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Negócios / Empreendedorismo - Saiba o momento certo de "colocar a mão na massa" 

Data: 30/05/2007

 
 

Se você decidiu abrir uma microempresa com a finalidade de curtir a vida, verá, mais cedo ou mais tarde, que optou pelo caminho errado. Empreender, sobretudo no Brasil, significa vencer desafios diários e trabalhar muito para que seu investimento não se desmanche pelo caminho.

Principalmente no início, você deverá se envolver nas tarefas e desempenhar várias funções. Mas, e depois, com sua equipe estruturada, poderá se afastar?

Confiança mútua
A resposta, neste caso, é: depende! Caberá a você, como empresário e líder de sua equipe, analisar o momento pelo qual sua empresa passa e a importância de se manter mais próximo.

E proximidade aqui não significa apenas assumir uma postura de cobrança, a famosa tática de "pegar no pé". Manter-se junto ao grupo, "arregaçar as mangas" e realizar o trabalho com os seus funcionários pode representar um ponto decisivo para o treinamento do grupo e desempenho de sua empresa.

A iniciativa, além de extremamente motivadora para seus funcionários, pode ainda abrir novas portas junto à clientela.

Você quer um exemplo? Pois bem. Imagine um consultor de Recursos Humanos, que começou suas atividades prestando seus serviços pessoalmente em empresas de pequeno e médio porte.

Diante da ampliação do número de clientes, ele contrata dois outros funcionários para apoiá-lo na consultoria. Será que a solução é a mais acertada?

Fidelização
Buscar o apoio de outros profissionais, ampliando o quadro de funcionários de sua empresa, é algo natural e recomendável. Porém, para isso você deve efetuar um planejamento. Além de analisar o efeito desta medida no orçamento de sua empresa, você deve pesar o reflexo disso no andamento do trabalho.

Pense, principalmente, nos clientes que já possui. Evite uma mudança drástica e coloque-se no lugar deles: conversavam com você sobre tudo, discutiam problemas e aguardavam seu aconselhamento. Como poderão ter esta mesma relação com alguém diferente, que surgiu do dia para a noite?

Por isso, faça a transição gradativamente. Mostre que com os novos contratados os serviços ganharão inovação e muitas melhorias. Para isso, estes profissionais podem acompanhá-lo em suas visitas, para que conheçam seus clientes e sua metodologia de trabalho. Desta forma, você manterá seu padrão, seu perfil de atendimento, e terá a oportunidade de oferecer novos serviços. Lembre-se o quanto seus clientes são importantes para sua empresa!

O trabalho apertou? Entre em cena!
É importante que, mesmo com uma equipe estruturada, você se mantenha sempre próximo, avaliando os resultados e, principalmente, o "clima" dentro do grupo.

Um outro exemplo: a quantidade de serviço aperta em sua empresa, em razão de um contrato fechado de repente e com um prazo nada razoável. Para amenizar o clima de agitação e ansiedade da equipe, experimente participar mais do cumprimento deste cronograma, em vez de cobrar demais. O resultado será imediato.

Evite o hábito de mandar fazer
Por mais que isto lhe pareça tentador, evite se acomodar na postura de sempre mandar alguém fazer algo. Lembre-se que um empreendimento precisa de qualidade para dar certo, e isto se conquista com muito trabalho.

Você pode, e deve, priorizar outras tarefas e dedicar um tempo da sua agenda a compromissos que lhe tragam realização. Mas não deixe sua empresa de lado. Afinal, você é o maior interessado no sucesso deste empreendimento, certo?



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infomoney
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