmente vai trabalhar muito mais do que já trabalhou até hoje - só que usufruirá mais dos benefícios. Você precisa ter energia para fazer seu negócio ter sucesso. Se você ainda tem alguma dúvida, então talvez deva repensar a idéia. Se você ler as histórias de sucesso por trás de muitos negócios, verá o tema recorrente do proprietário que não tinha nenhuma dúvida de que teria sucesso, ou de que a idéia de fracasso nunca passou pela cabeça.

Identificando seus talentos

Para alguns, ter a idéia para o negócio é a parte fácil. Simplesmente transformam um hobby, ou alguma coisa que adoram fazer, em um negócio. Em alguns casos, funciona muito bem, em outros, não tão bem assim. Por que esta diferença? Porque você não pode experimentar só a calça quando quer comprar um terno completo. Em outras palavras, há várias coisas a se considerar quando está em busca da idéia para um negócio que combine com você.

Aqueles que foram bem-sucedidos ao transformar seus hobbies em negócios para começar tiveram a sorte de ter mercado para seus negócios. Não importa o quão habilidoso você seja e o quanto você adore fazer réplicas em miniatura dos Millennium Falcons do Star Wars™ dentro de garrafas de Coca-Cola™ de 170ml autênticas dos anos 40, se não tiver quem queira comprá-las (ou seja, um mercado), não conseguirá se manter neste negócio. Ainda será um "hobby".

Mas faz sentido começar um negócio baseado em coisas nas quais você sabe que é bom. Só que não pode parar por aí. Também é possível começar um negócio com base em alguma coisa sobre a qual você não conheça absolutamente nada. Neste caso, porém, você deveria tentar aprender o máximo que puder antes de se jogar de cabeça no negócio. Ou então considere comprar uma franquia que ofereça treinamento, ou uma empresa já existente de alguém que possa te passar todas as informações. Você também pode tentar arrumar um emprego no setor por alguns meses para reunir informações. Você se surpreenderá com o tanto de coisas que pode aprender mesmo em cargos mais baixos.

Onde estão seus pontos fortes
Descobrir seus pontos fortes vai envolver mais do que simplesmente listar as coisas nas quais você é bom. Às vezes, a imagem que faz de si mesmo não é tão correta quanto imagina. Portanto, além de se conhecer, você precisará perguntar para seus amigos, parentes ou colegas do seu emprego atual quais são os pontos fortes que eles vêem em você. Se eles disserem que você é muito bom com "pessoas", então você deve explorar negócios em que você possa explorar esta qualidade. Se dizem que seu ponto forte é resolver problemas, então talvez o caminho a seguir seja algum tipo de consultoria.

Algumas questões a serem ponderadas neste período de auto-avaliação com a ajuda de seus colegas são:

  • O que você gostaria de fazer?
  • Você tem experiência em quê?
  • Você acha que é bom em quê?
  • As outras pessoas acham que você é bom em quê?
  • Você tem estudo na(s) área(s) em que está interessado?
  • Você tem a mentalidade correta para ter seu próprio negócio? (ou seja, você sabe que vêm desafio, muito trabalho, muitas horas de trabalho e pouco dinheiro pela frente para começar?)
  • Você vai querer trabalhar 60 horas por semana para fazer sua empresa funcionar?
  • Você é criativo, especialmente para lidar com problemas?
  • Você é uma pessoa cheia de energia?
  • Você é um sonhador ou é mais pé-no-chão?
  • Você lida bem com críticas e rejeição? (Mesmo que aconteçam várias vezes?)

Em busca das idéias que combinam com seus talentos

A internet é repleta de sites que listam páginas e páginas de idéias de negócios. Não vamos listar estas idéias aqui, mas colocamos os links de alguns sites na página de Links. O que nós queremos fazer é ajudá-lo a descobrir e avaliar as idéias que o atraem e mais combinam com você.

Quaisquer idéias de negócios que você encontrar vão, basicamente, pertencer a três tipos de negócios, que são:

  1. produtos manufaturados que você mesmo faz e vende
  2. produtos ou serviços distribuídos que você compra no atacado e revende por um preço maior
  3. serviços que você fornece
Para os três tipos de negócios, há quatro estratégias possíveis, que são as seguintes:
  1. inventar um produto novo para um mercado novo
  2. inventar um produto novo para um mercado já existente
  3. melhorar um produto existente e vendê-lo para o mercado existente
  4. vender um produto existente para um mercado novo
Ter uma boa idéia para qualquer uma destas áreas requer habilidades de observação e pensamento criativo. Comece com as coisas que você conhece e gosta e busque maneiras de melhorá-las, ou de vendê-las a pessoas novas. Seja observador onde quer que você vá. Observe como as empresas existentes funcionam e anote os problemas que você encontrar. Você consegue imaginar uma forma de eliminar estes problemas? Você consegue imaginar uma maneira de melhorar o serviço, produto, ou o marketing da empresa? Você vê tendências de mercado, tais como maiores populações de aposentados? Existem produtos ou serviços especiais que tal mercado precisará?

