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Consumidor - Clonagem do celular 

Data: 30/05/2007

 
 
Chegou a conta do celular. Nela, várias ligações que você não fez. Outra situação não muito comum é inserir créditos no aparelho pré-pago, mas, antes mesmo de utilizá-los, o saldo para fazer chamadas já está zerado. Se alguns desses casos é comum para você, existe uma grande possibilidade de seu aparelho ter sido clonado.

A cópia é fiel ao modelo original, obtida por meio de um rastreador (scanner) que duplica os dados identificadores do celular (número de série, do telefone etc). Segundo a Fundação Procon, o sistema analógico é o preferido dos falsificadores, uma vez que os equipamentos necessários para clonar seus dados são mais baratos dos que os utilizados para a tecnologia digital.

Resposta do fornecedor
Nesses casos, o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC)? Segundo o conjunto de normativas, o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços.

Resolução da Agência nacional de Telecomunicações (Anatel) também assegura ao usuário o direito a contestar valores que considere indevidos e o não-pagamento do débito. Ainda no caso de cobranças empregadas erroneamente, a devolução do montante deve ser imediata.

Dicas
Abaixo, a fundação deixa algumas dicas para que o usuário se proteja do problema:
  • O consumidor tem o direito de requerer sua conta de telefone detalhada e gratuitamente, inclusive com relação às chamadas originadas 90 dias antes da solicitação pelo assinante;
  • Opte por aparelhos digitais, pois os analógicos são os preferidos dos falsificadores;
  • Evite usar o celular em aeroportos ou imediações, pois nesses lugares há radares que emitem fortes sinais e interferem nas ondas de rádio, facilitando a clonagem;
  • Os fraudadores aproveitam o momento em que as operadoras fazem o registro da linha, quando o aparelho está em roaming (fora da área de serviço), para agir. Por isso, ao desembarcar, desligue o celular;
  • Ao ser cobrado por ligações não realizadas, procure a operadora e exija que seja feito o rastreamento da linha


 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

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