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Banco / Cheque / Conta - Banco envia cartão sem solicitação; consumidor deve atentar a finanças e direitos 

Data: 29/05/2007

 
 

Para conquistar as pessoas que ainda não possuem um plástico, os bancos costumam enviar cartões de crédito aos consumidores mesmo sem solicitação, segundo o consultor financeiro Cláudio Boriola. Mas adotá-los requer bastante atenção, principalmente em relação ao orçamento e aos direitos dos cidadãos.

Isso porque, por mais que o contrato preveja o envio do cartão, o consumidor deve atentar às suas finanças, para avaliar as vantagens de se obter outro plástico. Primeiro verifique o valor da anuidade e, se não for usá-lo, nada de desbloquear. Ligue para o banco e peça o cancelamento do cartão.

Direitos do consumidor
Ainda de acordo com Boriola, receber o cartão de crédito sem ter solicitado fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas as instituições o fazem para lucrar mais.

"O raciocínio é bastante lógico: quanto maior a quantidade de pessoas que aderirem a este produto, maior a obtenção dos lucros pelas administradoras. Elas ganham em dois sentidos, do consumidor e do comerciante", disse o consultor financeiro.

Anuidades
Segundo o consultor, todas as pessoas que possuem cartão de crédito pagam, em média, de 5% a 7% de anuidade.

"Nada contra essa remuneração, porém são percentuais definidos quando do credenciamento, que irão proporcionar maiores alternativas para conquistas de futuros clientes aos estabelecimentos comerciais. Também, nada contra as anuidades cobradas ao consumidor que possui o cartão de crédito, que deve pagar pela prestação de serviço. Somos (consultores) contra, sim, a cobrança de juros extorsivos, multas e outros débitos indevidos", disse.



 
Referência: -
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