Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Imóveis residenciais como investimento 

Data: 30/05/2007

 
 

Imóveis residenciais
Alugar imóveis que servirão de residência a uma família é a maneira mais clássica de ganhar dinheiro no mercado imobiliário. O problema é que nem sempre ganha-se dinheiro. A inadimplência nesse ramo é muito alta e em muitos casos é preciso receber o dinheiro na Justiça. O ponto mais delicado dessa questão é que muitos aposentados obtêm hoje sua renda basicamente com o aluguel de apenas um imóvel. E quase sempre o imóvel é residencial.

Seguindo a mesma regra para qualquer carteira de investimentos, a dica é diversificar. Nunca aposte todas as suas fichas no mesmo número. Aplicando esse conceito no mercado imobiliário, além de diminuir os riscos, é possível alavancar as suas receitas com os aluguéis. O segredo é um só. Ao invés de investir apenas num imóvel, é preferível possuir outras propriedades de menor valor.

Imóveis de alto padrão
Quanto mais elevado for o preço de um imóvel, teoricamente mais difícil será para vender ou alugá-lo. Imóveis de alto padrão apresentam uma liquidez mais baixa no mercado, sobretudo em função de sua complexidade. A regra diz que ter um apartamento de luxo para alugar representa um péssimo negócio. A vantagem é apenas para o inquilino, que chega a pagar um aluguel de até 0,4% sobre o valor do imóvel por mês.

Além disso, imóveis mais sofisticados exigem gastos ainda maiores com manutenção e ficam mais expostos a mudanças no gosto dos moradores. Quem aluga uma casa de 4 suítes certamente não vai gostar de ter uma cozinha ultrapassada, de banheiros com cores que não lhe agradam etc. Por outro lado, quem aluga uma casa simples de dois dormitórios, acaba sendo menos exigente e não se importa se o azulejo ou os armários não são os mais modernos que existem.

Para o locador, talvez seja mais fácil ter um inquilino ao invés de cinco. Lidar com vários locatários demanda muito tempo e dedicação dos proprietários, que são obrigados a resolver "pepinos" nos horários mais complicados. No entanto, quando um único inquilino deixa de pagar o aluguel, as conseqüências são muito mais graves. Muitas famílias dependem do recebimento do aluguel para pagar suas contas e passar o mês.

Moradias populares
No caso do investimento em vários imóveis, além da maior segurança contra a inadimplência, a vantagem é que o aluguel tende a ser proporcionalmente mais caro. Apartamentos populares costumam ser alugados em média por uma quantia entre 0,7 e 1,0% de seu valor. Ou seja, são muito mais lucrativos em comparação aos imóveis de luxo.

A maior dificuldade de aplicar em moradias simples é a localização dos imóveis. A principal dica para quem pretende ganhar dinheiro no mercado imobiliário, qualquer seja o tipo do imóvel, é ter um ótimo conhecimento sobre a região onde está sendo investido seu dinheiro. Nesse caso, o ideal é aplicar em bairros populares perto de sua casa, para facilitar a comunicação com os inquilinos e resolver eventuais problemas e analisar as transformações da região.

Outra dica importante é não concentrar todos os imóveis na mesma localização. Lembre-se que no Brasil, dentro da mesma cidade, regiões se valorizam e desvalorizam em poucos anos. Portanto, o melhor é investir em duas ou três regiões diferentes, para reduzir os riscos e maximizar o retorno de suas aplicações.
 



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Turismo / ViagensFique atento ao contrato antes de fechar negócio
LeisCódigo Penal ? Parte Geral »»» Título V - Das penas »»» Capítulo VI - Dos efeitos da condenacao
Carreira / EmpregoDevemos controlar as emoções no trabalho?
Investimentos / FundosLTN: boa opção de investimento em momentos de juros em queda
Análise técnica (ações)Volatilidade, crise, incerteza: swing trade pode ser linha para operações lucrativas
Finanças pessoaisConceitos errados sobre planejamento fianceiro
Empréstimo / FinanciamentoBullet notes, o que é
Carro / VeículoVeja 13 dicas para economizar com combustível, manutenção e seguro
Entrevista de empregoAs 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Carreira / EmpregoCoach: o treinador que pode ajudar na sua carreira