Troque idéias com amigos, coloque tudo no papel e estude suas anotações sempre. Faça anotações conforme você tiver idéias. As idéias se multiplicam em muitas outras idéias novas. Avalie estas idéias com base no que você gosta e no que você sabe fazer. Quando você tiver reduzido a lista até as idéias finais, continue lendo para avaliá-las.

Avaliando as idéias

Agora é a hora de fazer um pouco de pesquisa de mercado, estudos investigativos e resumos gerais.

Olhe de cima
Comece por olhar cada idéia com olhos de pássaro. Você se lembra do que dissemos no início sobre não experimentar somente as calças se você quiser comprar o terno completo? Bem, agora é a hora de experimentar o traje completo. Você precisa avaliar os seguintes detalhes:

  • Existe mercado para sua idéia?
  • Este mercado tem dinheiro?
  • Existe muita concorrência?
  • Você consegue reunir os recursos necessários para abrir a empresa?
  • Você sabe como vender seu produto/serviço no mercado?
  • Você consegue facilmente levar o produto ou serviço até o consumidor?

Qual a melhor maneira de começar?
Você tem a idéia geral da vendabilidade da idéia, mas qual é a melhor maneira de começar o negócio? Você pode começar com um negócio de meio-período em casa, ou é necessário ter mais mão-de-obra e espaço? Uma franquia é possível, ou você pode comprar uma empresa existente?

Qual é a possível renda que esta idéia vai gerar?
Você é capaz de estimar a quantidade de renda que você pode esperar de cada idéia de negócio? Para fazê-lo, você precisa ter uma boa idéia do nível de demanda para o produto ou serviço, assim como ter uma boa noção de quanto os concorrentes estão cobrando. Você também precisa fazer uma estimativa realista da sua capacidade de produção.

Existem necessidades e custos adicionais relacionados à idéia?
Você sabe o suficiente sobre o tipo de negócio ou haverá uma curva de aprendizado significativa? Quanto tempo e dinheiro serão destinados ao aprendizado do negócio? Você consegue bancar este tempo? Se você estiver começando o negócio em meio-período e em casa, ainda pode se dar ao luxo de tentar outros negócios diferentes. Se você está saindo do seu emprego e procurando substituir a renda, então precisa fazer a lição de casa direitinho para tomar a melhor decisão possível.

Outros fatores decisivos

Há ainda outras coisas a serem consideradas quando você pensa em abrir seu próprio negócio. Algumas delas são:
  • Seu nível de comprometimento - considere a distância que você precisaria percorrer para fazer seu negócio dar certo (ou seja, viagens, ida e volta para o trabalho, mudar de cidade, etc).
  • A aprovação e o apoio da sua família - ter o apoio da família é muito importante para o sucesso do seu negócio, principalmente no que se refere à compreensão de todos para não aumentar seu nível de estresse durante o período em que você precisa se esforçar para fazer as coisas acontecerem. Assegure-se de que você terá o apoio de que precisa, tanto emocionalmente, quanto no quesito de volume de trabalho.
  • Restrições de zoneamento para o local que você está procurando - assegure-se de saber as restrições sobre os tipos de negócios que podem ocupar determinados espaços (particularmente se você for trabalhar em casa). A Prefeitura ou o departamento de planejamento urbano da sua cidade podem fornecer esta informação.
  • Sua disposição para buscar ajuda de fora caso você precise - não hesite em buscar ajuda profissional para o seu negócio. Há muitos profissionais que vão trazer grandes idéias e informações que podem ajudar você a gerenciar de maneira mais eficiente seu negócio e talvez até encontrar aquela "vantagem" do seu negócio sobre os concorrentes.
  • A compatibilidade do seu negócio com seu estilo de vida - se você é uma pessoa notívaga e detesta a manhã, então não vai querer abrir uma padaria. Sua idéia de negócio tem que combinar com os horários nos quais você trabalha melhor.
  • O nível de satisfação pessoal que você vai obter com este negócio - às vezes você realmente precisa pensar no que você gosta mais ao invés de em qual tipo de negócio vai ganhar mais dinheiro. Lembre-se: você só pode passear neste carrossel uma vez!


 
Referência: hsw.com.br (HowStuffWorks Brasil)
Autor: Lee Ann Obringer
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